Comunidade Cultura e Arte
No Result
View All Result
  • CINEMA
  • TV
  • MÚSICA
  • LIVROS
  • ARTES
  • SOCIEDADE
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
    • CRÍTICAS
    • CRÓNICAS
  • CINEMA
  • TV
  • MÚSICA
  • LIVROS
  • ARTES
  • SOCIEDADE
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
    • CRÍTICAS
    • CRÓNICAS
No Result
View All Result
Comunidade Cultura e Arte
No Result
View All Result

“Tourist History” dos Two Door Cinema Club celebra 10 anos

por José Malta
16 Fevereiro, 2020
em Música
“Tourist History” dos Two Door Cinema Club celebra 10 anos

Capa do disco

A 17 de Fevereiro de 2010, os Two Door Cinema Club lançavam o seu álbum de estreia intitulado Tourist History. A banda formada por três jovens da Irlanda do Norte que se conheceram ainda bastante novos na Bangor Grammar School – uma escola só para rapazes em Bangor – dava cartas pela primeira vez no universo da música. Formado pelo vocalista e guitarrista principal Alex Trimble, pelo guitarrista Sam Halliday e pelo baixista Kevin Baird, o grupo mostrava assim um conteúdo musical interessante com uma forte matriz do indie rock bem assente, uma das vertentes mais trabalhadas e produzidas na música dos anos 2000.

Após terem lançado a canção “Something Good Can Work” na Internet, em 2009, a banda assinou com a gravadora francesa Kitsuné Music para o lançamento do seu primeiro álbum, gravado em Londres no mesmo ano sob a alçada do produtor musical Eliott James. Para além do álbum ter tido um sucesso bastante considerável, foi também eleito como o álbum do ano na Irlanda, sendo este um sinal de que os Two Door Cinema Club seriam uma das fortes promessas musicais dos anos seguintes, algo que de facto se conseguiu verificar.

Two Door Cinema Club

Quando tinham 16 anos, os três membros participaram no concurso ATL Rock School promovido pela North Ireland BBC, utilizando o nome Life Without Rory para denominar o conjunto e ficando no último lugar dessa mesma edição. Apesar do fracasso, a banda continuou a fazer pequenas gravações para o MySpace e para o YouTube. Só mais tarde adoptaram o nome Two Door Cinema Club. Reza a história que o nome se deve ao facto de Sam Halliday pronunciar de forma errada o nome do cinema da cidade da banda, Tudor Cinema.

Os três elementos, que apenas tocavam instrumentos de cordas, não contavam com alguém na percussão, o que deixava no ar a questão de alguém estar ao comando de uma bateria nas gravações e nos concertos. No início, ainda houve a inclusão de um baterista permanente, mas essa foi uma hipótese que caiu por terra devido a supostas divergências. Em Tourist History, alguma da percussão foi feita pelo próprio Alex Trimble, com a colaboração de alguns músicos adicionais. Ainda assim, o trio era suficientemente competente para criar boa música e proporcionar grandes concertos, aspirando a uma carreira musical que ainda se mantém bem viva, com um total de quatro álbuns de originais em apenas dez anos.

Se nos concertos há sempre loucura e cigarros a ser acesos ao som da música que tantas sensações nos provoca, nada melhor do que “Cigarettes in The Theatre” para abrir o álbum. Com os instrumentos de cordas em modo empolgante e a voz de Alex Trimble em acção, o álbum introduz-se de forma animada por um indie rock que viria a fazer muito sucesso nesse ano de 2010. Segue-se “Come Back Home”, canção com alguma tonalidade psicadélica que, ainda assim, consegue promover o estilo musical dos Two Door Cinema Club. “Do You Want It All?” apresenta um conteúdo mais suave, mas que não deixa de ser tão melódico como as duas canções anteriores.

Na quinta faixa, encontramos “Something Good Can Work”, o tão ilustre primeiro single da banda lançado em 2009. Com um ritmo de dança, esta é uma das mais emblemáticas canções da banda norte-irlandesa. Seguem-se ecos rítmicos e alguns efeitos electrónicos em “I Can Talk”. Esta foi uma das canções que colocou mais público ao saltos nos concertos, tendo sido também adaptada em diversos anúncios, anúncios publicitários, eventos e videojogos naquele já tão longínquo ano de 2010, que nos traria uma das grandes revelações musicais a abrir a década.

“Undercover Martyn” consiste na conjugação de uma parte mais vocal, onde os instrumentos permanecem numa posição mais suave, com uma parte musical mais explosiva na qual os músicos conseguem exibir os seus dotes nos instrumentos. “What You Know” foi outra das canções que deu alma ao álbum e uma das mais icónicas do reportório dos Two Door Cinema Club, na qual o refrão “I can tell you what you want / You don’t want to be alone” leva a que a plateia cante de modo contagiante sempre que é interpretada. “Eat That Up, It’s Good for You” e “You’re Not Stubborn” são as duas faixas que encerram um álbum enérgico que foi uma bela estreia para os Two Door Cinema Club.

Em apenas dez anos e ao longo de quatro álbuns, os Two Door Cinema Club transformaram o seu rock ao adicionar componentes da música pop e da música electrónica que permitiram assim criar um estilo próprio nas suas canções. Foram e continuam a ser presença assídua em inúmeros festivais de música de renome, bem como nos festivais de verão portugueses mais mediáticos. Tudo começou em 2010 e, em 2020, a energia dos Two Door Cinema Club continua a perdurar de forma espontânea e contagiante. Esperemos que o trio norte-irlandês continue a trazer outros trabalhos interessantes nos próximos anos, mantendo viva essa sua enorme vivacidade que facilmente nos contagia e mete a vibrar sempre que damos de caras com eles num caloroso festival de Verão.

Se quiseres ajudar a Comunidade Cultura e Arte, para que seja um projecto profissional e de referência, podes apoiar aqui.


Deixa o teu comentário, aqui:

Tags: Indie PopTourist HistoryTwo Door Cinema Club

Artigos Relacionados

Entrevista. Bad Money: entre a indie pop e a libertação das amarras da indústria musical

Entrevista. Bad Money: entre a indie pop e a libertação das amarras da indústria musical

por Maria Moreira Rato
12 Junho, 2020
0

A indie pop nasceu um dia. No seguinte, nasceram os Bad Money. A História não reza exatamente assim mas, no...

Two Door Cinema Club lançam “False Alarm”, quarto álbum de estúdio 

Two Door Cinema Club lançam “False Alarm”, quarto álbum de estúdio 

por Redacção
24 Abril, 2019
0

Os Two Door Cinema Club anunciaram os detalhes do seu quarto álbum de estúdio "False Alarm", que será lançado a...

Anna Burch tem a cura para os seus ‘lazy sundays’

Anna Burch tem a cura para os seus ‘lazy sundays’

por Daniel Dias
15 Fevereiro, 2018
0

Apesar de só agora estar a lançar o seu primeiro álbum a solo, Anna Burch já faz parte da cena...

O punk rebelde mas doce das Dream Wife

O punk rebelde mas doce das Dream Wife

por Daniel Dias
3 Fevereiro, 2018
0

Conheceram-se na escola de artes da Universidade de Brighton, residem actualmente em Londres e acabaram de lançar o seu primeiro...

As várias camadas de cor de Jay Som em ‘Everybody Works’

As várias camadas de cor de Jay Som em ‘Everybody Works’

por Tiago Mendes
22 Março, 2017
0

As primeiras notas de Everybody Works, com a sua entrada orquestral, agarram-nos de imediato; quase reminiscentes da abertura de Funeral,...

