Comunidade Cultura e Arte
No Result
View All Result
  • CINEMA
  • TV
  • MÚSICA
  • LIVROS
  • ARTES
  • SOCIEDADE
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
    • CRÍTICAS
    • CRÓNICAS
  • CINEMA
  • TV
  • MÚSICA
  • LIVROS
  • ARTES
  • SOCIEDADE
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
    • CRÍTICAS
    • CRÓNICAS
No Result
View All Result
Comunidade Cultura e Arte
No Result
View All Result

Portugueses compram, em média, 1,3 livros por ano. E lêem-nos? E qual é a sua relação com o digital?

por Rui Soares
11 Novembro, 2017
em Crónicas
Portugueses compram, em média, 1,3 livros por ano. E lêem-nos? E qual é a sua relação com o digital?

“Tem trabalhado muito com crianças e jovens. A ideia de que este é um público que não gosta de ler corresponde à verdade?“, esta foi uma das questões da jornalista Maria Anabela Silva, do Jornal de Leiria, em entrevista a Teresa Calçada, comissária para o Plano Nacional de Leitura, em Setembro deste ano. A comissária respondeu o seguinte:

“A experiência mostra que há mais pessoas e mais miúdos a ler. Agora, o modo de ler alterou-se bastante. Se cingirmos o ler ao livro em papel e ao que isso representa – o ficar isolado a ler, ter aquele objecto comigo e não o misturar com outros gadgets – e não tomarmos como leitura o que vem nas redes sociais e nas informações que retiro do computador e dos smartphones para estudar, então lê-se menos. Vivemos numa sociedade do entretenimento, na qual os jovens tendem a valorizar aquilo que aparece como muito próprio do tempo deles e que é mais tribal, ou seja, o que os amigos fazem, mas também aquilo que vêem os pais fazer.”

Já num comunicado, divulgado esta semana pela Lusa, nas vésperas da conferência anual do PNL, a comissária revelou o seguinte: “Como não é tribal entre nós ler, mesmo os miúdos que lêem têm tendência a ler menos, ou a dizerem que não lêem, ou a acomodarem-se nisso, porque não é uma prática bem-vista. Nenhum miúdo se esconde de dizer os seus gostos musicais, mas livros, dizerem uns para os outros de livre e espontânea vontade, é muito difícil. E isto é cultural”, disse Teresa Calçada.

Este artigo é um simples exercício onde foram compilados vários dados e opiniões sobre a relação dos jovens (e não só) com a leitura e o digital.

Os portugueses compram, em média, 1,3 livros por ano, revelou Eduardo Boavida, da APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros) e responsável editorial da Bertrand, em entrevista, em Junho de 2017, ao Observador. A mesma fonte revelou ainda que os escritores portugueses mais traduzidos são Fernando Pessoa e José Saramago. Eduardo Boavida disse ainda que foram vendidos cerca de 400 500 livros na Feira do Livro de Lisboa em 2016, o que corresponde a uma média de 1820 livros por hora.

Já “Vaticanum”, 16º livro de José Rodrigues dos Santos, foi o livro mais vendido em 2016. Só no nosso país foram vendidos 93 000 exemplares, segundo dados da editora Gradiva no início de 2017. A editora revelou ainda que o autor e jornalista, que tem a sua obra publicada em mais de 20 línguas, vendeu ao todo mais de 3 milhões de exemplares em todo o mundo desde “A Ilha das Trevas”, primeira ficção, publicada em 2007.

De acordo com um estudo da Gfk, em 2015 a venda de livros em Portugal atingiu as 12,5 milhões de unidades. Ou seja, é como se cada português comprasse pelo menos um livro durante o ano. Já em Abril de 2016, e em entrevista ao jornal i, Francisco Vale, editor literário da Relógio D’Água, uma das editoras mais importantes do nosso mercado, afirmou de forma empírica que “Actualmente, há menos grandes leitores, embora haja mais leitores ocasionais, mas um título que vende razoavelmente chega aos 10 mil exemplares. Mas veja o exemplo da Elena Ferrante, que chega aos 30 mil exemplares, e é uma autora não tão fácil como isso. No passado, estes números eram bastante superiores. Lembro-me que o ensaio do José Gil, Portugal, Hoje – o Medo de Existir (que também não era um livro tão simples como isso), vendeu cerca de 70 mil exemplares. Tem havido um decréscimo das tiragens, e hoje aquilo que começa a contar como bestseller em Portugal desceu bastante. Antes era acima de 30 mil, hoje um livro que venda mais de 10 mil já é considerado um bestseller.”

Já no passado mês de Outubro, no programa “As Donas da Casa”, da Antena 3, e em entrevista a Carlos Vaz Marques, é dito, sem se ser citar a fonte, que em 2017 já se perdeu 50% dos leitores relactivamente a 2016. Informação que Calos Vaz Marques, jornalista, tradutor, editor e apresentador, refuta dizendo que “Uma coisa é menos vendas de livros e outra coisa é menos leitores. Acho que são coisas diferentes”. E vai mais longe dizendo que “hoje, talvez nunca tenha havido tantos leitores, e leitores até de livros de qualidade. Como também de maus livros (…)”

Outro dado interessante é a taxa de analfabetismo que diminuiu drasticamente ao longo dos anos, se em 1981 Portugal tinha uma taxa de 18,6% de analfabetismo, em 2011, últimos dados dos censos, a taxa desceu para os 5,2%, de acordo com o site Pordata.

Teoricamente, actualmente somos mais capazes, uma vez que a taxa de analfabetismo desceu, mas também temos muito mais por onde nos distrair. Segundo um estudo da Gfk, realizado em 2016, e indo ao encontro das novas tecnologias, 44% dos portugueses diz que estar sempre contactável é uma preocupação, o estudo foi realizado junto de uma amostra de 1 250 indivíduos, proporcional à população Portuguesa com 15 e mais anos.

Gráficos do estudo da Gfk

Em forma de conclusão, e pegando na mesma entrevista com que se começou este artigo, a jornalista Maria Anabela Silva, do Jornal de Leiria, questiona Teresa Calçada sobre o digital e a leitura e esta responde da seguinte forma:

“O digital é uma coisa fantástica. A informação a que temos acesso e o modo rápido como podemos lá chegar… É um mundo fabuloso, ao qual acedemos para as coisas mais práticas da vida, desde a informação sobre um medicamento, o modo de pentear o cabelo ou uma planta, a consulta de artigo científico, de um livro de ficção ou de livros para brincar com as nossas crianças. Isto é amigo da leitura, mas também pode ser inimigo.” e foi mais longe ainda, revelando em que circunstâncias o digital pode ser um inimigo da leitura: “Será inimigo se eu excluir formas mais elaboradas de ler, se ficar tomado pelos aspectos mais simples e se confundir entretenimento e voragem de passar de um sítio para o outro com leitura cuidada, que inclui verificação de fontes e capacidade de saber distinguir o trigo do joio. A única maneira de nos defendermos e de nos fazermos compreender num mundo de economia do conhecimento é ler, ler mais, ler bem, ler com fluência. Resumindo: ler. À partida, não importa o suporte, mas temos de estar avisados dos limites ou dos aspectos aditivos de algumas tecnologias, que não são apenas deste tempo. As tecnologias de agora, são perigosas por causa da sua rapidez, do aditivo que representa a permanente conectividade e da ilusão que dão sobre o saber, porque, em vez de nos tornar proprietários de conhecimento, podem fazer-nos escravos da falsa ilusão e democracia do conhecimento.”

Nota final: ficámos a saber esta semana que a Porto Editora e a Samsung uniram-se para impulsionar o digital na Educação. Esta parceria tem como principal objectivo impulsionar a utilização do digital na Educação. Para tal, a maior editora portuguesa e uma das maiores empresas tecnológicas a nível mundial conceberam uma solução educativa integrada, que alia manuais e conteúdos digitais para o Ensino Básico e Secundário a hardware e software específicos para contexto educativo.

Se quiseres ajudar a Comunidade Cultura e Arte, para que seja um projecto profissional e de referência, podes apoiar aqui.


Deixa o teu comentário, aqui:

Tags: Digitallivros

Artigos Relacionados

Direção-Geral do Património Cultural doa 1.250 livros para combater isolamento social da população idosa

Direção-Geral do Património Cultural doa 1.250 livros para combater isolamento social da população idosa

por Redacção
10 Novembro, 2020
0

Iniciativa consiste na doação de 1.250 livros para ajudar a combater o isolamento social da população idosa através da leitura. ...

Entrevista. João Cotrim Figueiredo: “Não faz sentido tentar convencer um adversário pela razão antes de o aproximar emocionalmente”

Entrevista. João Cotrim Figueiredo: “Não faz sentido tentar convencer um adversário pela razão antes de o aproximar emocionalmente”

por Prōfectus
6 Novembro, 2020
0

No terceiro episódio do novo podcast Prōfectus contamos com a participação do presidente da Iniciativa Liberal, João Cotrim de Figueiredo....

Entrevista. Ricardo Araújo Pereira: “A minha experiência diz-me que tudo tem potencial para melindrar ou ofender alguém”

Entrevista. Ricardo Araújo Pereira: “A minha experiência diz-me que tudo tem potencial para melindrar ou ofender alguém”

por Prōfectus
3 Novembro, 2020
0

No primeiro episódio do novo podcast Prōfectus contamos com a participação do humorista Ricardo Araújo Pereira. Com o objetivo de...

Governo reforça montante para atribuição de bolsas de criação literária

Governo reforça montante para atribuição de bolsas de criação literária

por Redacção
27 Julho, 2020
0

Foi publicado em Diário da República o despacho da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, que determina a abertura para o concurso...

Entrevista. Isabel Baía Marques: “Não conheço nenhuma mulher neste ramo de textos inspiradores” 

Entrevista. Isabel Baía Marques: “Não conheço nenhuma mulher neste ramo de textos inspiradores” 

por Magda Cruz
5 Julho, 2020
0

As mulheres não se medem aos palmos nem ao número de voltas ao sol. Isabel Baía Marques lança um novo...

Entrevista. Sónia Balacó: “Hoje em dia estamos pouco habituados a estar sozinhos e aborrecidos”

Entrevista. Sónia Balacó: “Hoje em dia estamos pouco habituados a estar sozinhos e aborrecidos”

por Magda Cruz
14 Junho, 2020
0

A terceira pessoa destacada na série “A quarentena dos escritores”, uma rubrica que agora termina no podcast “Ponto Final, Parágrafo”,...

Assina a nossa Newsletter

Recebe em primeira mão, todas as novidades da Comunidade Cultura e Arte

Os mais Populares

“Deus Cérebro”. RTP1 estreia série documental sobre o cérebro humano

“Deus Cérebro”. RTP1 estreia série documental sobre o cérebro humano

7 Janeiro, 2021
Presidenciais 2021

Presidenciais 2021

15 Janeiro, 2021
Dino D’Santiago, Sara Tavares e Mayra Andrade assinam petição para que seja feita nova versão portuguesa de “Soul”

Dino D’Santiago, Sara Tavares e Mayra Andrade assinam petição para que seja feita nova versão portuguesa de “Soul”

2 Janeiro, 2021
Os nossos álbuns favoritos de 2020

Os nossos álbuns favoritos de 2020

30 Dezembro, 2020

Sobre a Comunidade Cultura e Arte

A Comunidade Cultura e Arte tem como principal missão popularizar e homenagear a Cultura e a Arte em todas as suas vertentes.

A Comunidade Cultura e Arte procura informação actual, rigorosa, isenta, independente de poderes políticos ou particulares, e com orientação criativa para os leitores.

ver mais

Segue-nos no Facebook

Segue-nos no Instagram

Seguir

  • 470
    25 filmes que queremos ver em 2021      Os cr  ticos da Comunidade Cultura e Arte decidiram reunir-se e eleger aqueles que ser  o para si os filmes mais antecipados de 2021     L   no nosso site
  • 169
    Comunicar em tempos de Crise         A comunica    o est   fraca  e a falhar em larga medida os seus objectivos  E isto    verdade para os Jornais  Telejornais  os chamados meios cl  ssicos da Comunica    o Social  mas tamb  m est  o a falhar os meios paralelos  o facebook  o youtube  instagram  influencers e por a   fora          Cr  nica do M  dico Gustavo Carona     L   o texto completo no nosso site
  • 748
    Eug  nio de Andrade faria hoje 98 anos
  • 783
    Se fosses Presidente da Repu  blica                    Diz-nos o que farias  que mudanc  as querias ver no nosso Pai  s  que poli  ticas implementavas  o que abolias      Deixa o teu comenta  rio ou partilha na story e escreve diretamente na imagem    Enquanto pensas  arrasta para a direita e descobre quais sa  o os poderes do da Presidente da Repu  blica Portuguesa           A Comunidade Cultura e Arte e   parceira de comunicac  a  o do    Movimento Eu Voto     o primeiro projecto digital com o apoio da Comissa  o Nacional de Eleic  o  es  CNE    Presidenciais21
  • 1.5k
    Votar    seguro        A Comunidade Cultura e Arte e   parceira de comunicac  a  o do    Movimento Eu Voto     o primeiro projecto digital com o apoio da Comissa  o Nacional de Eleic  o  es  CNE    Presidenciais21
  • 8.3k
    Mac Miller faria hoje 29 anos      Ilustrac  a  o de Diogo Rodrigues   o diogo
  • 3.9k
    Filme     What Happened  Miss Simone      2015  Realizado por  Liz Garbus
  • 325
    Diz Magda Cruz  autora do podcast  pontofinalparagrafo  diz a APEL e muitos mais  Mas o que quer isso dizer  Que venham os livros ter a nossas casas para que na  o fiquem a ganhar po   num cemite  rio de livros  Para ale  m de nos trazerem sanidade mental e cultura  os livros sa  o o ganha pa  o de muitos profissionais - e na  o so   de autores  Na  o podemos entrar numa livraria e em breve na  o poderemos levantar os livros ao postigo  mas que isso na  o afete a experie  ncia final  a leitura e a evasa  o que dai   adve  m  E   possi  vel procurar pelo livro ideal no site da Rede de Livrarias Independentes  a RELI   reli pt  e na  o ficar sem um livro na ma  o
  • Sobre a CCA
  • Privacidade & Cookies
  • Apoiantes
  • Parceiros
  • Fala Connosco Aqui

CCA 2019 © Todos os direitos são reservados.

No Result
View All Result
  • CINEMA
  • TV
  • MÚSICA
  • LIVROS
  • ARTES
  • SOCIEDADE
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
    • CRÍTICAS
    • CRÓNICAS

CCA 2019 © Todos os direitos são reservados.