Comunidade Cultura e Arte
No Result
View All Result
  • CINEMA
  • TV
  • MÚSICA
  • LIVROS
  • ARTES
  • SOCIEDADE
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
    • CRÍTICAS
    • CRÓNICAS
  • CINEMA
  • TV
  • MÚSICA
  • LIVROS
  • ARTES
  • SOCIEDADE
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
    • CRÍTICAS
    • CRÓNICAS
No Result
View All Result
Comunidade Cultura e Arte
No Result
View All Result

O doom bem entranhado em ‘King of Cowards’, dos Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs

por João Horta
9 Outubro, 2018
em Críticas, Música
O doom bem entranhado em ‘King of Cowards’, dos Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs

Capa de King of Cowards

Os Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs (Pigs x7) são cinco homens oriundos da nebulosa cidade de Newcastle, em Inglaterra. E os Pigs repetem-se sete vezes porque “basta pesquisar pelo número sete no Google”, justificou o vocalista Matt Baty. São uma banda peculiar, vestem-se tanto de rock ‘n’ roll, como de imprevisibilidade hooligan, mas é em cima do palco que executam uma detonação doom sem precedentes. King of Cowards é o mais recente álbum.

Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs

Foi em 2013, através de The Wizard and the Seven Swines, um álbum dividido com os escoceses The Cosmic Dead, que os Pigs x7 se deram a conhecer na cena doom psych europeia. Nos últimos dois anos, a banda de Newcastle apresentou Feed the Rats e encheu palcos com actuações incendiárias, incluindo a passagem pela Galeria Zé dos Bois, em Setembro. Agora, os Pigs x7 voltam à esfera da Rocket Recordings para se afirmarem definitivamente pela mão do segundo disco, King of Cowards.

O quinteto britânico não se move por riffs pantanosos ou baterias longínquas, não é doom lamacento, apesar das secções rítmicas rastejarem por detrás das vozes distantes de Matt Baty. Se Feed the Rats está longe de todos estes ingredientes, King Of Cowards também não é diferente. Contudo, não deixa de acrescentar pormenores interessantes, sem se demarcar de uma identidade sonora cada vez mais vincada.

O single “Cake of Light” levantou o primeiro véu: não é uma cantiga explosiva e não se enche de brutalidade como as restantes, mesmo que se eleve em bpm’s; as guitarras soam limpas e a voz brutesca de Baty está mais perto dos nossos ouvidos. A faixa inaugural, “GNT”, chega através de feedback e uma tensa linha de baixo, mas não perde tempo nem andamento até rebentar numa explosão de baterias e riffs destruidores. As primeiras notas de “Shockmaster” indiciam tiques áridos de stoner semelhante ao praticado pelos intemporais Sleep: compassos vagarosos, baixo gigantesco e vozes evocativas. Uma prática coerente que, apesar de cair a pique em “A66”, se vai construindo de tema para tema, culminando nos berros em ‘adágio’ de “Cloamer”.

É possível que, em King of Cowards se encontrem muitas semelhanças com Feed the Rats. A estrutura trabalhada por Pigs x7 é estanque, pouco imprevisível, habitualmente repetitiva, bem ao género doom/stoner; no entanto, garantem uma trademark essencial que nunca chega a ser massacrante ou inaudível, mas está assente na principal arma do grupo: as vozes gritantes e indecifráveis. Apesar de não ter rasgos de genialidade, King of Cowards é um album avassalador. Já o título sugestivo (Feed the Rats também o é) fica ao critério do panorama social e político mundial.

Se quiseres ajudar a Comunidade Cultura e Arte, para que seja um projecto profissional e de referência, podes apoiar aqui.


