Novo livro de Ken Follett, “Never”, chega às livrarias portuguesas este ano

Fotografia de Florencia Viadana / Unsplash

O título, Never, marca-o como uma novidade face aos seus romances históricos de grande sucesso, com a ação a decorrer no presente. O novo livro de Ken Follett será publicado a 9 de novembro nos EUA e RU, e a 17 do mesmo mês em Portugal. 

O livro conta a história de uma crise global que ameaça o despoletar de uma Terceira Guerra Mundial, deixando em aberto se a guerra vai ou não acontecer até à última página. Mais do que um thrillerNever é rico em detalhes autênticos, do escaldante coração do deserto do Saara até às mais secretas teias de poder das principais capitais mundiais. 

Sobre a origem do livro, Ken Follett explica: «Quando estava a fazer a pesquisa para o livro A Queda dos Gigantes, fiquei chocado ao perceber que a Primeira Guerra Mundial foi uma guerra que ninguém queria. Nenhum líder europeu em nenhum dos lados queria que acontecesse. Mas os imperadores e primeiros-ministros, um a um, tomaram decisões – lógicas, decisões moderadas – e cada uma deu um pequeno passo em direção ao maior conflito que o mundo já conheceu. Fiquei a acreditar que foi tudo um trágico acidente. E então questionei-me: poderia voltar a acontecer?».

Na sua carreira de mais de 40 anos, Follett desafiou as expetativas por duas vezes e em ambas com resultados triunfantes. Numa época em que seria invulgar o herói de um thriller ser uma mulher, publicou O Buraco da Agulha (em Portugal, como todos os livros do autor, no catálogo da Editorial Presença), uma história de espionagem em tempo de guerra cuja protagonista é uma jovem dona de casa com um filho de quatro anos. Depois de dez anos a escrever thrillers, Follett agitou novamente o mundo literário com o romance histórico sobre a construção de uma catedral na Idade Média – Os Pilares da Terra, que vendeu mais de 27 milhões de exemplares em todo o mundo.

Se quiseres ajudar a Comunidade Cultura e Arte, para que seja um projecto profissional e de referência, podes apoiar aqui.

Exit mobile version