Projeto “De casa para um mundo…” em Monção e Vigo

por Conteúdo Patrocinado,    29 Outubro, 2020
Projeto “De casa para um mundo…” em Monção e Vigo
Projeto “De casa para um mundo…”
PUB

Integrando a XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira, a exposição “De casa para um mundo…” revelou-se um projeto de sucesso e tem já duas itinerâncias agendadas. A Galeria de Arte CTJV, em Monção, e o Centro Cultural Português do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, em Vigo, são os espaços que acolhem esta mostra que reúne 30 obras de 15 escritores, 15 artistas plásticos e 15 compositores.

Trata-se de um projeto artístico inédito, concebido por Manuel de Novaes Cabral e Sobral Centeno, que reuniu, em tempos de pandemia, nomes bem conhecidos das artes visuais e da literatura contemporânea. Maria de Fátima Lambert é a curadora desta exposição que integrou mais tarde, por sugestão de Paula Freire, a área da música.

O resultado foi a criação à distância de obras coletivas que foram dadas a conhecer ao público na XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira, no Solar dos Castros. Para além da exposição, o programa contemplou, ainda, uma visita comentada, mesas-redondas e depoimentos dos protagonistas, em streaming e gravados.
O sucesso do projeto foi tal que a mostra seguiu viagem para Monção e, posteriormente, será apresentada em Vigo: “Vai ser cumprido o propósito da itinerância, essa movimentação e liberdade que vemos condicionada pelas circunstâncias ainda vividas. As viagens das obras abrem-se a novos horizontes, cabendo a Monção ser o primeiro destino deste Grand Tour tão especial”, explica Maria de Fátima Lambert.

Projeto “De casa para um mundo…”

No total são apresentadas 30 obras de 15 escritores + 15 artistas plásticos, as quais são acompanhadas de pequenas composições de 15 músicos, colocando em diálogo criadores que não se puderam encontrar, mas que comunicaram através da arte. A iniciativa conta, ainda, com a colaboração dos Designers Beatriz Horta Correia, Francisco Providência, Joana Machado, Miguel Gaspar e Nuno Coutinho.
De recordar que a bienal de arte mais antiga do país e da Península Ibérica se mantém de portas abertas até 31 de dezembro, estando igualmente disponível a visita virtual às várias exposições patentes.

Agenda Itinerâncias
– 24 de outubro a 28 de novembro de 2020 \ Galeria de Arte CTJV, Monção
– 12 de dezembro de 2020 a 16 de janeiro de 2021 \ Centro Cultural Português do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., em Vigo

Artistas Apresentados:
– Capicua, Albuquerque Mendes e Ana Seara
– Afonso Reis Cabral, Ana Fonseca e Pedro Pinto Figueiredo
– Daniel Maia-Pinto Rodrigues, Ana Pérez-Quiroga e Sara Carvalho
– Bernardo Pinto de Almeida, António Olaio e Nuno Peixoto de Pinho
– Pedro Eiras, Avelino Sá e Jaime Reis
– João Gesta, Cristina Ataíde e Ângela da Ponte
– Paulo José Miranda, Francisco Laranjo e Inês Badalo
– Francisco Duarte Mangas, Graça Pereira Coutinho e António Pinho Vargas
– Maria do Rosário Pedreira, Isaque Pinheiro e Carlos Marecos
– Rosa Alice Branco, Susana Piteira e Francisco Monteiro
– Nuno Higino, Jorge Abade e Carlos Caires
– Gonçalo M. Tavares, Pedro Calapez e Sérgio Azevedo
– Hugo Mezena, Pedro Tudela e Isabel Pires
– Manuel Novaes Cabral, Sobral Centeno e Luís Soldado
– Filipa Leal, Zulmiro de Carvalho e António Victorino D’Almeida

Projeto “De casa para um mundo…”
Projeto “De casa para um mundo…”
Projeto “De casa para um mundo…”
Projeto “De casa para um mundo…”

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados