Teatro completo de Natália Correia vai ser editado pela Imprensa Nacional (mas há muito mais)

por Comunidade Cultura e Arte,    1 Fevereiro, 2019
Teatro completo de Natália Correia vai ser editado pela Imprensa Nacional (mas há muito mais)
Natália Correia
PUB

Publicação da obra completa de Mário Soares, lançamento da coleção “Itálica”, dedicada a grandes escritores italianos, uma nova coleção de ensaio sobre a religião, a par do reforço das coleções existentes como as “Obras Completas” de autores portugueses, marcam o Plano Editorial da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM).

São muitas as novidades apresentadas pela INCM no seu Plano Editorial para o ano em curso, pautado por uma linha de rigor e qualidade que lhe é reconhecida, ao longo dos seus 250 anos de vida, na seleção das apostas em autores nacionais e estrangeiros, em diversificados géneros literários, da prosa, à poesia e aos ensaios.

A editora pública começa o ano com a publicação das obras de Manuel Teixeira Gomes, Maria Ondina Braga e Francisco Teixeira de Queirós, autores cuja obra é difícil de encontrar ou é até mesmo inexistente no mercado e que passam a integrar as “Obras Completas”. Nesta coleção prosseguirá ainda a publicação da obra de Vitorino Nemésio com um volume de ensaio que reúne Sob os Signos de Agora, Conhecimento de Poesia e Elogio Histórico de Júlio Dantas.

A publicação das obras de Mário Soares, com a coordenação de José Manuel dos Santos, a supervisionar o trabalho de investigadores e de um conselho científico designado para este trabalho, é outra das grandes novidades editoriais para o ano de 2019. As Ideias Políticas e Sociais de Teófilo Braga, que tem por base a dissertação de licenciatura em Ciências Hitórico-Filosóficas de Mário Soares inaugura esta coleção, a que se segue o primeiro volume de Correspondência Cultural.

Outra das grandes iniciativas é lançamento de uma coleção que celebra os grandes escritores italianos, com o apoio do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e liderada por António Mega Ferreira. “Itálica” inaugura com chave de ouro: As Rimas de Machelangelo Buonarroti e também as de Guido Cavalcanti, a que se segue a poesia completa de Giuseppe Ungaretti, Vitand’unUomo, Tutte Poesi.

A pensar nas comemorações de 2021, ano em que se assinala o 7.º centenário do desaparecimento daquele que é considerado o maior poeta da lingua italizana, il sommo poeta, a coleção “Itálica” recebe ainda um volume que reúne VitaNuova e Rimedo do florentino Dante Alighierri.

Novidade é também a coleção de ensaios sobre a religião coordenada pelo Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa. A coleção “Estudos de Religião” assume-se como um espaço de reflexão sobre a religião na atualidade. A Teologia Ficcional de José Saramago: Aproximações entre o Romance e a Reflexão Teológica, de Marcio Cappelli ou A Religião no Espaço Público Português, de Helena Vilaça e Maria João Oliveira, fazem parte das propostas desta coleção.

O Plano Editorial da INCM para este ano prevê ainda a publicação de uma biografia sobre poeta Bocado (Manuel Maria Barbosa du Bocage – Uma Biografia) da autoria do investigador Daniel Pires, assim como a edição do Teatro Completo de Natália Correia. Dos palcos chegarão ainda dois livros especiais sobre duas salas icónicas na cultura portuguesa: 125 anos do Teatro São Luiz e a Casa de Garrett – Património e Arquitetura do Teatro Nacional D. Maria II.

Quanto a outras artes, a “Coleção D”, dedicada ao design português, continuará a centrar-se nas monografias sobre os principais designers nacionais, com foco especial para Eduardo Aires, bem como a Série Ph”, uma coleção de monografias bilingues dedicada à fotografia portuguesa contemporânea.

Prosseguem ainda as edições críticas dos clássicos português (Fernando Pessoa, Camilo Castelo Branco, Almeida Garrett e Eça de Queirós).

Este ciclo de publicações será gradualmente disponibilizado ao longo do ano com lançamentos e mais novidades a anunciar.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados