Filo-Lisboa: Crise Pandémica: Quem sou eu neste novo mundo? em debate este fim-de-semana e online

por Comunidade Cultura e Arte,    11 Novembro, 2020
Filo-Lisboa: <i>Crise Pandémica: Quem sou eu neste novo mundo?</i> em debate este fim-de-semana e online
Filo-Lisboa
PUB

A primeira edição do ciclo Filo-Lisboa – sobre a temática Crise Pandémica: Quem sou eu neste novo mundo? – realiza-se este fim-de-semana (14 e 15 de novembro), em live streaming com acesso gratuito, no site filo-lisboa.com, com tradução simultânea em português, alemão, francês e Língua Gestual Portuguesa (LGP).

Durante os dois dias, vários investigadores e pensadores portugueses, franceses e alemães debatem a crise pandémica e as suas repercussões sociais, laborais, políticas, económicas e tecnológicas, entre outras.

A COVID-19 tem um impacto nas nossas vidas, muda os nossos hábitos, transtorna a nossa relação com o mundo, o tempo e o espaço. Neste contexto, a reflexão filosófica e o debate de ideias impõem-se como ferramentas vitais para que cada um de nós participe nos desafios de amanhã. 

Retrato de Boaventura Sousa Santos 22-07-2011 – Foto: Gonçalo Rosa da Silva

Filo-Lisboa tem início com a apresentação do novo livro de Boaventura de Sousa SantosO Futuro Começa Agora. Da Pandemia à Utopia, seguindo-se oito diálogos entre diversos pensadores e investigadores sobre os seguintes temas:
– Um modo de vida à prova? (Rahel Jaeggi e Estelle Ferrarese);
– A solidariedade na crise (Robin Celikates e Hourya Bentouhami);
–  Estado, o Público, o Comum: três conceitos à prova da crise sanitária (Etienne Balibar e Frieder Otto Wolf);
– A epidemia como produção acelerada de uma vida nova (Diogo Sardinha e Gunter Gebauer);
– Aspetos de risco éticos e políticos na crise corona (Julian Nida-Rümelin e Serge Tisseron); 
– Rastreamento digital: a favor ou contra? (Alexei Grinbaum e Armin Grunwald);
–  A Cólera de Aquiles. Por que falar de uma guerra contra o coronavírus desfigura o cuidado? (Alice Casagrande e Oliver Schlaudt);
– Pandemia e apocalipse (António de Castro Caeiro e Cristina Viano).

O programa completo poderá ser consultado aqui.

O ciclo Filo-Lisboa é um projeto organizado pelo Goethe-Institut Portugal, pelo Institut français du Portugal e pelo Teatro São Luiz, com curadoria de Soraya Nour Sckell e o apoio do Fonds culturel franco-allemand /Deutsch-Französischer Kultur, da Associação de São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa, Deutsch – Französischer Kulturfonds Culturel Franco-Allemand, da Embaixada da Alemanha em Portugal, da Embaixada de França em Portugal e do Cosmopolitanism: Justice, Democracy and Citizenship Without Borders.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados