Comunidade Cultura e Arte
No Result
View All Result
  • CINEMA
  • TV
  • MÚSICA
  • LIVROS
  • ARTES
  • SOCIEDADE
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
    • CRÍTICAS
    • CRÓNICAS
  • CINEMA
  • TV
  • MÚSICA
  • LIVROS
  • ARTES
  • SOCIEDADE
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
    • CRÍTICAS
    • CRÓNICAS
No Result
View All Result
Comunidade Cultura e Arte
No Result
View All Result

Greta Thunberg, a dogmática

Debate moderno entre cínicos e dogmáticos tem jovem sueca como protagonista

por Diogo Senra Rodeiro
14 Junho, 2019
em Sociedade
Greta Thunberg, a dogmática

Greta Thunberg / Fotografia de Anna Tärnhuvud

O alarido com que esta criança escandinava tem irrompido o discurso público deve fazer todos pensar que afinal de contas talvez esta questão das alterações climáticas pode ser mesmo grave. O que pode então levar a esta transformação na psique da sociedade? Esta é talvez a maior lição de Greta Thunberg.

As suas exigências, deixando-nos de modéstias, são muito parcas. A Ciência (qual ciência, ou qual das ciências?) já alertava para estes perigos há cerca de 50 anos, como Al Gore nos mostrou no seu documentário “An Inconvenient Truth” em 2006. Por isso para aqueles que até agora não sabiam, eu digo que a jovem sueca tem uma importância simbólica. Acima de tudo, questiono ainda, qual é a verdadeira importância de discursar em variados parlamentos nacionais, tendo ido ainda ao mais ineficaz de todos – o Europeu – numa cerimónia onde a tecnocracia europeia demonstrou bem qual o respeito que não tem quer por Greta quer pelo Ambiente, onde quase toda a sala estava ocupada por adultos agarrados aos seus smartphones só para que pudessem em primeira mão registar a efeméride, sendo o resto ocupada por jornalistas, claro. Nem em face de algum nervosismo (natural) da oradora, conseguiram alguns mostrar compaixão revelando o seu rosto para ela e quiçá, esboçar um sorriso. No império da tecnologia o ambiente (como o sentimento) é descartável.

A activista Greta Thunberg e o movimento estudantil Fridays for Future

E é por isso que lhe chamo de dogmática. Greta é inflexível e não dialoga com quem não a percebe. (cf. Channel 4 News) Foi até bem recentemente Zizek que ressalvou esta sua característica, por sobretudo ser uma criança, sendo a sua maior qualidade o seu dogmatismo – “Her autism is part of her magic. At a certain level we need a type of dogmatic approach today.”. Contrastando com a era em que vive, a jovem sueca não é uma cínica; com ela as fundações dos média e da ciência que mentem deliberadamente, morrem (embora apenas simbolicamente também).

Os cínicos originais, os gregos, desconfiavam de tudo, em nome de uma descoberta final – a da parrhesia, a verdade. Esta é uma palavra resgatada por Foucault que na década de 80 nas suas célebres conferências na University of California – Berkeley foi referida vezes e vezes sem conta tendo em conta o uso à época ou mesmo as qualidades psico-sociais que uma pessoa cínica possui. Sloterdijk, na sua Crítica da Razão Cínica (1983) e na mesma década que o francês, denunciou ainda mais o papel atual deste novo tipo psico-social de indivíduo; eles são fundamentais à manutenção do sistema porque todas as suas críticas se envolvem de uma negatividade que passa para eles mesmos, indivíduos que apenas trabalham mesmo que estejam contra o sistema, sendo o seu trabalho a maior afronta aos primeiros cínicos como a si próprios, sendo portanto atores sem capacidade nenhuma de mudança pessoal ou coletiva, nem sequer dotados de imaginação.

Greta Thunberg / Fotografia de Jana Eriksson

No mundo sem religião e que acredita só no que lhe serve os seus interesses, a religião – ou melhor, a reconexão, religio em latim – dela é a Natureza. Ela quer uma religação de todos nós para com a natureza e penso que dada a nossa condição original, é-nos mais inerente do que sabemos! Este é o dogma. Nós e a natureza pertencemos a este lugar, enfatizando a mensagem de outras epistemologias existentes como por exemplo na América Latina onde a natureza é vista como a Mãe de várias tribos; outras perspetivas Sul-Sul são também preponderantes; já não há tempo ou luxo para ser um cínico.

Afinal há uma razão pela qual somos Humanos:

“If there were no such normative truths, nothing would matter, and we would have no reasons to try to decide how to live. Such decisions would be arbitrary. We would not be the animals that can understand and respond to reasons. In a world without reasons, we would act only on our instincts and desires, living as other animals live. The Universe would not contain rational beings.”

