Onze filmes para veres até ao fim de Novembro

por João Estróia Vieira,    19 Outubro, 2016
Onze filmes para veres até ao fim de Novembro
PUB

Nas próximas semanas, de Outubro e Novembro, vamos ter alguns filmes a tomar em conta e por isso mesmo decidimos fazer uma pequena selecção das obras que para nós são as mais interessantes:

Estreias a 20 de Outubro

O Ornitólogo

Vencedora do prémio para Melhor Realização no Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, a obra de João Pedro Rodrigues estreia finalmente no nosso país. Uma viagem fílmica por terras quase proibidas no nosso Douro onde Fernando (Paul Hamy) embarca numa jornada repleta de acontecimentos. Depois do sucesso na Suíça, o filme tem já antestreia marcada em França, no Centro Georges Pompidou, local cultural emblemático, o filme volta a voar para, certamente, conquistar novamente o sucesso “lá fora”.

Café Society

A estreia da mais recente obra cinematográfica de Woody Allen é outro dos acontecimentos em salas nacionais. Com Fotografia de Vittorio Storaro, Cafe Society é um filme nostálgico sobre os anos 30, onde Bobby (Jesse Eisenberg), um jovem do Bronx, se muda para Hollywood para trabalhar com o seu tio Phil (Steve Carell), um agente de celebridades. Bobby apaixona-se entretanto pela secretária do seu tio, Vonnie (Kristen Stewart) e posteriormente emergir nos cafés da alta sociedade.

Estreias a 27 de Outubro

Tão Só o Fim do Mundo

O novo filme de Xavier Dolan esteve já em antestreia na 17ª Festa do Cinema Francês. A partir de dia 27 de Outubro estará em exibição um pouco por todo o país, aquele que é o escolhido pelo Canadá para representar o país na corrida ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. A obra de Dolan teve a sua estreia mundial no Festival de Cannes, onde ganhou o Prémio do Júri e tem um elenco de luxo: Marion CotillardGaspard Ulliel, Léa SeydouxVincent Cassel ou Nathalie Baye. O filme baseado na peça homónima de Jean-Luc Lagarce conta-nos a história de Louis (Gaspard Ulliel), um escritor com uma doença terminal que volta para casa depois de muito tempo ausente para avisar a sua família de que está a morrer.

Doctor Strange

Protagonizado por Benedict Cumberbatch e com a chancela da Marvel Studios, Doctor Strange é história do brilhante – mas egocêntrico e egoísta – cirurgião que após um acidente perde a capacidade de operar e ganha poderes aprendendo com uma eremita nos Himalaias. O filme conta ainda com nomes como Rachel McAdams, Mads Mikkelsen, a já referida Tilda Swinton ou Chiwetel Ejiofor.

Estreias a 17 de Novembro

Elle

A fantástica Isabelle Huppert é Michelle, uma mulher que gere a sua empresa e a sua vida privada com pulso de ferro. Um dia, Michelle é agredida por um desconhecido em sua casa. Os dois entram num excitante mas perigoso jogo que se pode descontrolar a qualquer momento. Realizado por Paul Verhoeven, o filme foi aclamado pela critica no Festival de Cannes deste ano.

American Honey

Um dos filmes mais aguardados do ano, American Honey vai também estar em antestreia no Lisbon & Estoril Film Festival. O filme da realizadora inglesa Andrea Arnold conquistou a crítica e o júri de Cannes, acabando por vencer o Prémio do Júri. American Honey rompe convencionalismos de forma selvagem e revigorante dando espaço ao físico, ao contacto e ao choque neste coming-of-age/road movie com Sasha Lane e Shia LaBeouf nos principais papéis.

Fantastic Beasts and Where to Find Them

O spin-off da saga Harry Potter tem também estreia marcada para esta altura. Com Eddy Redmayne no papel do escritor Newt Scamander, que chega à cidade de Nova Iorque com a sua mala onde habitam criaturas fantásticas do mundo da magia.

Gimme Danger

Também em antestreia no Lisbon & Estoril Film Festival, o aguardado documentário de Jim Jarmush sobre a icónica banda The Stooges estreia logo depois nas salas de cinema em Portugal.

Estreias a 24 de Novembro

Animais Nocturnos

A ser exibido na Sessão de Encerramento do Lisbon & Estoril Film Festival 2016 no dia 13 de Novembro, o novo filme de Tom Ford, Nocturnal Animals, acompanha o drama de Susan Morrow (Amy Adams), uma negociante de arte que recebe um manuscrito do seu ex-marido Tony Hastings (Jake Gyllenhaal). Gyllenhaal dá corpo a um escritor profundamente afectado pela sua tragédia familiar e que é narrada na obra cinematográfica de FordNocturnal Animals é um thriller violento que tem como base narrativa a peça de teatro Tony & Susan, do norte-americano Austin Wright. O novo filme de Tom Ford recebeu o Grande Prémio do Júri no Festival de Veneza e foi bastante elogiado pela crítica especializada no Festival de Cinema de Toronto.

Hell or High Water

Escrito por Taylor Sheridan (Sicario), Hell or High Water é um dos filmes mais aguardados por nós para estes próximos tempos. Com Jeff Bridges, Chris Pine e Ben Foster como os nomes mais conhecidos do elenco, o filme traz-nos a história de um pai divorciado que juntamente com o seu irmão mais velho embarcam num esquema para tentar salvar o rancho da família.

I, Daniel Blake

Palma de Ouro do Festival de Cannes, o filme de Ken Loach promete ser um dos acontecimentos cinematográficos do ano, no nosso país. Daniel Blake (Dave Johns), de 59 anos, trabalhou como marceneiro durante a maior parte da sua vida, em Newcastle. Agora, e pela primeira vez, precisa de ajuda do Estado. O seu caminho cruza-ze com o de Katie, mãe solteira, e as suas duas crianças, Daisy e Dylan. Para escapar à vida numa residência para sem-abrigo em Londes, a única hipótese de Katie foi a de aceitar um apartamento numa cidade que ela desconhece, a 300 milhas de distância. Daniel e Katie encontram-se na terra de ninguém, apanhados pela burocracia da Segurança Social…

https://youtu.be/i_f0GAbYs1E

Nota: Os filmes I, Daniel Blake e Hell or High Water irão estrear entre o final do mês de Novembro e início de Dezembro, segundo as datas disponibilizadas pelas distribuidoras nos seus respectivos sites, pelo que ainda não é capaz de se avançar com a data em concreto. Ademais, todas as datas referidas no artigo tiveram como fonte os sites das distribuidoras e são passíveis de ser mudadas.

 

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados