RTP2 exibe documentário sobre iniciativa chinesa que pretende criar uma vasta zona económica na Eurásia

por Comunidade Cultura e Arte,    4 Julho, 2020
RTP2 exibe documentário sobre iniciativa chinesa que pretende criar uma vasta zona económica na Eurásia
Fotografia de Alana Harris / Unsplash
PUB

Documentário que revela a iniciativa chinesa “Um Cinturão, Uma Rota”, que pretende criar uma vasta zona económica em toda a Eurásia

O novo projeto monumental da China, a iniciativa “Um Cinturão, Uma Rota”, tem como objetivo criar uma vasta zona económica em toda a Eurásia. O governo chinês está a construir infraestruturas e a incentivar o comércio e o investimento ao longo de duas rotas, por terra e por mar. O programa centra-se em três locais-chave ao longo de uma linha férrea construída entre a China e a Europa: o Cazaquistão, fonte vital de energia e alimentos para a China, a Polónia, novo mercado para os produtos chineses; e a Alemanha, líder da União Europeia que a China procura conquistar.
Este documentário revela a rápida expansão económica e a “nova Rota da Seda” chinesa que marcha em direção ao Ocidente.

Escolas de línguas chamadas “Institutos Confucio” estão a abrir por toda a Europa. Com o apoio do governo chinês propagam o pensamento e a cultura chinesa. Atualmente, este país com mais de 1,4 mil milhões de pessoas está a expandir-se rapidamente para o Ocidente. “Um Cinturão, Uma Rota” é a política nacional da China. É a planta para uma rede económica colossal que liga a China à Europa através da Rota da Seda, por terra e por mar.
Uma linha ferroviária transcontinental transporta a energia da China para o Ocidente, atravessando a Ásia Central para chegar à Europa. A China fornece pessoas, dinheiro e bens a locais que fazem parte dessa rota, criando pontos chave ao longo de um cinturão e uma rota.
Grandes quantidades de trabalhadores chineses são enviados para o Ocidente para garantirem reservas estáveis de energia e alimento. Com a revolução no transporte de bens, os produtos de origem chinesa invadiram os mercados. A onda de capital chinês estendeu-se ainda mais para Ocidente, atacando o mercado e os produtos de tecnologia de ponta.

O filme “China´s Westward March” será exibido a 7 de Julho na RTP2, pelas 23h48.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Tags:

Artigos Relacionados