INmusic: O festival que nos levará à Croácia

por Comunidade Cultura e Arte,    14 Junho, 2018
INmusic: O festival que nos levará à Croácia
PUB

Zagreb, na Croácia, está rapidamente a tornar-se um dos sítios obrigatórios na Europa. Os motivos são mais que muitos: os monumentos, a eclética fusão de estilos mediterrânicos e da Europa central e as estórias da História que estão em todas as esquinas. No final do mês de Junho terá ainda outro motivo pelo qual devemos colocar Zagreb nas nossas agendas – o INmusic Festival, que na sua 13.ª edição é já classificado pela imprensa especializada como um dos melhores festivais da Europa.

INmusic Festival © Julien Duval

E, além da cidade de Zagreb e do país em si, o que faz do INmusic o the next big festival na Europa?

Tendo como base o cartaz para este ano, comecemos pelo majestoso Nick Cave, que promete emocionar, mais uma vez, os milhares de pessoas que tiver pela frente. Tomemos, por exemplo, o magnífico concerto que deu no NOS Primavera Sound para nos dar força para irmos até à Croácia. A par de Nick Cave ou David Byrne, teremos Queens of the Stone Age – que, embora o último trabalho não tenha sido tão aclamado como o anterior, são um must-see em palco.

E sabendo que estes são nomes que estiveram ou estarão em palcos portugueses, passemos para os destaques dos artistas que não passarão por cá (que se saiba).

St. Vincent– a eclética e excêntrica artista norte-americana, que domina como poucos a guitarra, irá apresentar Masseducation, o seu 5.º álbum de estúdio e um dos melhores álbuns do ano passado. Promete a excelência de sons jazzísticos, experimentais, electropop, e uma presença sui generis.

Interpol – finda a nostálgica digressão de comemoração dos 15 anos do emblemático Turn on the Bright Lights, os Interpol preparam agora o 6.º álbum de estúdio, Marauder, que será lançado a 24 de Agosto e do qual já se conhece o single de avanço “The Rover.  Não são a banda mais comunicativa em palco, mas a envolvência que criam, a voz grave de Paul Banks e a sonoridade rock da primeira década do milénio faz com que sejam uma das bandas mais ansiadas do festival.

The Kills – não é preciso estarmos com grandes rodeios, um concerto dos The Kills é sempre arrebatador. Alison Mosshart e Jamie Hince trazem na mala o novo single “List of Demands, lançado já este ano, e prometem um concerto, no mínimo, incendiário.

Portugal. The Man – são já nossos conhecidos, mas farão a estreia por terras croatas, onde irão apresentar o magnífico álbum lançado em 2017, Woodstock. Estarão também presentes Bombino, Alice in Chains e Frank Carter & the Rattlesnakes, e várias outras bandas croatas que ainda não conhecemos.

De destacar que o INmusic integra o projecto EuropaVox, um programa europeu totalmente dedicado à diversidade musical na Europa e que apresenta projectos musicais aquém e além fronteiras, selecionados por críticos. Mas nem só de música se alimenta um festival, e o INmusic terá uma diversificada oferta gastronómica, orientada pelo crítico gastronómico Rene Bakalovic, além de uma vastíssima selecção de cervejas pela Craft.

E sim, nós sabemos que a Croácia é longe, mas se quiseres aliar um excelente festival a uma incursão pela história croata, o INmusic pode ser a escolha perfeita para ti. Além do mais, o bilhete para o festival (3 dias) custa apenas 67 euros. Vemo-nos por lá?

Mais informações aqui.

 

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados