O Avante! junta todos os anos milhares de pessoas no Seixal.
Após Conselho de Ministros ficou decidido hoje que vários festivais de música não podem acontecer até dia 30 de Setembro. NOS Alive, Vodafone Paredes de Coura, Super Bock Super Rock ou até o NOS Primavera Sound, que tinha sido adiado para o inicio de Setembro, estão assim impedidos de se realizarem nas datas para que estavam agendados.
No documento resultante do Conselho de Ministros, o Governo português explica as “medidas excepcionais e temporárias” são “resposta à pandemia da doença COVID-19 no âmbito cultural e artístico” e que “neste contexto, impõe-se a proibição de realização de festivais de música, até 30 de Setembro de 2020”.
No entanto, e após, se saber desta decisão, por parte do Governo, o Partido Comunista Português emitiu uma nota no seu site oficial onde se pode ler que “A Festa do Avante! não é um simples festival de música, é uma grande realização político-cultural que se realiza desde 1976, muitos anos antes da existência daquele tipo de festivais.”
Nessa mesma nota é dito ainda que “Como se entenderá uma posição mais detalhada será tomada no conhecimento concreto da disposição legal que venha a ser adoptada.“, acrescentam os responsáveis do partido.
No âmbito da preparação do Avante! deste ano, o PCP já tinha anunciado várias medidas impostas por causa da pandemia de covid-19 e continuava a preparar o festival, tendo inclusive decidido que este ano só se iriam convidar artistas portugueses para apoiar o sector da cultura no país.
Se quiseres ajudar a Comunidade Cultura e Arte, para que seja um projecto profissional e de referência, podes apoiar aqui.