Festival de Cinema de Berlim cria neutralidade de género nos prémios de interpretação

por Comunidade Cultura e Arte,    25 Agosto, 2020
Festival de Cinema de Berlim cria neutralidade de género nos prémios de interpretação
Fotografia de Jake Hills / Unsplash
PUB

É um dos festival de cinema mais importantes da Europa e do mundo e terá novas regras.

O Festival Internacional de Cinema de Berlim, também conhecido como Berlinale, e que acontecerá de 11 a 21 de Fevereiro de 202, revelou várias novidades sobre a 71.ª edição do evento.

Uma das novidades será o facto do festival ter uma vertente presencial e digital. O evento terá também ajustes na programação e na estrutura, adaptando-se assim ao contexto da Covid-19. Outra novidade é a mudança na distinção dos prémios de interpretação entre homens e mulheres. Pela primeira vez, o festival alemão atribuirá estes prémios de forma neutra em termos de género; por exemplo: em vez do prémio de Melhor Actor e do prémio de Melhor Actriz, serão entregues o “Urso de Prata para Melhor Interpretação Principal” e o “Urso de Prata para Melhor Interpretação Secundária”.

Mariette Rissenbeek e Carlo Chatrian, directores do festival alemão, acreditam que “não separar os prémios na área de interpretação, de acordo com o género, é um sinal para uma consciência mais sensível ao género na indústria cinematográfica, afirmou a dupla de directores.

Por fim, o prémio Alfred Bauer, primeiro director do Festival de Cinema de Berlim, também será retirado uma vez que foram descobertas ligações de Bauer ao movimento Nazi.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados