Podcasts “Ponto Final, Parágrafo” e “Dizer” juntam-se para trazer mais literatura

por Comunidade Cultura e Arte,    25 Março, 2020
Podcasts “Ponto Final, Parágrafo” e “Dizer” juntam-se para trazer mais literatura
Tiago Filipe (ESCS FM)
PUB

Dois podcasts de literatura decidiram juntar esforços. O podcast da ESCS FM e da Comunidade Cultura e Arte, Ponto Final, Parágrafo; e o podcast Dizer, do Pedro Freitas, o Poeta da Cidade, querem fazer chegar os seus episódios a mais gente, neste tempo de isolamento induzido pela Covid-19.

Duas audiências com interesses em comum podem, agora e até ao fim do isolamento preventivo, continuar a ouvir aquilo a que estão habituados, mas com um extra. Cada podcast vai divulgar o que o parceiro está a preparar. E não é tudo. Os ouvintes podem ouvir os episódios de ambos os podcasts nos feeds de qualquer um dos podcasts.

A parceria foi divulgada esta terça-feira, nos dois podcasts. A parceria surgiu da amizade dos dois autores dos podcasts, que sentiram a necessidade de redobrar os esforços na cultura. Cada um tem um papel na divulgação em especial da literatura e com este apertar de mãos (à distância, claro) mais pessoas fazem do isolamento profilático um tempo melhor aproveitado.

Os ouvintes do Ponto Final, Parágrafo – o programa da ESCS FM e em parceira com a Comunidade Cultura e Arte – vão continuar a ter amantes de literatura nos ouvidos, mas com ajustes estratégicos, como conta a autora do podcast, Magda Cruz: “Sinto que uma grande entrevista a um autor perde mais do que ganha ao ser à distância, por isso os episódios serão diferentes todas as semanas. Para compensar, a periodicidade muda.” O Ponto Final, Parágrafo passa a ser semanal – em vez de quinzenal. “É um esforço extra, mas os ouvintes merecem que retribua todo o apoio que têm dado. Não quiseram que o podcast parasse, por isso até duplicamos a dose”, conta Magda Cruz, a voz do podcast. 

No podcast Dizer, do Pedro Freitas, mais conhecido como Poeta da Cidade, vão continuar a ter leituras de textos, poemas e pensamentos, todos os dias. O autor diz-nos que a parceria faz todo o sentido na situação que vivemos e visto que temos podcast na mesma esfera temática, é uma excelente ideia porque temos objetivos muito simples: levar a literatura mais além.” Os ouvintes do podcast Ponto Final, Parágrafo vão poder sugerir leituras a que Pedro Freitas pode vir a dar voz.

Os dois podcasters, na conversa que divulgaram nas plataformas, até esboçaram a hipótese de criarem um episódio estilo Clube de Leitura, que o Pedro Freitas já faz. Sabemos até que já escolheram o livro a ler. É uma questão de estar atento às plataformas de áudio e às redes sociais de ambos podcasts.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.