Frederick Wiseman e Rithy Panh vão estar no Doclisboa’18

por Comunidade Cultura e Arte,    24 Setembro, 2018
Frederick Wiseman e Rithy Panh vão estar no Doclisboa’18
PUB

Duas confirmações de peso vêm juntar-se à programação da secção “Da Terra à Lua”: Frederick Wiseman e Rithy Panh.

O realizador norte-americano leva-nos às paisagens de “Monrovia, Indiana”. Uma comunidade agrícola de 1400 habitantes, fundada em 1834, que nos é revelada no seu quotidiano. O funcionamento das organizações e instituições comunitárias permite compreender um modo de vida rural e conservador. Wiseman tem sido presença assídua no Doclisboa, que lhe dedicou a retrospectiva em 2008, e o seu último título chega-nos logo após a estreia no Festival de Veneza.

Também de Veneza (e Toronto) vem “Graves Without a Name”. Rithy Panh regressa à programação do Doclisboa, depois de Exile (estreado no Doclisboa’16). Quando uma criança que perdeu a maior parte da família durante o período dos khmer vermelhos embarca numa busca pelas suas campas, sejam elas na terra ou espirituais, o que é que encontra nelas?

“Monrovia Indiana” 2018, de Frederick Wiseman

A parceria entre o Doclisboa e o Porto/Post/Doc já vem de trás mas estende-se também ao Arché, o laboratório de desenvolvimento de projectos criado em 2015, e regressa à Invicta, para a segunda edição.

Entre 27 de Novembro e 1 de Dezembro, na cidade do Porto, o Arché apresenta uma oficina de desenvolvimento de projecto tutorada pelo produtor Luciano Rigolini, que inclui um momento de apresentações dos projectos a profissionais de cinema. Será ainda constituído um júri para a entrega de um prémio a um dos participantes.
Poderão concorrer realizadores e produtores oriundos de Portugal, Espanha, países da América Latina e de língua oficial portuguesa, com projectos em quaisquer fases de desenvolvimento.

As candidaturas estão abertas entre 24 de Setembro e 17 de Outubro e o regulamento de inscrições pode ser consultado aqui. Para mais informações, contactar a coordenação do projecto em: arche@doclisboa.org.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados