Hoje à noite n’O Sótão. As experiências psicadélicas de Horatio Luna

Capa do disco

Melbourne é uma espécie de Meca para os amantes das experiências sonoras que misturam jazz, soul e música electrónica. O baixista Henry Hicks, também conhecido como Horatio Luna, é um dos músicos mais importantes dessa vibrante cena musical, que explode lá no outro lado do mundo. Depois dos Hiatus Kaiyote se terem tornado reconhecidos internacionalmente, abrindo portas para muitos outros projectos oriundos da cidade, Luna lançou-se como membro fundador dos 30/70 Collective, dando-lhe a possibilidade de mais tarde se apresentar a título individual. Depois dos fantásticos álbuns Yes Doctor e Boom Boom, ambos lançados em 2020, Hicks veste a pele de líder dos The Psychedelic Freaks e edita uma autêntica odisseia sonora para nos levar a explorações inter-galácticas.

Com a curadoria da editora La Sape, Passing Through the Doorways of Your Mind funde, de forma orgânica, texturas de jazz psicadélico com afrobeat, não deixando de se inspirar na época em que Miles Davis lançou álbuns como Bitches Brew ou Live-Evil. Para além de Miles, os The Psychedelic Freaks revisitam também as ondas intemporais deixadas por Fela Kuti, Frank Zappa, Jimmy Hendrix e tantos outros do mesmo período. Passing Through the Doorways of Your Mind é um álbum corajoso. Não só pelo seu carácter experimental, mas também por ser imprevisível em todos os seus instantes. Pode, por vezes, parecer estranho, estridente ou difícil de mastigar. No entanto, isso trata-se de um engodo, pois Luna e os seus parceiros de banda estão sempre prontos para nos virar do avesso com sonoridades que são tão vanguardistas como reminiscentes dos anos ‘70. Disponível em vinil (com uma capa desenhada por Nick Dahlen) e em formatos digitais, nas plataformas habituais.

E ainda…

De Melbourne passamos para Glasgow, para apresentar o debute de Rebecca Vasmant. A música, produtora e DJ escocesa passou os últimos cinco anos da sua vida a curar diversos momentos musicais um pouco por todo o mundo. Para além de um ecletismo assinalável que já conhecíamos, Vasmant demonstra agora todo o seu talento na composição. With Love, from Glasgow é um álbum suave, que nos introduz a alguns dos melhores talentos do jazz da cidade. Também disponível em vinil.

O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica Hoje à noite n’O Sótão, onde apresenta um novo projecto de música independente; e mensalmente com Álbuns com Pó.

Se quiseres ajudar a Comunidade Cultura e Arte, para que seja um projecto profissional e de referência, podes apoiar aqui.

Exit mobile version