O Motelx já começou e o terror regressou ao Cinema São Jorge com ‘The Nun’

por Sandro Cantante,    5 Setembro, 2018
O Motelx já começou e o terror regressou ao Cinema São Jorge com ‘The Nun’
“The Nun” (2018), de Corin Hardy
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O Motelx, festival internacional de cinema de terror de Lisboa, regressou à capital para a sua 12.ª edição e quem passe até ao dia 9 de Setembro em frente ao Cinema São Jorge não tem como lhe ficar indiferente. Vários grupos de pessoas juntam-se na entrada do cinema, aguardando pela sessão de abertura, que este ano ficou a cargo de “The Nun”, spinoff do “Conjuring 2”, realizado por Corin Hardy. Este marca, também, um regresso ao terror mais tradicional no arranque do festival, depois da passagem por um género mais soft na abertura da edição passada, com “Super Dark Times”.

Antes do início da sessão, algumas freiras caracterizadas passeavam por um São Jorge que, apesar de tudo, se mostra este ano um pouco mais despido do que em edições passadas. Os objectos e cenários mais macabros que há um ano se podiam encontrar até nas casas de banho, deram este ano lugar aos usuais cartazes relativos aos filmes que serão exibidos. Pouco incomodados com este facto estão os visitantes do Motelx que formam filas intermináveis um pouco por todo o lado. De outro modo não podia ser, dado que tanto a sessão de abertura como o filme que foi exibido em paralelo na Sala 3, “Liverleaf”, do japonês Eisuke Naito, se encontravam completamente esgotados.

“The Nun” (2018), de Corin Hardy

A equipa do Motelx deu início à sessão com a habitual apresentação da edição. Este ano uma das principais novidades está relacionada com o elevado número de realizadores que marcam presença para apresentarem os respectivos trabalhos, com especial destaque para o criador de “Saw” e “Insidious”, Leigh Whannell, que também realizará uma masterclass acerca das suas principais obras. Importa também sublinhar o facto de, este ano, pela primeira vez, dois filmes de cunho português constarem na corrida para o prémio Méliès D’Argent para longas-metragens de terror: “Inner Ghosts” (Paulo Leite) e “Mutant Blast” (Fernando Alle).

Edição nova significa também um novo vídeo promocional, mais uma vez resultado da parceria do festival com a Take It Easy. Desta vez este transporta-nos para a idade média e os principais protagonistas são os esqueletos, um de muitos seres sobrenaturais que alimenta o imaginário dos filmes de terror. A verdade é que, independentemente dos protagonistas, o Motelx regressa mais uma vez com a promessa de encher as salas do Cinema São Jorge por diversas vezes, dando as boas vindas ao terror com os braços abertos. Resta-nos a nós, como tantos o fizeram ao longo da abertura do festival, agradecer pelo trabalho realizado por um festival que já se tornou uma referência muito além das fronteiras nacionais.

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