Quarentena no sofá: guia para a melhor programação da TV

por Espalha-Factos,    13 Março, 2020
Quarentena no sofá: guia para a melhor programação da TV
Suicide Squad
PUB

O novo coronavírus está a obrigar muitas pessoas a ficar em casa em isolamento, seja por precaução ou por ordem médica. O Espalha-Factos destaca alguns programas, filmes e séries que vão passar na televisão até 21 de março. Este é o teu guia de TV aberta e por cabo, para ajudar a passar parte desta quarentena no sofá.

13 de março

21h00 – Tripla Sexta-feira 13, TV Cine Action
Nesta sexta-feira 13, a partir das 21h00, o TVCine Action exibe três filmes de terror. Às 21h00, o especial começa com Desprotegido: Dark Web, sobre uma rapariga que é observada pelo antigo dono do seu computador. Segue-se Rastejantes, às 22h30 e Sinister 2 – A Casa Maldita, às 00h00.

23h32 – Depois, Vai-se a Ver e Nada, RTP1
Apresentado por José Pedro Vasconcelos, o talk-show da RTP1 de sexta-feira à noite irá receber um dos maiores nomes da história da música portuguesa, Dulce Pontes. A cantautora cuja carreira já dura há 30 anos irá apresentar-se num registo mais pessoal, mas sem nunca esquecer a sua verdadeira faceta de artista.

23h05 – Chavela, RTP2
Chavela Vargas nasceu a 17 de abril de 1919, na Costa Rica, e faleceu no México a 5 de Agosto de 2012. Amiga (e amante) de mulheres como Frida Kahlo ou Ava Gardner, era cantora, lutadora e um símbolo do poder do sexo feminino. O documentário de Catherine Gund e Daresha Kyi retrata a sua vida única através de imagens de arquivo e uma entrevista inédita concedida pela cantora duas décadas antes de falecer.

0h49 – Quando a Noite Cai em Bucareste ou Metabolismo, RTP1
Realizado por Corneliu Porumboiu, o filme relata a história de um realizador que se apaixona por uma das suas atrizes e finge sofrer uma úlcera para prosseguir o seu romance. É protagonizado por Diana Avramut e Bogdan Dumitrache.

14 de março

09h35 – Lassie, Canal Hollywood
Regressar a um tempo em que tudo parecia mais seguro às vezes é mesmo o melhor, com um clássico dos anos 90. Quando uma família deixa a vida da cidade, para recomeçar em Montana rural, há um vizinho desonesto que pretende roubar-lhes a sua quinta, mas Lassie aparece para que tal não aconteça.

11h30 às 19h30 – Maratona Indiana Jones, FOX Movies
A maratona começa com Salteadores da Arca Perdida e só termina com Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, passado em plena Guerra Fria. Oportunidade para rever, ou conhecer, uma das mais lendárias sagas cinematográficas.

14h12 – Amigos Improváveis, AXN
Na sequência de um acidente de parapente que o deixou tetraplégico, Philippe (François Cluzet), um aristocrata francês de meia-idade, decide contratar alguém para o ajudar. Conhece Driss (Omar Sy), um jovem senegalês de um bairro problemático, recém-saído da prisão. Parece alguém totalmente inadequado à função, mas Philippe estabelece com ele um vínculo imediato e contrata-o. À medida que se conhecem, estes dois homens com vidas tão díspares vão encontrar coisas em comum, à partida impossíveis.

15h40 – Crocodilo Dundee, SIC
Nova Iorque, 1986. Uma repórter da cidade (Linda Kozlowski) traz o caçador de crocodilos Dundee (Paul Hogan) para uma visita à Big Apple. O que se segue é uma verdadeira colisão de culturas que permitirá a Dundee descobrir que os seus instintos são bastante úteis na grande cidade. Uma comédia realizada por Peter Faiman.

17h40 – Esquadrão Suicida, SIC
Baseado na banda desenhada da DC Comics, uma equipa de supervilões é formada e encarregada de missões secretas com o objetivo de poder reduzir as suas sentenças. Realizado por David Ayer, o filme conta com um elenco constituído por nomes como Will Smith, Margot Robbie, Viola Davis, Jared Leto, entre outros. Corresponde à estreia em televisão do filme.

21h00 – Conta-me Como Foi, RTP1
A nova temporada da série da RTP continua com mais um episódio este sábado à noite. Pode aproveitar também este período de quarentena para rever ou ver os restantes episódios da série na RTP Play.

22h30 – Foge, FOX
Chris e Rose são namorados há algum tempo. Com o evoluir da relação, ela acha que é chegado o momento de o apresentar aos pais, Missy e Dean. É então que resolve convidá-lo para a reunião familiar numa zona rural dos EUA. Apesar da relutância dele, Rose acha que não há qualquer razão para comunicar aos progenitores o facto tão pouco significativo de ele ser negro. Quando lá chega, apesar de toda a simpatia com que é tratado, Chris percebe que algo de muito estranho se passa naquela casa. E quando resolve fugir daquele ambiente bizarro e um pouco claustrofóbico, percebe que ninguém está interessado em deixá-lo partir…

15 de março

10h05 – O Filme Lego, Canal Hollywood
Emmet (Chris Pratt), uma pequena figura de LEGO, anónima, escrupulosa e mediana, é confundida como a chave para a salvação do mundo. Com um elenco que inclui nomes como Will Ferrell, Morgan Freeman, Elizabeth Banks e muitos mais, o filme foi realizado por Phil Lord e Christopher Miller.

15h00 – Que Mal Fiz Eu a Deus?, RTP Memória
Marie e Claude Verneil são um casal tradicional da velha escola. Uma respeitada família católica da classe média-alta com quatro filhas. Isabelle, Odile e Ségoléne fazem casamentos multiculturais com Rachid, David e Chao respetivamente. Quando a última filha, Laure, anuncia a sua intenção de casar com Charles, os seus pais ficam encantados. Um casamento tradicional, finalmente! Mas eis que Laure os informa que Charles é africano e tudo muda.

22h00 – Marley & Eu, Cinemundo
Jennifer Anniston e Owen Wilson potagonizam este drama sobre um cão que alegra uma família. Quando são recém-casados, decidem adotar Marley, que se torna num grande amigo. Porém, terão de lidar com a tristeza no final da vida deste companheiro.

16 de março

00h00 – América: Uma Década de Divisão – De Obama a Trump, RTP1
Um documentário sobre a política dos Estados Unidos cada vez mais amarga, dividida e tóxica, onde é possível perceber como a promessa de unidade de Barack Obama entrou em colapso, como as crescentes divisões raciais, culturais e políticas lançaram as bases para a ascensão de Donald Trump, e como a campanha do atual Presidente dos EUA explorou as divisões do país e a sua presidência incitou a raiva nos dois lados da divisão.

04h55 – O Nome da Rosa, Cinemundo
Baseado no romance mundialmente famoso de Umberto Eco, O Nome da Rosa (1986) conta a história de um monge que investiga várias mortes misteriosas numa abadia italiana do século XIV.

19:20 – Creed: o Legado de Rocky, Canal Hollywood
A continuação da história de um dos maiores ícones da história do cinema, Rocky Balboa. O pugilista lendário interpretado por Sylvester Stallone regressa aos ringues, mas, desta vez, como treinador e mentor do filho do seu antigo rival, Apollo Creed, interpretado por Michael B. Jordan. O filme tem realização de Ryan Coogler.

21h00 – MacGyver, RTP Memória
A série original do lendário MacGyver está no ar no canal do arquivo da RTP, de segunda a sexta-feira às 21h. Narra as aventuras de um agente astuto e muito inteligente, que opta por resolver situações de conflito sem recurso às armas e à violência. Um herói que arrisca a sua vida em delicadas operações de salvamento, utilizando como únicas armas os utensílios que encontra à sua volta.

17 de março

07:00 – O Jogo da Imitação, Hollywood
Vencedor de um Óscar para Melhor Argumento Adaptado, O Jogo da Imitação conta a história de Alan Turing (Benedict Cumberbatch), lendário criptoanalista britânico, e da sua equipa durante os dias mais negros da Segunda Guerra Mundial. O filme foi realizado por Morte Tyldum.

23h00 – A Arte Elétrica em Portugal: Gerações Indie, RTP1
O quarto episódio da série que retrata a história da música elétrica em Portugal. Neste, retrata-se a história de artistas mais recentes de “do it yourself” que reinventaram o rock português na década passada. Os restantes episódios estão disponíveis na RTP Play.

18 de março

23h05 – Escultoras – Nem Musas Nem Modelos, RTP2
Documentário de Emillie Valentin, relata o destino das primeiras esculturas e das suas obras, sendo estas tardiamente reconhecidas aos olhos do mundo e que constitui uma reflexão sobre a discriminação e papel das mulheres em ofícios predominantemente masculinos.

19 de março

19h50 – O Meu Nome é Alice, Canal Hollywood
Protagonizado por Julianne Moore, que venceu o Óscar de Melhor Atriz por este filme, O Meu Nome é Alice fala sobre a doença de Alzheimer. Uma professora de linguística vê-se lentamente a esquecer palavras, conceitos, e até a perder os sentidos. Terá de lidar com esta doença, que progride cada vez mais.

23h05 – S de Stanley, RTP2
Documentário realizado por Alex Infascelli que relata a história de Emilio D’Alessandro, o motorista pessoal de Stanley Kubrick , um dos mais aclamados realizadores da história do cinema, durante 30 anos, forjando uma amizade muito próxima com o cineasta americano.

20 de março

23h10 – O Que Está Por Vir, RTP2
Realizado por Mia Hansen-Løve, o filme retrata o recomeço de vida de uma mulher (interpretada por Isabelle Huppert) após o fim do seu longo casamento. Aquando do seu lançamento em 2016, foi aclamado pela crítica cinematográfica.

21 de março

00:55 – ETs In Da Bairro, Canal Hollywood

No Sul de Londres, um grupo de adolescentes é obrigado a enfrentar uma invasão de alienígenas numa batalha que tem tanto de ficção científica, horror e comédia. Realizado por Joe Cornish, o filme marca também o aparecimento no mundo do cinema de um então desconhecido John Boyega. Alex Esmail, Franz Drameh, Leeon Hones e Simon Howard constituem o resto do grupo liderado pela personagem interpretada por Boyega, tendo ainda participação de Jodie Whittaker.

23:35 – Linhas Tortas, RTP2
Filme da cineasta portuguesa Rita Nunes, apresenta a história de uma relação que se cria entre dois estranhos através das redes sociais – neste caso, o Twitter. Contando com Joana Ribeiro, Américo Silva, Miguel Nunes e Ana Padrão no elenco, é uma história de enganos amorosos arrastada pela força do acaso.

Artigo de Carolina Correia, Miguel Rocha, Pedro Miguel Coelho, Pedro Terrantez e Tiago Serra Cunha originalmente publicado em Espalha Factos.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.