RTP2 estreia série documental sobre movimentos operários e lutas da classe trabalhadora

"A History of the European Working Class" (2020)

Por meio de revoluções, guerras e progresso social, a classe trabalhadora desempenha há mais de 300 anos um papel essencial na história dos países europeus. 

“A History of the European Working Class” (2020), série documental de 4 episódios, recorda o que as nossas sociedades devem aos movimentos operários e às suas lutas. A história começa no século XVIII. Mas a luta continua até hoje. As instituições e os valores das democracias em que vivemos derivam em grande parte das reivindicações mais antigas da classe trabalhadora: sendo o sufrágio universal ou a solidariedade social alguns dos melhores exemplos. A nossa cultura, a maneira como nos vestimos, a música que ouvimos, os filmes a que assistimos e os próprios meios de comunicação social, dependem muito da cultura popular dos trabalhadores de outrora. 
Finalmente, em toda a Ásia, África e América Latina, milhões de mulheres e homens vivem agora experiências semelhantes às da classe trabalhadora europeia dos séculos XVIII e XIX. Através de testemunhos e fotografias contemporâneos, fluindo constantemente entre a história e situações atuais, religamos os fios da memória de ontem e de hoje.

“A History of the European Working Class” (2020), da autoria de Stan Neumann, começa a ser exibida a 29 de Abril, pelas 20h32, na RTP2.

Se quiseres ajudar a Comunidade Cultura e Arte, para que seja um projecto profissional e de referência, podes apoiar aqui.

Exit mobile version