Ilustração à Vista arranca na quinta-feira com espectáculo em quatro andares de andaimes

por Conteúdo Patrocinado,    30 Abril, 2019
Ilustração à Vista arranca na quinta-feira com espectáculo em quatro andares de andaimes
PUB

A terceira edição do Ilustração à Vista, organizado pelo 23 Milhas, projecto cultural do Município de Ílhavo, decorre de 2 a 5 de maio, em Ílhavo, Gafanha da Nazaré e Vista Alegre. O festival volta a lançar um orgulhoso leque de propostas que embora partam da premissa da ilustração, são de áreas tão distintas mas conjugáveis como a música, a dança, a performance ou o teatro, havendo ainda lugar para oficinas e exposições.

O evento, que arranca na quinta-feira à noite, assume duas estreias absolutas e mais três nacionais e arranca com um espectáculo, no dia 2, às 21:30, na Praça da Casa da Cultura de Ílhavo, que promete não só alterar o cenário, como agitar a praça e o público.

Num andaime de 9 metros de altura e quatro andares, a companhia francesa Luc Amoros leva à cena, às várias cenas, “La Tortue de Gauguin”, um espectáculo que une a música, a poesia, a ilustração ao vivo e o teatro.

O nome parte da história de uma obra do pintor Paul Gauguin, na carapaça de uma tartaruga viva, algures no arquipélago das Marquesas, na Polinésia Francesa. Consta que a ideia foi contrariar a especulação e a avareza dos vendedores de arte e eternizar uma obra-de-arte numa tela com centenas de anos de esperança média de vida.

Este espectáculo, em que coabitam seis ilustradores, uma atriz e música ao vivo, é uma ode à efemeridade da arte, mas também à magia da criação. Uma plataforma arcaica, o andaime, que parece suportar a mais alta das tecnologias: o ser humano em movimento.

O espectáculo regista a sua estreia nacional na quinta-feira noite, em Ílhavo, repetindo no sábado, à mesma hora, na Praça da Casa da Cultura.

No Ilustração à Vista, destaque ainda para os concertos especiais de Júlio Resende e Orelha Negra, a estreia dos novos espectáculos de Rafael Alvarez e Gustavo Círiaco, e um espectáculo de dança pela arquitectura do Município com a Companhia Instável.

Todo o festival é gratuito e o programa pode ser consultado no site do 23 Milhas (aqui) ou na página de Facebook do Ilustração à Vista (aqui).

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados