Maratona da Saúde. Estima-se que as doenças raras afetem cerca de 800 000 portugueses, com muitos casos ainda por diagnosticar

por Comunidade Cultura e Arte,    23 Outubro, 2020
Maratona da Saúde. Estima-se que as doenças raras afetem cerca de 800 000 portugueses, com muitos casos ainda por diagnosticar
Fotografia de Christina Victoria Craft / Unsplash
PUB

A Maratona da Saúde regressa com a 7ª Edição, depois do seu adiamento devido à covid-19. Este ano, o evento é dedicado às Doenças Raras num espetáculo solidário emitido em direto na RTP 1 e RTP Internacional, no dia 30 de outubro, das 10h às 13h e das 15h às 17h30.

A maratona televisiva tem como objetivo sensibilizar para estas doenças e incentivar o movimento solidário por parte da sociedade civil. O evento será centrado na importância dos avanços clínicos e científicos na área das doenças raras, com o propósito de angariar fundos para financiar a investigação biomédica de excelência em Portugal, através dos Prémios Maratona da Saúde.

Este evento, apresentado por Jorge Gabriel e Tânia Ribas de Oliveira, contará com a presença de pacientes, médicos, cientistas, parceiros da iniciativa e será aliado ao entretenimento com muitas figuras da RTP e músicos que animarão este dia solidário durante toda a emissão. As vencedoras dos Prémios Maratona de Saúde para a Investigação em Cancro, Maria do Carmo da Silva Pereira (Categoria Sénior), da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Adriana Sanchés Danés da Fundação Champalimaud (Categoria Júnior), financiadas com os donativos angariados na edição passada também irão participar nesta maratona solidária para explicar como será aplicado o financiamento que receberam dos portugueses.

As cientistas premiadas juntam-se assim aos restantes 13 cientistas já financiados com os Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica, que na sua totalidade já contribuíram com 340 mil euros para a ciência em várias áreas da saúde em Portugal.

Estima-se que as doenças raras afetem cerca de 800 000 portugueses, com muitos casos ainda por diagnosticar. Segundo Gonçalo Reis, Presidente da RTP, “a Maratona da Saúde tem vários méritos: lança consciência sobre temas de saúde, de qualidade de vida e de combate às doenças; (…) e por fim reúne fundos que são aplicados, ano após ano, na investigação biomédica, no combate à doença e a favor da saúde.

As edições anuais da Maratona da Saúde consistem em múltiplas iniciativas de sensibilização organizadas em todo o país e culminam num dia solidário emitido em direto na RTP 1 e RTP Internacional durante uma maratona televisiva de várias horas. Este projeto só é possível em Portugal graças ao apoio de todas as entidades que se associam à Maratona da Saúde, entre os quais a RTP, a Fundação Altice Portugal, o Instituto Gulbenkian de Ciência, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Janssen, a Cev Fiscalidade, a Creative Minds, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Vieira de Almeida, Sanofi, Roche, Alnylan, Pfizer, Biomarin, Recordati Rare Diseases, Ciência Viva, Creating Health, Lysocil e várias associações de doentes e sociedades médicas.

Os donativos à Maratona da Saúde podem ser realizados através de chamadas de valor acrescentado para o 761 20 60 90 (0,60€+IVA) ou do IBAN: PT50 0035 0413 00044189730 73 BIC SWIFT: CGDIPTPL. Esta linha de valor acrescentado não estará ativa fora de Portugal. Todavia, a comunidade portuguesa no estrangeiro poderá continuar a apoiar a Maratona da Saúde através do IBAN PT50 0035 0413 00044189 730 73, da App e do website da Maratona da Saúde.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.