Teatro Nacional São João acolhe Tolstoi e Almada Negreiros na sua sala online

por Comunidade Cultura e Arte,    28 Maio, 2020
Teatro Nacional São João acolhe Tolstoi e Almada Negreiros na sua sala online
PUB

Programação digital conta ainda com os contributos, em formato de vídeo, dos participantes dos Clubes de Teatro Sub-88.

Depois de no início do mês ter “habitado” o palco digital do Teatro Nacional São João (TNSJ), José de Almada Negreiros regressa à Casa para mais um encontro online. Desta feita, através de Exatamente Antunes, espetáculo criado a partir do seu romance Nome de Guerra (1925) por Jacinto Lucas Pires, que vai ser disponibilizado na sexta-feira, 29 de maio, às 22h00, nas plataformas online da Casa (site, Facebook, Instagram e Vimeo). Também o clássico A Morte de Ivan Ilitch (1886), de Lev Tolstoi, integra a programação desta semana no âmbito das Leituras do Centro Educativo do São João, tendo a atividade encontro marcado a partir de hoje, às 22h00, no Zoom. Até quinta-feira, os Clubes de Teatro – desta vez os elementos Sub-88 – vão partilhar os seus testemunhos sobre “um momento feliz no São João”.

A história de Antunes (e só de Antunes)
Um provinciano português, com 30 anos de idade, entregue aos acasos de uma Lisboa boémia. Assim é Antunes, a “criatura” que descobre a grande pergunta da identidade. Através do palco vazio do TNSJ somos convidados a entrar no interior da cabeça desta personagem e do seu “desconcertante jogo de palavras”. O espetáculo – que “pisca o olho” à comédia romântica, à tragédia grega, ao melodrama, à farsa musical e ao baile de máscaras – estreou-se em 2011 no São João, contando com encenação de Nuno Carinhas e Cristina Carvalhal. Exatamente Antunes pode ser visto a partir das 22h00 de sexta-feira, no site, no Vimeo, no Facebook e no Instagram da Instituição, ficando disponível até ao final do dia de domingo.

Companhia “quase” residente lê novela de Lev Tolstoi
As Leituras do Centro Educativo preparam-se para promover mais uma reflexão. Depois da viagem pelas idiossincrasias humanas com Decameron, de Giovanni Boccaccio, e da exposição da problemática dos padrões socioculturais ou da identidade de género com Vanessa Vai à Luta, de Luísa Costa Gomes, é agora vez de A Morte de Ivan Ilitch (1886), de Lev Tolstoi. Ao longo de três sessões, que vão decorrer às 22h00 de hoje, amanhã e quinta-feira, o elenco “quase” residente da Casa vai ler o retrato conciso e íntimo da condição humana. A atividade decorre na plataforma Zoom e requer inscrição prévia através deste link.

O encontro das pessoas dá-se agora online
Os Clubes de Teatro, desenvolvidos pelo Centro Educativo do TNSJ, são o espaço de acolhimento de todos que são atraídos pela arte de fazer teatro. O ponto de encontro é agora diferente e dá-se a partir das casas de todos que integram este projeto. E “Como o teatro também é isso, não é? O encontro de pessoas” o São João convidou os Sub-18 (jovens entre os 13 e os 18 anos) e Sub-88 (dos 16 aos 88 anos) a partilhar o seu testemunho, em formato de vídeo, de espetáculos marcantes ou encontros decisivos vividos no São João. Depois dos “pequenos assombros e grandes lições de vida” do grupo dedicado aos mais novos, esta semana vão circular no site, no Facebook e no Vimeo da Casa, em diferentes horários, os testemunhos dos Sub-88.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados