Hoje à noite n’O Sótão. Reinventando a herança musical africana com os Nubiyan Twist

por Francisco Espregueira,    19 Março, 2021
Hoje à noite n’O Sótão. Reinventando a herança musical africana com os Nubiyan Twist
Capa do disco
PUB

Liderados pelo produtor e guitarrista Tom Excell, os Nubiyan Twist são um dos principais grupos da cena jazz do Reino Unido, cena essa que explodiu no país e invadiu a Europa nesta última metade da década. Editado pela Strut Records, Freedom Fables é o novíssimo trabalho deste colectivo de talentosos músicos. É também o mais conseguido, adicionando ainda mais valor a uma discografia que já era magnífica. Freedom Fables inclui um conjunto estonteante de colaborações, incluindo uma diversidade de artistas que brilham em diferentes géneros, como Cherise, Pat Thomas, Soweto Kinch ou Ego Ella May. Esta lista de convidados especiais ajuda os nove membros da banda a misturar, com extrema fluidez, diferentes estilos de música do mundo, da soul e do jazz sem descurar uma musicalidade que já lhes é costume.

Os Nubiyan Twist, melhor do que qualquer banda em Londres neste momento, são capazes de juntar a musicalidade de alguns dos maiores instrumentistas africanos de todos os tempos (Mulatu Astatke e Tony Allen colaboraram com eles no passado, por exemplo) às promissoras vozes que nos chegam do Reino Unido. A energia do afrobeat conecta-se com os sons urbanos vindos de Londres, proporcionando uma paisagem sonora única e extremamente bem polida. Freedom Fables não deixa nunca de referenciar os seus heróis. Esses tais que, fora dos grandes círculos de popularidade, reinventaram a música africana. Podemos ouvir toques de broken beat, de hip hop, de highlife, de influências latino-americanas, de jazz e de soul em todas as faixas. É uma viagem que nos leva a lugares inesperados repletos de sentimentos positivos. Disponível em vinil, Freedom Fables é um disco essencial para 2021.

E ainda…

Conexão com Melbourne para introduzir um dos acts que está a explodir por lá. Lá tão longe, os Close Counters preparam-se para lançar um novo EP chamado FLUX, onde continuam a demonstrar total virtuosismo no cruzamento das ondas de house, neo-soul, hip hop e disco. FLUX sai a 26 de Março em vinil e vem com um groove de nível ‘ilegal’.

O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica Hoje à noite n’O Sótão, onde apresenta um novo projecto de música independente; e mensalmente com Álbuns com Pó.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados