Leopardo Filmes distribui em Portugal filmes de Hamaguchi e Maria Speth, premiados no festival de Berlim 2021

por Comunidade Cultura e Arte,    5 Março, 2021
Leopardo Filmes distribui em Portugal filmes de Hamaguchi e Maria Speth, premiados no festival de Berlim 2021
“Wheel of Fortune and Fantasy”, do cineasta japonês Ryusuke Hamaguchi
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Acabam de ser anunciados os prémios da 71.ª edição da Berlinale, que este ano decorreu on-line. Dois dos filmes premiados na Selecção Oficial em Competição, o Grande Prémio do Júri, Wheel of Fortune and Fantasy, do cineasta japonês Ryusuke Hamaguchi, e o Prémio Especial do Júri, Herr Bachmann und seine Klasse, da cineasta alemã Maria Speth, foram adquiridos pela Leopardo Filmes para distribuição em Portugal.

O novo filme de Hamaguchi, de quem a Leopardo já distribuíra Happy Hour / Hora Feliz (2015) e Asako 1 & 2 (2018), é composto por três histórias: um inesperado triângulo amoroso, uma armadilha de sedução falhada e um encontro que resulta de um mal-entendido – um delicioso tríptico sobre o amor no Japão moderno, entre o imprevisível e as coincidências.

Herr Bachmann und seine Klasse, de Maria Speth, de quem a Leopardo Filmes também distribuíra Madonas (2007), o seu primeiro filme, é um documentário (a la Wiseman, como referiram algumas publicações), inspirador, belíssimo e tocante sobre o professor de uma turma do ensino básico com alunos filhos de imigrantes, entre os 12 e os 14 anos, provenientes de várias culturas.

Para além destes títulos, a Leopardo Filmes distribuirá também dois outros filmes da Selecção Oficial em Competição: Albatros, do francês Xavier Beauvois, com Jérémie Renier e Marie-Julie Maille, um filme depurado sobre um jovem polícia numa pequena cidade na Normandia que vê a sua vida virada do avesso quando mata acidentalmente um criador de gado seu amigo que ameaça cometer suicídio, e Memory Box, da dupla de artistas e realizadores libaneses Joana Hadjithomas e Khalil Joreige, em que as histórias pessoais se misturam com as memórias, e fazem ressurgir feridas e segredos. Utilizando com subtileza os “arquivos” (cadernos, fotografias, cassetes e postais de Joana Hadjithomas), como “madalenas” proustianas que fazem reemergir os episódios dos anos de guerra civil no Líbano.

Para já, ainda não se sabe quando estreiam os filmes nos cinemas portugueses.

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