Hoje à noite n’O Sótão. O virtuosismo de Kaidi Tatham entre o jazz e a música de dança

por Francisco Espregueira,    7 Abril, 2021
Hoje à noite n’O Sótão. O virtuosismo de Kaidi Tatham entre o jazz e a música de dança
Capa do disco
PUB

Kaidi Tatham é uma espécie de guia espiritual para O Sótão. O seu legado como virtuoso nas teclas e como um verdadeiro inovador na produção musical não é nada menos do que lendário. Tatham foi um dos criadores do movimento broken beat originário do Reino Unido, mas nós gostamos de nos referir a ele como um dos artistas de jazz mais importantes dos nossos tempos. Se o leitor ainda não o conhece, é porque provavelmente a música jazz se tornou aquilo em que era suposto se tornar, depois de Miles Davis e Bitches Brew: um género extremamente diverso e experimental. As ‘experiências’ de Kaidi Tatham abençoaram numerosos projectos: Bugz In The Attic, The Herbaliser e, recentemente, Andrew Ashong (no aclamado Sankofa Season EP, lançado no ano passado). Para além destes, Tatham foi ainda peça importante em trabalhos de artistas como Mulatu Astatke, Slum Village, Amy Winehouse ou Soul II Soul. Se Kaidi Tatham não existisse, O Sótão tampouco existiria. É tão simples quanto isso.

An Insight To All Minds é o seu terceiro álbum completo a título individual, tendo saído na última sexta-feira através da First Word Records. Trata-se do mais recente capítulo de uma discografia que se espalha por imensos EP’s e outros projectos para editoras importantes no universo musical independente, como a 2000Black, a Eglo Records ou a Sound Signature, de Theo Parrish. Os álbuns anteriores de Kaidi Tatham são o complemento perfeito para a escuta de An Insight To All Minds, que junta um sortido dos seus sons de marca. Entramos em territórios de jazz e funk, abraçados pela fluidez dos teclados de Tatham e por uma habilidade de coordenar percussão e baixo de uma forma única e inimitável. Seguindo a receita ecléctica já habitual, leva-nos sem qualquer esforço por sonoridades de samba, de música latino-americana, pelo afro-house e pelo electro-jazz que ele próprio ajudou a recriar ao longo da sua carreira.

Tal como os seus antecessores, An Insight To All Minds encaixa no espaço que está no meio do jazz e da música de dança, expondo com brilhantismo a herança musical afro-britânica. Sem qualquer tipo de compromisso, inovador, sofisticado e profundamente funky. K15, um dos seus verdadeiros herdeiros, define os trabalhos de Kaidi Tatham como uma “fonte inesgotável de inspiração”. E nós pouco mais podemos adicionar a isso. An Insight To All Minds está disponível em vinil, via First Word Records.

E ainda…

Volume no ponto certo para escutar a moçambicana Lenny Waje e o seu debute Acta Non Verba, editado pela SouL FamiLy MusiC há já dois meses. Surpreendente e suave, este é um trabalho com muitíssima ‘onda’ que ainda é completamente desconhecido. O número de escutas nas diferentes plataformas não faz jus, de forma alguma, a qualquer uma das músicas. Produção excepcional, letras que nos puxam pela voz e uma Lenny Waje que deveria estar a rebentar na música lusófona.

O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica Hoje à noite n’O Sótão, onde apresenta um novo projecto de música independente; e mensalmente com Álbuns com Pó.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados