Nova série de Raoul Peck investiga o colonialismo europeu, da América à África, e expõe o seu impacto na sociedade actual

por Comunidade Cultura e Arte,    30 Março, 2021
Nova série de Raoul Peck investiga o colonialismo europeu, da América à África, e expõe o seu impacto na sociedade actual
Raoul Peck durante as gravações de “Exterminate All The Brutes”
PUB

Da HBO Documentary Films, “Exterminate All The Brutes”, do aclamado cineasta Raoul Peck (“I Am Not Your Negro”, “Sometimes in April” da HBO), é uma série de quatro partes que oferece uma viagem visualmente cativante no tempo até aos momentos mais sombrios da humanidade, oferecendo uma ampla investigação profunda dos aspetos exploradores e genocidas do colonialismo europeu, da América à África, e o seu impacto na sociedade atual — desafiando o público a repensar a própria noção de como a história está a ser escrita.

Enquanto escritores, criadores, cineastas, não temos escolha a não ser tentar refletir sobre as nossas sociedades e fazer algum tipo de análise delas da melhor maneira que pudermos”, diz Raoul Peck e acrescenta que “como artistas, precisamos de quebrar os limites da nossa arte”.

A série é baseada em três obras de autores e estudiosos — “Exterminate All the Brutes” de Sven Lindqvist, “An Indigenous Peoples’ History of the United States” de Roxanne Dunbar-Ortiz e “Silencing the Past” de Michel-Rolph Trouillot — “Exterminate All The Brutes” revisita e reformula o significado profundo do genocídio dos nativos americanos e da escravidão americana, e as suas implicações fundamentais para o nosso presente.

“Exterminate All The Brutes”

A série junta um documentário rico e material de arquivo, bem como animação dinâmica e cenas interpretativas com guião, e tem como objetivo contar uma narrativa arrebatadora na qual a história, a vida contemporânea e a ficção estão totalmente interligadas. Peck rompe cuidadosamente as convenções formais e artísticas cinematográficas, combinando livremente conteúdo com e sem guião.

As partes do guião, escritas por Peck, são produzidas ao longo da série e juntas criam um enredo onde a realidade e a ficção estão dramaticamente entrelaçadas numa história de várias camadas. Josh Hartnett (“Pearl Harbor”, “Cercados – Black Hawk Down”) desempenha o papel principal nas partes que têm guião. A série inovadora oferece uma narrativa contrária à história eurocêntrica branca, desde as cruzadas do século 12 até à presidência de Donald Trump.

“Exterminate All The Brutes” estreia a 8 de abril, na HBO Portugal, com dois episódios consecutivos, ficando os dois episódios finais disponíveis a 9 de abril. Esta série é produzida pela Velvet Film. Para além de escrever e realizar a série, Raoul Peck é também produtor executivo, ao lado de Rémi Grellety. Para a HBO, a produtora sénior é Sara Rodriguez, e os produtores executivos são Lisa Heller e Nancy Abraham.

https://www.youtube.com/watch?v=g37YqLD0BSg

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados