Já é possível simular o tratamento de Covid-19 em pacientes virtuais

por Comunidade Cultura e Arte,    19 Março, 2020
Já é possível simular o tratamento de Covid-19 em pacientes virtuais
PUB

Como resposta à situação extraordinária em que vivemos, a Take The Wind, empresa criadora da plataforma Body Interact – simulador de pacientes virtuais com vista ao desenvolvimento do raciocínio clínico e tomada de decisão – está a disponibilizar cenários clínicos com pacientes virtuais suspeitos do novo coronavírus para uso gratuito e ilimitado por estudantes e profissionais de saúde, de forma a optimizar a abordagem clínica e reduzir o erro.

Com base nas fortes medidas de contingência no combate à COVID-19, implementadas nos mais diversos países do mundo, os profissionais de saúde estão sob elevada pressão para diagnosticarem e tratarem de forma eficiente e célere pacientes com sinais e sintomas suspeitos.

Como resposta a esta situação extraordinária, a Take The Wind (TTW), empresa criadora da plataforma Body Interact – simulador de pacientes virtuais com vista ao desenvolvimento do raciocínio clínico e tomada de decisão – está a disponibilizar cenários clínicos com pacientes virtuais suspeitos do novo coronavírus para uso gratuito e ilimitado por estudantes e profissionais de saúde.

Os cenários estão disponíveis neste link.

“Ajudar quem está na primeira linha dos cuidados de saúde e saber atuar com precisão, eficácia e segurança perante um paciente suspeito de COVID-19” foi a principal razão que levou a empresa portuguesa TTW a desenvolver, em tempo recorde, um cenário de treino virtual onde se pode simular as várias abordagens terapêuticas, tendo em conta a sua casuística sem o receio de errar, dando a possibilidade de praticar o número de vezes que forem necessárias para uma assimilação mais rápida e eficaz do conhecimento.

O CEO da TTW, Pedro Pinto, explica que “como empresa líder mundial na simulação digital com pacientes virtuais, é sua responsabilidade social fornecer cenários de treino para ajudar os profissionais de saúde no esforço colossal que estão a realizar para debelar a pandemia, onde os requisitos de segurança individual e dos pacientes são muitos elevados. Esta situação irá agudizar-se à medida que forem convocados para o terreno profissionais de áreas clínicas muito diferentes, o que requer um esforço adicional de coordenação e de formação para assegurar um elevado desempenho e em consonância com as mais recentes orientações clínicas”.

Desenvolvido em cooperação internacional com especialistas de diversos países e sob a coordenação dos médicos Filipe Froes e Tiago Alfaro, especialistas em cuidados intensivos e em medicina respiratória, respetivamente, os cenários clínicos irão acompanhar a constante atualização das orientações clínicas para o tratamento desta patologia.

Adicionalmente, a TTW disponibiliza a sua plataforma Body Interact a todas as escolas de medicina e enfermagem, para que os educadores, em conjunto com os seus alunos, promovam uma prática clínica similar ao contexto real, num regime de aulas online. O sistema integra ferramentas de feedback no final de cada caso clínico, que ajudam o aluno a compreender e refletir sobre a sua abordagem terapêutica, possibilitando ao professor receber informações personalizadas sobre a prestação de cada um dos seus alunos.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados

por ,    25 Novembro, 2021

Nestes últimos dias, navegando pelas redes sociais, tenho encontrado várias pessoas que citam, sem aparente honestidade, as atuais restrições de entrada em certos espaços e eventos, em vigor para quem não possui o certificado de vacinação, comparando-as depois com as restrições de acesso aos espaços para quem não tinha o "certificado de arianismo", ou "Ahnenpaß", na Alemanha Nazi. Este é muito possivelmente o argumento mais dúbio que estas pessoas poderiam partilhar sobre o assunto. Mais facilmente um "reductiu as hitlerum" destes seria usável e instrumentalizável contra negacionistas e opositores de medidas de contenção da pandemia, lembrando que eram precisamente os nazis que defendiam que os elos mais fracos deveriam ser deixados para trás...

Ler Mais