Assina a nossa Newsletter

Recebe em primeira mão, todas as novidades da Comunidade Cultura e Arte

Os mais Populares

“Deus Cérebro”. RTP1 estreia série documental sobre o cérebro humano

“Deus Cérebro”. RTP1 estreia série documental sobre o cérebro humano

7 Janeiro, 2021
Nick Cave: “São os artistas que vão para lá das fronteiras socialmente aceites e que nos trarão novas ideias sobre o que significa estar vivo”

RTP2 exibe concerto de Nick Cave & The Bad Seeds na Royal Arena de Copenhaga

21 Janeiro, 2021
Presidenciais 2021

Presidenciais 2021

15 Janeiro, 2021
Dino D’Santiago, Sara Tavares e Mayra Andrade assinam petição para que seja feita nova versão portuguesa de “Soul”

Dino D’Santiago, Sara Tavares e Mayra Andrade assinam petição para que seja feita nova versão portuguesa de “Soul”

2 Janeiro, 2021

Sobre a Comunidade Cultura e Arte

A Comunidade Cultura e Arte tem como principal missão popularizar e homenagear a Cultura e a Arte em todas as suas vertentes.

A Comunidade Cultura e Arte procura informação actual, rigorosa, isenta, independente de poderes políticos ou particulares, e com orientação criativa para os leitores.

ver mais

Segue-nos no Facebook

Segue-nos no Instagram

Seguir

  • 253
    Apoia-nos pelo Patreon  Segue pelo link das nossas stories ou da nossa bio  Se tiveres du  vidas envia-nos uma mensagem
  • 2.5k
    A Billie Eilish e a Rosal  a juntaram-se num novo single   Lo Vas A Olvidar   J   ouviram
  • 1.4k
    Ontem foi o dia mundial do abrac  o  Este dia foi criado por Kevin Zaborney e foi comemorado pela primeira vez em 1986  nos EUA   Sa  o dias complicados para abrac  os mas quem os puder dar que os de   e que os valorize ainda mais    Filme     L ami de mon amie     1987  Realizado por  Eric Rohmer
  • 3.6k
    Filme     Pr  nom Carmen     1983  Realizado por  Jean-Luc Godard
  • 569
    Um pensamento poli  tico         Antes de tudo  Eu vou votar  Considero o voto seguro  e considero a democracia a maior conquista da nossa civilizac  a  o  Com ma  scara  dista  ncia e lavagem de ma  os  sinto que me estou a proteger e a respeitar os demais          Cro  nica do me  dico Gustavo Carona      Le   o texto completo no nosso site
  • 560
    Um partido    anti-sistema    com 22    portugueses de bem    que s  o alguns dos piores que temos no sistema         Recentemente  fiquei a saber que o Andr   Ventura    de longe o candidato   s presidenciais mais categoricamente rejeitado pelos portugueses inquiridos numa sondagem do Jornal de Not  cias  Nenhum outro candidato    encarado com tamanha rejei    o  65    Sinceramente  n  o estou admirado  H   dois dias falava com uma senhora de 76 anos que o descrevia como    um trafulha     Nas conversas que tenho tido com outros populares  incluindo os menos politizados  fiquei com a sensa    o de que  regra geral  as pessoas desconfiam que ele    um charlat  o  algu  m que n  o    de confian  a          Cr  nica de Jo  o Pedro Martins      L   o texto completo no nosso site      Matthew Ansley   Unsplash
  • 645
    Esta  s na linha da frente no combate a   pandemia  Envia-nos o teu testemunho        Ilustrac  a  o de Vanessa Santos   vanessa s illustration
  • 606
    Sobre a actual transpare  ncia da tolice ou do politicamente imbecil     Longe va  o os tempos em que o senso comum significava um conhecimento que ainda possui  a uma candura inge  nua  A necessidade de consta  ncia de uma cade  ncia vital cuja vida pra  tica  desde sempre  perpetuou  fez com que homens e mulheres anexassem ao suor do seu labor  a necessidade de um dispositivo psicolo  gico autopacificador          Cro  nica de Cla  udio Azevedo  professor de filosofia     Le   o texto completo no nosso site
  • Sobre a CCA
  • Privacidade & Cookies
  • Apoiantes
  • Parceiros
  • Fala Connosco Aqui

CCA 2019 © Todos os direitos são reservados.

No Result
View All Result
  • CINEMA
  • TV
  • MÚSICA
  • LIVROS
  • ARTES
  • SOCIEDADE
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
    • CRÍTICAS
    • CRÓNICAS

CCA 2019 © Todos os direitos são reservados.