Deixa o teu comentário, aqui:

Tags: King of CowardsMatt BatyPigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs PigsRocket Recordings

Artigos Relacionados

Sem conteúdos disponíveis

Assina a nossa Newsletter

Recebe em primeira mão, todas as novidades da Comunidade Cultura e Arte

Os mais Populares

“Deus Cérebro”. RTP1 estreia série documental sobre o cérebro humano

“Deus Cérebro”. RTP1 estreia série documental sobre o cérebro humano

7 Janeiro, 2021
Nick Cave: “São os artistas que vão para lá das fronteiras socialmente aceites e que nos trarão novas ideias sobre o que significa estar vivo”

RTP2 exibe concerto de Nick Cave & The Bad Seeds na Royal Arena de Copenhaga

21 Janeiro, 2021
Presidenciais 2021

Presidenciais 2021

15 Janeiro, 2021
Dino D’Santiago, Sara Tavares e Mayra Andrade assinam petição para que seja feita nova versão portuguesa de “Soul”

Dino D’Santiago, Sara Tavares e Mayra Andrade assinam petição para que seja feita nova versão portuguesa de “Soul”

2 Janeiro, 2021

Sobre a Comunidade Cultura e Arte

A Comunidade Cultura e Arte tem como principal missão popularizar e homenagear a Cultura e a Arte em todas as suas vertentes.

A Comunidade Cultura e Arte procura informação actual, rigorosa, isenta, independente de poderes políticos ou particulares, e com orientação criativa para os leitores.

ver mais

Segue-nos no Facebook

Segue-nos no Instagram

Seguir

  • 253
    Apoia-nos pelo Patreon  Segue pelo link das nossas stories ou da nossa bio  Se tiveres du  vidas envia-nos uma mensagem
  • 2.5k
    A Billie Eilish e a Rosal  a juntaram-se num novo single   Lo Vas A Olvidar   J   ouviram
  • 1.4k
    Ontem foi o dia mundial do abrac  o  Este dia foi criado por Kevin Zaborney e foi comemorado pela primeira vez em 1986  nos EUA   Sa  o dias complicados para abrac  os mas quem os puder dar que os de   e que os valorize ainda mais    Filme     L ami de mon amie     1987  Realizado por  Eric Rohmer
  • 3.6k
    Filme     Pr  nom Carmen     1983  Realizado por  Jean-Luc Godard
  • 569
    Um pensamento poli  tico         Antes de tudo  Eu vou votar  Considero o voto seguro  e considero a democracia a maior conquista da nossa civilizac  a  o  Com ma  scara  dista  ncia e lavagem de ma  os  sinto que me estou a proteger e a respeitar os demais          Cro  nica do me  dico Gustavo Carona      Le   o texto completo no nosso site
  • 560
    Um partido    anti-sistema    com 22    portugueses de bem    que s  o alguns dos piores que temos no sistema         Recentemente  fiquei a saber que o Andr   Ventura    de longe o candidato   s presidenciais mais categoricamente rejeitado pelos portugueses inquiridos numa sondagem do Jornal de Not  cias  Nenhum outro candidato    encarado com tamanha rejei    o  65    Sinceramente  n  o estou admirado  H   dois dias falava com uma senhora de 76 anos que o descrevia como    um trafulha     Nas conversas que tenho tido com outros populares  incluindo os menos politizados  fiquei com a sensa    o de que  regra geral  as pessoas desconfiam que ele    um charlat  o  algu  m que n  o    de confian  a          Cr  nica de Jo  o Pedro Martins      L   o texto completo no nosso site      Matthew Ansley   Unsplash
  • 645
    Esta  s na linha da frente no combate a   pandemia  Envia-nos o teu testemunho        Ilustrac  a  o de Vanessa Santos   vanessa s illustration
  • 606
    Sobre a actual transpare  ncia da tolice ou do politicamente imbecil     Longe va  o os tempos em que o senso comum significava um conhecimento que ainda possui  a uma candura inge  nua  A necessidade de consta  ncia de uma cade  ncia vital cuja vida pra  tica  desde sempre  perpetuou  fez com que homens e mulheres anexassem ao suor do seu labor  a necessidade de um dispositivo psicolo  gico autopacificador          Cro  nica de Cla  udio Azevedo  professor de filosofia     Le   o texto completo no nosso site
  • Sobre a CCA
  • Privacidade & Cookies
  • Apoiantes
  • Parceiros
  • Fala Connosco Aqui

CCA 2019 © Todos os direitos são reservados.

No Result
View All Result
  • CINEMA
  • TV
  • MÚSICA
  • LIVROS
  • ARTES
  • SOCIEDADE
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
    • CRÍTICAS
    • CRÓNICAS

CCA 2019 © Todos os direitos são reservados.