― Derek Parfit, On What Matters: Volume Two

Acima disse que a sua importância se reveste de um simbolismo porque até agora, ou se quisermos, desde Paris 2015, nada foi feito. “Mas há coisas a serem feitas!” – excelente! São estas as mudanças que o sistema precisa para que o respeito para com o ambiente seja restaurado? Sim senhor, já reduzi o meu tempo no banho e reciclo, comendo igualmente mais vegetais; concomitantemente, o que é que a Heineken anda a fazer em África? Pegando no exemplo duma empresa multinacional, estacionada numa geografia com condições climáticas intensas que ainda assim, para piorar a situação, explora ainda mais os recursos da região. O impacto dos indivíduos é suficiente para uma mudança? Não. Mas ninguém tem poder sobre as corporações também.

Greta Thunberg com Antonio Guterres e Patricia Espinosa

Caso queiramos ser cínicos e ter boa fé, podemos ver alguma benignidade na presença de multinacionais naqueles territórios, mas sabendo os impactos ambientais, bem como as condições inerentes ao lugar, só um louco (mas não um cínico) é que investiria ali; se formos dogmáticos neste caso também podemos achar que qualquer empreendimento europeu ou americano em África é nefasto (embora o Neocolonialismo e a Extraversão existam). Nenhuma das perspetivas é a correta, porque durante anos que foi abolido do nosso pensamento a possibilidade da verdade. Porque a não ser que uma empresa tenha interesses que por sua vez geram lucro, nenhuma ação é encetada. E não há nenhuma empresa que quer investir nas alterações climáticas – porque não dão lucro (pelo menos imediato) – esta é a verdade.

A revolução verde que precisamos, indo já tarde nos danos causados à nossa casa, não pode nascer só com a Greta, embora fique muito contente que alguém como ela tenha surgido. Com a sueca aprendemos que não há volta a dar. Quando ao Ambiente já chegámos ao momento de ser dogmáticos e de exigir uma mudança. Por isso digo que o que ela exige não é suficiente, sem nenhuma culpa própria, não só porque tem apenas 16 anos e não é uma cientista, pois a mudança deveria ser radical. Esta última palavra parece ser o que impede os que estão no poder de efetuar uma alteração que seja. Ou de fazer convencer os que estão no poder (político, os Governos) de que a abordagem deve ser tão radical que o poder deve voltar ao Estado e não devemos deixar o destino do nosso planeta nas mãos de poucos indivíduos gestores de multinacionais que se regozijam em destruir um planeta ao privar os que mais necessitam de coisas que precisam, e que também, tanto gostam.

Talvez aí a Greta tenha vencido. Mas ela própria precisa de saber esta lição.

Se quiseres ajudar a Comunidade Cultura e Arte, para que seja um projecto profissional e de referência, podes apoiar aqui.


Deixa o teu comentário, aqui:

Tags: ambienteGreta Thunberg

Artigos Relacionados

A biodiversidade enquanto fim ou condicionalismo?

A biodiversidade enquanto fim ou condicionalismo?

por Redacção
25 Dezembro, 2020
0

O incidente na Azambuja chocou a sociedade portuguesa, principalmente pela crueldade das imagens. No entanto, criou também a oportunidade de...

Extinguiram-se mais 31 espécies em 2020

Extinguiram-se mais 31 espécies em 2020

por Redacção
15 Dezembro, 2020
0

A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) anunciou a semana passada que se extinguiram 31 espécies por todo...

Comunidade Cultura e Arte e Rewilding Portugal  assinam protocolo para informar e promover a conservação da natureza em Portugal

Comunidade Cultura e Arte e Rewilding Portugal assinam protocolo para informar e promover a conservação da natureza em Portugal

por Redacção
3 Setembro, 2020
0

A Rewilding Portugal, em representação dos projetos que se encontra a desenvolver e respetivos parceiros, celebrou um protocolo de colaboração...

Autarquias portuguesas podem concorrer a 3,5 milhões de euros para construir ciclovias entre municípios

Autarquias portuguesas podem concorrer a 3,5 milhões de euros para construir ciclovias entre municípios

por Redacção
21 Julho, 2020
0

As candidaturas podem ser feitas até 18 de Setembro de 2020. Foi hoje publicado o aviso do Fundo Ambiental "Construção...

Activista Greta Thunberg vence prémio Gulbenkian para Humanidade no valor de um milhão de euros

Activista Greta Thunberg vence prémio Gulbenkian para Humanidade no valor de um milhão de euros

por Redacção
20 Julho, 2020
0

A primeira edição do Prémio Gulbenkian para a Humanidade distingue a ativista ambiental Greta Thunberg. A jovem sueca foi escolhida...

Debate. Como criar uma Lisboa mais verde e com mais justiça ambiental urbana

Debate. Como criar uma Lisboa mais verde e com mais justiça ambiental urbana

por Redacção
20 Julho, 2020
0

No dia 26 de julho às 16h, no jardim do Goethe-Institut, em Lisboa, terá lugar o debate público presencial que...

Assina a nossa Newsletter

Recebe em primeira mão, todas as novidades da Comunidade Cultura e Arte

Os mais Populares

“Deus Cérebro”. RTP1 estreia série documental sobre o cérebro humano

“Deus Cérebro”. RTP1 estreia série documental sobre o cérebro humano

7 Janeiro, 2021
Nick Cave: “São os artistas que vão para lá das fronteiras socialmente aceites e que nos trarão novas ideias sobre o que significa estar vivo”

RTP2 exibe concerto de Nick Cave & The Bad Seeds na Royal Arena de Copenhaga

21 Janeiro, 2021
Presidenciais 2021

Presidenciais 2021

15 Janeiro, 2021
Quarentena cinéfila. Cinco filmes para veres de forma gratuita

Quarentena cinéfila. Cinco filmes para veres de forma gratuita

21 Janeiro, 2021

Sobre a Comunidade Cultura e Arte

A Comunidade Cultura e Arte tem como principal missão popularizar e homenagear a Cultura e a Arte em todas as suas vertentes.

A Comunidade Cultura e Arte procura informação actual, rigorosa, isenta, independente de poderes políticos ou particulares, e com orientação criativa para os leitores.

ver mais

Segue-nos no Facebook

Segue-nos no Instagram

Seguir

  • 10.5k
    BY ORDER   Marcelo Rebelo de Sousa em modo    Peaky Blinders         Joa  o Porfi  rio   joaoporfirio    Observador   observador
  • 962
    A bossa nova  e o sentimento brasileiro  nas composic  o  es de Tom Jobim         Para internacionalizar a mu  sica brasileira no estrangeiro  a presenc  a e as notas de Anto  nio Carlos Jobim  conhecido de perto como Tom Jobim  foram fundamentais  Conheceram o mundo enquanto se foram procurando pelos outros pai  ses  de onde vinham as grandes influe  ncias do jazz e da pro  pria mu  sica erudita           Le   o artigo no nosso site     Otto Stupakoff
  • 1.7k
    Isaac Asimov  um dos mestres da ficc  a  o cienti  fica         Isaac Asimov foi um dos nomes primordiais na fusa  o da literatura e da arte com a cie  ncia e com a investigac  a  o cienti  fica  Nesse sentido  e ao lado de nomes como Robert A  Heinlein e Arthur C  Clarke  este autor nascido na Ru  ssia conseguiu a proeza de aplicar a sua formac  a  o acade  mica e a sua experie  ncia profissional ao servic  o da fantasia e da ficc  a  o          Le   o artigo no nosso site
  • 2.8k
    Filme     Seven Years in Tibet    Realizado por  Jean-Jacques Annaud
  • 599
    Isaac Asimov  um dos mestres da ficc  a  o cienti  fica         Isaac Asimov foi um dos nomes primordiais na fusa  o da literatura e da arte com a cie  ncia e com a investigac  a  o cienti  fica  Nesse sentido  e ao lado de nomes como Robert A  Heinlein e Arthur C  Clarke  este autor nascido na Ru  ssia conseguiu a proeza de aplicar a sua formac  a  o acade  mica e a sua experie  ncia profissional ao servic  o da fantasia e da ficc  a  o          Le   o artigo no nosso site
  • 311
     8 patronos  em 5 dias  Obrigado  Apoia-nos pelo Patreon  Segue pelo link das nossas stories ou da nossa bio  Se tiveres du  vidas envia-nos uma mensagem
  • 2.3k
    Filme     Cenas da Vida Conjugal     1974  Realizado e Escrito por  Ingmar Bergman
  • 3.1k
    Filme     A Com  dia de Deus     1995  Realizado e Escrito por  Joa  o Ce  sar Monteiro
  • Sobre a CCA
  • Privacidade & Cookies
  • Apoiantes
  • Parceiros
  • Fala Connosco Aqui

CCA 2019 © Todos os direitos são reservados.

No Result
View All Result
  • CINEMA
  • TV
  • MÚSICA
  • LIVROS
  • ARTES
  • SOCIEDADE
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
    • CRÍTICAS
    • CRÓNICAS

CCA 2019 © Todos os direitos são reservados.