Margaret Atwood vai continuar “The Handmaid’s Tale”

por Comunidade Cultura e Arte,    28 Novembro, 2018
Margaret Atwood vai continuar “The Handmaid’s Tale”
Margaret Atwood / Fotografia de Los Angeles Times
PUB

Margaret Atwood anuncia novo livro: “The Testaments”.

A escritora canadiana Margaret Atwood anunciou, nesta quarta-feira, que o livro “The Handmaid’s Tale (publicado em Portugal pela Bertrand Editora) terá uma continuação já em Setembro de 2019. A história, lançada originalmente em 1985, teve recentemente grande popularidade, ganhando inclusive oito prémios Emmy e 2 Globos de Ouro, após a adaptação da obra para televisão pelo serviço de streaming Hulu.

Em “The Handmaid’s Tale” há um grupo fanático que transforma os Estados Unidos na república de Gilead e onde é instalado um regime totalitário baseado em leis do antigo testamento que retiram os direitos às minorias e às mulheres.

A continuação, intitulada de “The Testaments” (em inglês), acontece 15 anos depois do final do primeiro livro e três personagens femininas vão narrar a história. “Tudo o que vocês já perguntaram sobre Gilead e sobre o seu funcionamento interno é inspiração para este livro. Bom, quase tudo! A outra inspiração é o mundo em que vivemos hoje”, disse Margareth num comunicado divulgado pela editora britânica Penguin.

Série “The Handmaid’s Tale”, da autoria de Bruce Miller

Uma das inspirações de Atwood, para criar a história base de “The Handmaid’s Tale”, o pesadelo que é a República de Gilead, foi o que aconteceu na Argentina nos anos 70: durante a ditadura militar da argentina, que durou 7 anos, de 1976 a 1983, centenas de mulheres grávidas, que estavam na resistência ao regime, foram presas e os seus companheiros foram mortos. Já as futuras mães foram mantidas vivas até darem à luz. Depois, os recém-nascidos eram, então, entregues a famílias de militares que tinham dificuldades em terem filhos, enquanto isso as mães eram executadas nos centros clandestinos onde estavam presas.

Recentemente, Margaret Atwood esteve em Portugal, para participar no Fórum do Futuro, no Porto. A escritora foi convidada para falar sobre a forma como os mitos influenciam a sua obra, que aborda temas como o género, sexualidade, identidade, linguagem, crenças, ordens sociais ou ecologia.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados