Porto Femme: começa hoje o festival internacional de cinema no feminino

por Comunidade Cultura e Arte,    18 Junho, 2019
Porto Femme: começa hoje o festival internacional de cinema no feminino
PUB

A 2.ª edição do Porto Femme – Festival Internacional de Cinema no feminino volta uma vez mais a ocupar diversos espaços da cidade Invicta, e para além de um vasto programa fílmico, aposta novamente na componente formativa com dois workshops que irão decorrer na FAJDP – Casa das Associações no Porto (Rua Mouzinho da Silveira).

Sendo assim, no dia 20 de Junho, entre as 10h00 e as 19h00, ocorre o workshop de «Realização de Cinema», que será ministrado pela cineasta, escritora, argumentista e produtora Raquel Freire.

Nos dois últimos dias do festival (dias 21 e 22), «A Câmara e o Actor» é o tema que Inês Oliveira, também cineasta portuguesa, abordará como formadora.

No workshop «Realização de Cinema» pretende-se dar resposta à questão: Como é ser realizadora no nosso país em 2019? “Os processos de produção de cada filme, as dificuldades e as conquistas, a ficção e o documentário, as convicções pessoais, políticas e artísticas, os canais de comunicação na promoção, distribuição, exibição os filmes são as temáticas a abordar e que vão da fase de escrita e concepção da obra até à sua finalização.

Numa perspectiva simultaneamente conceptual e prática, serão abordados diferentes aspectos da linguagem cinematográfica e distintas possibilidades de aproximação a diversos problemas transversais que percorrem toda a história do cinema.”

Nas ações dos dias 21 (das 15h00 às 19h00) e 22 (das 10h00 às 19h00), o objectivo é “pensar e filmar com o actor, que é uma pessoa, um rosto, um semblante, um corpo, um par de olhos gravitantes, uma madeixa de cabelo, uns lábios que se colam e descolam, um peito que respira em acordeão”, avança Inês Oliveira. O propósito em «A Câmara e o Actor» é partir de um texto, criar uma mise-en-scène, uma dramaturgia, uma estética e um ator, uma imagem, uma emoção, um desejo, uma ideia.

As inscrições deverão ser feitas através do formulário disponível no site e têm o custo de 25€ cada.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.