Fórum Político da Artemrede acontece este mês e quer dar contributo real ao debate sobre políticas culturais locais

por Comunidade Cultura e Arte,    2 Junho, 2021
Fórum Político da Artemrede acontece este mês e quer dar contributo real ao debate sobre políticas culturais locais
PUB

IMPULSO – 4.º Fórum Político da Artemrede – realiza-se de 7 a 11 de junho com um programa online – no Facebook e no YouTube da Artemrede — constituído por dez eventos que contam com a participação de dezenas de profissionais da cultura, investigadores, artistas, autarcas e agentes de desenvolvimento local, portugueses e estrangeiros. Aceitaram o desafio personalidades como Catarina Vaz Pinto, Emilia Saiz, Jordi Pascual, Victor Hugo Pontes, François Matarasso, Madalena Victorino, Hugo Cruz, João Ferrão, Manuel Gama, Luís Sousa Ferreira, entre outros.

Com o objetivo de construir um contributo real para o debate sobre políticas culturais locais, estas intervenções respondem a cinco desafios centrais das cidades, nos quais a cultura pode e deve ter um papel fundamental: território, democracia, sustentabilidade, cooperação e desenvolvimento. Em cada dia do evento, os debates e as reflexões respondem a um desafio concreto.

Sobre a iniciativa, Marta Martins, diretora executiva da Artemrede, afirma que “este ano, que é ano de autárquicas, decidimos assumir isto como um momento em que a Artemrede contribui para o debate que antecede as eleições. O Fórum Político é também uma forma de poder influenciar e contribuir nas decisões de política cultural local. Tem sido muito interessante e todos os autarcas que participam neste encontro/debate, pertencendo a diferentes campos político-partidários, reconhecem que tem sido enriquecedor para eles”.

Em 2021, os temas, os conteúdos e o formato do fórum são influenciados por três acontecimentos, dois externos e um interno: a pandemia COVID-19; as eleições autárquicas que acontecerão no outono deste ano; e o processo de elaboração da Carta de Compromisso da Artemrede e da iniciativa Compromisso Cultura 2030, que a Artemrede tem vindo a desenvolver desde 2020 com os seus associados. 

Estes três acontecimentos suscitam inquietações, propostas e desafios aos autarcas, aos territórios e às comunidades. A pandemia acentuou as fissuras sociais e económicas, redefiniu prioridades de política pública e colocou a descoberto a necessidade de mudanças nos modos de fazer. As eleições autárquicas são uma oportunidade para o debate sobre estratégia e política de cidades. O Compromisso Cultura 2030 tem promovido a consciencialização e a reflexão sobre a importância de uma política cultural municipal integrada, em articulação com todas as áreas do desenvolvimento sustentável.

Todos os eventos do IMPULSO – Forum Político da Artemrede são gratuitos e de acesso livre através dos canais digitais da associação (FacebookYouTube e website artemrede.pt)

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.