Quase vinte anos depois, “A Viagem de Chihiro” estreia na China e não deixa “Toy Story 4” ser líder de bilheteira

por Comunidade Cultura e Arte,    24 Junho, 2019
Quase vinte anos depois, “A Viagem de Chihiro” estreia na China e não deixa “Toy Story 4” ser líder de bilheteira
“A Viagem de Chihiro” (2001), de Hayao Miyazaki é Kirk Wise
PUB

Em Abril, “Vingadores: Endgame”, realizado pelos irmãos Anthony e Joe Russo, conseguiu cerca de 539 milhões de euros e ocupou praticamente todas as salas na China. Ocupando neste momento a segunda melhor bilheteira de sempre em todo o mundo e só superado por “Avatar” (2009), de James Cameron.

Agora, o novo filme da Walt Disney Pictures e Pixar, “Toy Story 4”, realizado por Josh Cooley, e que só estreia nos cinemas portugueses a 27 de Junho, já arrecadou 209 milhões de euros e já bate recordes de bilheteira um pouco por todo o mundo. No entanto, na China “A Viagem de Chihiro” (2001), de Hayao Miyazaki e Kirk Wise, é quem lidera.

Hayao Miyazaki

A obra escrita por Hayao Miyazaki estreou no Japão a 20 de Julho de 2001, e agora, quase 20 anos depois, chegou aos cinemas chineses. De acordo com o South China Morning Post, “Devido à longa tensão política entre China e Japão nenhum dos trabalhos de Hayao Miyazaki foi lançado no país” até 2018 quando estreou “O Meu Vizinho Totoro”, que estreou mundialmente em 1988. Ou seja, estreou na China 30 anos depois.

“Toy Story 4”, realizado por Josh Cooley, teve um orçamento de cerca de 175 milhões de euros.

Segundo a Variety, a estreia do filme produzido pelos estúdios Walt Disney Pictures e Pixar arrecadou cerca de 11,6 milhões de euros, no entanto o clássico do estúdio Ghibli conseguiu atingir os 24,6 milhões de euros, ocupando assim o primeiro lugar.  Ainda segundo a mesma fonte, “A Viagem de Chihiro” representa na China cerca de 30% das sessões de cinema, já “Toy Story 4” representa aproximadamente 18%.

Por fim, e de acordo com o South China Morning Post, outros filmes do Studio Ghibli estarão na calha para estrear nos cinemas chineses, tais como: “O Castelo no Céu” (1986), “A Princesa Mononoke” (1997), “O Castelo Andante” (2004) e “As Asas do Vento” (2013).

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados