Primeiro trailer de “Leva-me Contigo”. Documentário de Afonso Reis Cabral, o jovem escritor que percorreu a EN2 a pé em 24 dias

por Comunidade Cultura e Arte,    12 Setembro, 2019
Primeiro trailer de “Leva-me Contigo”. Documentário de Afonso Reis Cabral, o jovem escritor que percorreu a EN2 a pé em 24 dias
Afonso Reis Cabral
PUB

A Estrada Nacional 2 separa mas também une Chaves a Faro. Constituindo a terceira estrada mais extensa do mundo, somente superada pelas mítica Route 66, nos EUA, e a argentina Rota 40, atravessa o coração de 11 distritos, oito províncias, quatro serras, 11 rios e 32 concelhos.

As vivências e peripécias que existem para contar só poderiam ser vastas tal como os 738,5 quilómetros de alcatrão que Afonso Reis Cabral, escritor de 29 anos, percorreu em 24 dias e serviram de mote para o lançamento da sua mais recente obra, ‘Leva-me Contigo’.

Fazendo do Facebook a sua morada e ponto de abrigo enquanto caminhava, o jovem iniciou a divulgação da caminhada com relatos diários cujo impacto cresceu exponencialmente, tendo os seus textos chegado às 50 mil visualizações. Recebendo milhares de comentários, sendo “nenhum deles negativo”, bebeu da força das pessoas que o faziam ver “que existe mais bondade que maldade” e rasgou caminho. Inspirou muitos, até mesmo o primeiro-ministro António Costa, que escolheu esta estrada para realizar a sua campanha para as eleições legislativas. “Percorrer a N2 será seguramente uma boa fonte de inspiração (…) ver e viver a experiência que o Afonso viveu para perceber que há, de facto, uma oportunidade extraordinária que nós não podemos desaproveitar” esclareceu o secretário-geral do PS que seguiu atentamente as crónicas de Afonso.
Com a noção de que a imagem pode ser um precioso auxílio naquilo que diz respeito à transmissão de uma mensagem e à extensão da narração, o autor utilizou uma câmera para captar imagens-chave do seu quotidiano no caminho, dando início a um projecto transmedia que culminou com a realização do documentário ‘Leva-me Contigo’.

Sublinhe-se ainda que este projecto foi realizado por uma equipa 100% portuguesa que contou com a colaboração de CAIO. Aliás, o cantor apresentará amanhã (dia 13 de Setembro), na vodafone.fm, pelas 9h, um single que compôs inspirando-se na jornada de Afonso Reis Cabral.

Quem é Afonso Reis Cabral? Aos tenros nove anos, sentiu-se encantado pelas letras dos fados que Amália Rodrigues cantava e começou a escrever os primeiros poemas. Com 15, lançou uma antologia de poemas, ‘Condensação’, e julgou estar atrasado na concretização do seu sonho literário. Em 2014, já licenciado e mestre em Estudos Portugueses e Lusófonos, venceu o Prémio LeYa com ‘O Meu Irmão’, romance sobre um professor universitário que fica com a custódia do irmão que sofre de trissomia 21. Volvidos quatro anos, apostou na combinação de factos reais com a ficção e avançou com ‘Pão de Açúcar’, narrando os últimos dias de vida assim como a morte de Gisberta Salce Júnior, transexual brasileira que atingiu o estrelato na noite gay do Porto. Atualmente com 29 anos, trabalha como editor freelancer e escritor.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados