Já há em Portugal uma licenciatura em Gestão Sustentável das Cidades

por Liliana Pedro,    15 Abril, 2019
Já há em Portugal uma licenciatura em Gestão Sustentável das Cidades
Instituto Superior de Educação Tecnológica do Politécnico de Coimbra (ISEC)
PUB

Com o desenvolvimento sustentável a estar na ordem do dia, as universidades começam a traçar um novo caminho para a preservação do ambiente. O Instituto Superior de Engenharia do Politécnico de Coimbra (ISEC) já aderiu a esta tendência.

No presente ano letivo de 2018/2019, criou, pela primeira vez em Portugal, a licenciatura em Gestão Sustentável das Cidades. A grande missão deste curso é dotar os alunos de competências associadas à gestão do meio urbano, reabilitação de infraestruturas e sustentabilidade, bem como aptidões transversais associadas à comunicação, colaboração e trabalho em equipa.

A licenciatura é de três anos e contempla no seu plano de estudos unidades curriculares como “Estudo e comportamento dos solos”, “Infraestruturas de água e saneamento” e “Gestão urbanística”. Os alunos que desejam ingressar têm que fazer apenas uma prova: Geografia, Geometria Descritiva ou Matemática. Em 2018, a média de entrada foi de 11,7 valores.

Cláudia Sousa, 19 anos, é das primeiras alunas a constar na lista de colocações do curso. “A verdade é que as pessoas têm a mente mais enriquecida em relação à sustentabilidade e a minha licenciatura tem como objetivo continuar a espalhar essa mesma mensagem. Nós pensamos gerações futuras.” E é a pensar no futuro das gerações que Cláudia Sousa e a colega de curso Luana Mota, 19 anos, vão representar o ISEC no concurso Euroweek 2019, na República Checa, com o projeto “Pegada Ecológica”, uma aplicação móvel para ajudar os utilizadores a reduzirem a sua pegada ecológica.

Para mais informações, consulte o site do ISEC aqui.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados