Gap Year Summit 2019: o evento que junta viajantes portugueses

por Comunidade Cultura e Arte,    29 Março, 2019
Gap Year Summit 2019: o evento que junta viajantes portugueses
PUB

É já amanhã que o auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra vai ser palco do evento anual da Gap Year Portugal que reúne antigos gappers, viajantes, entusiásticos pelo mundo e, principalmente, pessoas com uma grande vontade de abraçar um novo desafio. Este será um evento feito num espaço jovem, por jovens e para jovens que, durante todo o fim-de-semana, promete trazer a Coimbra uma nova abordagem ao percurso dos estudantes.

Com o lema “O que nos move é que te movas”, a Gap Year Portugal, associação que conta já com seis anos de existência, irá mover-se até Coimbra com o objetivo de dar a conhecer a sua missão: alargar o conceito de gap year e colocá-lo no leque de opções dos estudantes que terminaram o ensino secundário ou a faculdade. O Gap Year Summit funcionará, neste sentido, como um incentivo aos estudantes a pararem durante um ano (ou menos) na mudança de um ciclo de estudos a fim de se consciencializarem daquelas que serão as suas escolhas futuras, adquirirem outra visão do mundo e trabalharem competências imprescindíveis no caminho que decidirem tomar.

Para o efeito, contar-se-á com a presença de antigos gappers em palestras que pretendem ser, principalmente, espaços de partilha e trocas de ideias, com os mais diversos workshops de dicas práticas e imprescindíveis a qualquer viajante ou futuro gapper e, ainda, com um debate que irá unir as várias perspetivas sob as quais podemos debater o conceito de gap year e perceber, no fundo, qual a sua relevância.

É preciso desconstruir a narrativa do tradicional percurso de um estudante, propício à sua apatia pela realidade, e é necessário que este se consciencialize para a existência de alternativas.

O programa pode ser consultado no site da associação, bem como a informação relativa aos bilhetes e alojamento.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.