O encantador Bairro da Malasaña, em Madrid

por Pedro Fernandes,    15 Novembro, 2018
O encantador Bairro da Malasaña, em Madrid
Bairro da Malasaña, em Madrid
PUB

O bairro da Malasaña, em Madrid, situado entre a incontornável Gran Vía e a rua Carranza, é um dos lugares mais criativos e animados da cidade. Uma zona única que atrai muitos locais e estrangeiros curiosos.

Inicialmente conhecida como Bairro das maravilhas, nome que provém do Convento de las Carmelitas e da sua imagem da Nossa Senhora das Maravilhas. O nome actual é inspirado em Manuela Malasaña, cuja lenda diz que morreu durante o Levantamento de 2 de Maio de 1808, tentando ajudar o seu pai a carregar a munição. Existe uma outra versão que descreve que Malasaña morreu numa tentativa de atacar os soldados franceses quando estes estavam a tentar aproveitar-se dela. A jovem de 17 anos ficou conhecida como uma heroína e daí vem a homenagem do histórico Bairro.

Antigo, mas moderno, percorrendo as suas ruas fica a impressão de cor, de música, de ritmo, de conversas,  de gargalhadas… este é um lugar onde se sentem as pequenas coisas da vida. Somos pessoas e estamos aqui uns com os outros a partilhar esta experiência de viver. Aqui sentimos o oposto da Gran Vía. Não encontramos as típicas lojas ou marcas a venderem os seus produtos seguindo as normas muito evidentes da gestão. Em Malasaña o que importa são as pequenas lojas, bares com interiores distintos, cafés vintage, lojas de roupa antiga, lojas onde se vende roupa ao quilo, livrarias em segunda mão, pequenos mercados, restaurantes pequenos pouco luxuosos mas com uma oferta diversa, etc. Os graffitis são outro elemento com presença forte. Pelas ruas deste bairro podemos encontrar vários, uns alusivos ao ser humano, outros de animais ou símbolos. Há ainda, versos escritos em algumas paredes com mensagens simples mas alusivas à sociedade em que vivemos. Uma das mais famosas diz “Sempre teremos Malasaña” numa referência a uma frase conhecida do filme Casablanca.

O Bairro da Malasaña tem ainda ruas estreitas e animadas e são uma excelente opção para quem quer fugir um pouco a zonas de arquitectura mais clássica e equilibrada como em Madrid. Um dos lugares de destaque é a Plaza del Dos de Mayo, que pode ser visto como o centro deste Bairro, que homenageia a batalha que lhe dá nome. Obviamente, existe a rua Malasaña onde temos o Teatro Maravilhas. Outra praça importante com boas conexões é a Plaza San Ildefonso onde tem um mercado com o mesmo nome que oferece um bom lugar para comer uma tapa acompanhada de bebida. Esta zona, marcada por uma forte densidade cultural e artística, conta também com dança e concertos ao vivo pelas ruas em algumas ocasiões. Muitas vezes, descrita como uma zona de hipsters, é normal encontrar pessoas vestidas de todos os tipos de moda, recentes ou antigas.

Este é um dos lugares que encanta de Madrid. Certamente, não agrada a toda a gente, por exemplo quem viver ali deve ter alguns problemas com o barulho. No entanto, ninguém fica indiferente a uma zona com um carácter tão forte e criativo.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados