Hoje à noite n’O Sótão. Nas linhas de baixo de vbnd, que lembram D’Angelo ou Snarky Puppy

por Francisco Espregueira,    28 Abril, 2021
Hoje à noite n’O Sótão. Nas linhas de baixo de vbnd, que lembram D’Angelo ou Snarky Puppy
Capa do disco
PUB

vbnd é um promissor baixista e produtor canadiano que lança agora o seu segundo álbum através da editora londrina DeepMatter. Scum Funk, que sucede ao surpreendente Daughter of The Sun, de 2019, é uma incursão muito interessante pelas texturas do jazz, do neo soul e do funk, demonstrando a complexidade desses géneros musicais e os seus efeitos sedutores. Bebendo influências de D’Angelo ou dos Snarky Puppy, vbnd lidera 15 composições cheias de groove complementadas pela musicalidade da talentosa The Soulmate Collective, que participa em todas as faixas de Scum Funk. As produções estão no ponto e as linhas de baixo são hipnoticamente ‘cremosas’.

Scum Funk apresenta-nos arranjos de baixo corajosos, que apoiam teclas animadas e uma percussão sincopada, criando uma estrutura sólida para que as sumptuosas melodias de saxofone e a alma dos vocais venham ao de cima. A aura sincera do álbum é ilustrada no seu nome, incorporando a ideia de que este é um trabalho de pessoal acessível que, simplesmente, anda aí a tocar jazz, funk e lindas canções neo soul. Um trabalho verdadeiramente impressionante, Scum Funk documenta a progressão de vbnd nos últimos dois anos, dominando os grooves, as texturas estilísticas e a sua própria identidade artística, cada vez mais forte e intrigante. Disponível em vinil, este é um projecto que convém não perder — outra edição independente brilhante a sair via DeepMatter.

E ainda…

Alfa Mist já ganhou créditos suficientes para não ser o artista ideal para encabeçar o Hoje à Noite n’O Sótão, dedicado a promover artistas que circulam fora das rotas mais comerciais. No entanto — e porque o seu trabalho é a antítese do que é comercial —, é-nos impossível deixar de lado o novo disco, intitulado de Bring Backs. Após as nove faixas que compõem este projecto, é como se o tempo não tivesse passado por nós, convidando-nos para as profundezas da contemplação e meditação sonora. Disponível em vinil, CD e digital, via Anti-.

O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica Hoje à noite n’O Sótão, onde apresenta um novo projecto de música independente; e mensalmente com Álbuns com Pó.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados