Romance de Anna Burns, vencedor do Booker Prize 2018, chega às livrarias portuguesas

por Comunidade Cultura e Arte,    10 Setembro, 2019
Romance de Anna Burns, vencedor do Booker Prize 2018, chega às livrarias portuguesas
Anna Burns
PUB

Original, desafiante, mordaz. Os elogios a Milkman atravessaram o mundo desde que ganhou o prestigiado Booker Prize 2018, consolidando-se depois ao vencer também os prémios National Book Critics Circle e Orwell para ficção política. A 19 de setembro este impressionante romance de Anna Burns chega finalmente às livrarias portuguesas, com chancela Porto Editora.

«História de brutalidade, intromissão sexual e de resistência, tecida com um humor mordaz. […] Nenhum de nós leu algo assim antes.» Júri do Prémio Booker

Tendo como cenário o auge dos conflitos entre as duas irlandas nos finais dos anos 70, em Milkman acompanhamos uma jovem rapariga, anónima e igual a tantas outras, que, de repente, se vê envolvida num boato sem fundamento e é arrastada para um quotidiano pautado por uma violência que não sendo física é igualmente destruidora. Uma comovente história de resiliência e de verdade num mundo marcado por fronteiras, crenças religiosas e assédio.

Capa do livro

Sobre o livro

Nesta cidade sem nome, ser interessante é perigoso. A irmã do meio, protagonista deste romance, empenha-se em evitar que a sua mãe descubra a identidade do namorado e em não dar explicações sobre os encontros com o leiteiro. Mas quando o cunhado um descobre a situação e começa o rumor, a irmã do meio torna-se «interessante». A última coisa que queria ser. Porque, nesta cidade, ser interessante implica que te prestem atenção e isso é perigoso.
Num original misto de inocência e perspicácia, com um estilo único, torrencial e anónimo muito próprio da oralidade, a narradora partilha com o leitor a sua vida, profundamente marcada pela violência física e psicológica.
Milkman, de Anna Burns, é uma comovente história feita de rumores e falatório, de aceitação e resistência, de silêncio e surdez intencional, que decorre no auge dos conflitos entre as duas irlandas e que espelha o que de pior há no ser humano.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados