Comunidade Cultura e Arte
No Result
View All Result
  • CINEMA
  • TV
  • MÚSICA
  • LIVROS
  • ARTES
  • SOCIEDADE
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
    • CRÍTICAS
    • CRÓNICAS
  • CINEMA
  • TV
  • MÚSICA
  • LIVROS
  • ARTES
  • SOCIEDADE
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
    • CRÍTICAS
    • CRÓNICAS
No Result
View All Result
Comunidade Cultura e Arte
No Result
View All Result

Entrevista. Raquel Vaz-Pinto: “Há um conjunto de eleitores que estão genuinamente zangados, frustrados e que é preciso ouvir”

por Fumaça
6 Dezembro, 2020
em Entrevistas, Sociedade
Entrevista. Raquel Vaz-Pinto: “Há um conjunto de eleitores que estão genuinamente zangados, frustrados e que é preciso ouvir”

Raquel Vaz-Pinto / Fotografia de Joana Batista

O que vais ouvir, ler ou ver foi produzido pela equipa do Fumaça, um projecto de media independente, progressista e dissidente e foi originalmente publicado em www.fumaca.pt.

“Posso afirmar com clareza cristalina que não me revejo nas lógicas populistas e extremistas das exposições de alguns partidos. Por isso, esses ficarão excluídos independentemente da sua posição ser à esquerda ou à direita.” Dias antes das eleições legislativas regionais, José Manuel Bolieiro, líder do PSD-Açores, respondia assim quando questionado pelo Observador acerca da possibilidade de uma coligação com o Chega. Deixou claro que quem votasse no PSD nos Açores votaria num partido que não se coligaria, por uma questão de princípio, com a extrema-direita. 

“O perfil e o percurso que os partidos populistas e extremistas têm tido nestes últimos tempos não são compatíveis com o meu quadro doutrinário e ideológico social-democrata”, afirmou.

No entanto, duas semanas depois das eleições, a 7 de novembro, José Manuel Bolieiro foi indigitado pelo representante da República no arquipélago, Pedro Catarino, Presidente do Governo Regional dos Açores. A chegada ao Poder fez-se através de uma coligação pós-eleitoral com o CDS e o Partido Popular Monárquico (PPM) e acordos de incidência parlamentar com os representantes do partido de extrema-direita Chega e com o deputado da Iniciativa Liberal – conseguiu, assim, garantir a a maioria na Assembleia Legislativa Regional. Chegaram ao fim 24 anos de governo do Partido Socialista na região.

Os deputados do Chega comprometeram-se a assegurar a estabilidade governativa durante toda a legislatura. Em troca, os líderes regionais do PSD, CDS e PPM concordaram com a concretização de quatro pontos: “Propor a redução do número de deputados regionais; criar um gabinete regional de luta contra a corrupção; reduzir a elevadíssima subsidiodependência na região; e promover o aprofundamento da autonomia política no quadro do Estatuto Político-Administrativo dos Açores e da Constituição da República”. Entre os cinco partidos apoiantes do novo Governo, só a Iniciativa Liberal ficou fora deste acordo escrito, embora tenha firmado termos com o PSD. 

Propostas não constam do programa do PSD

Para a direção nacional dos sociais-democratas, “são quatro aspetos que um Governo liderado pelo PSD deve naturalmente prosseguir na sua governação regional. Mal fora que não o fizesse apenas porque o Chega também o defende”. Apesar desta posição – e embora o vice-presidente Nuno Morais Sarmento diga que “nada foi alterado na proposta política do PSD, CDS e PPM por força do apoio da Iniciativa Liberal e do Chega” – o partido liderado por Rui Rio comprometeu-se com quatro exigências do partido de extrema-direita que não constam das suas propostas eleitorais para os Açores. 

Nas 116 páginas do programa eleitoral, fala-se da necessidade de modernização da administração pública, das eleições europeias, mas nunca da redução de deputados na Assembleia Legislativa Regional. Há várias páginas dedicadas aos incentivos à fixação de jovens, à formação e reabilitação profissional, ao desenvolvimento de políticas ativas de emprego. Fala-se em “garantir uma habitação condigna a preços sustentáveis para todos os açorianos”, porque – e cito – “há falta de habitação social condigna”. Fala-se da necessidade de “integrar os mais frágeis, dignificar os mais idosos, valorizar os mais jovens, apoiar os mais diferentes”. Uma das propostas nesta área é “criar políticas e medidas que promovam a formação e qualificação profissional, a empregabilidade e integração social das pessoas beneficiárias do Rendimento Social de Inserção (RSI)”. Nunca se fala em cortar o RSI. E não há uma única referência à palavra corrupção.

A propósito deste acordo e das mutações políticas que a Direita nacional atravessa, entrevistámos Raquel Vaz-Pinto, cientista política e investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa. Vaz-Pinto é militante do CDS/PP desde 2016, onde foi conselheira na Comissão Executiva da ex-líder Assunção Cristas, e número três nas Eleições Europeias de 2019, em que Nuno Melo – cabeça de lista pelos centristas – foi reeleito. É uma das subscritoras do manifesto “A clareza que defendemos”, um posicionamento de figuras da Direita Portuguesa crítico da ascensão da extrema-direita, publicado no início de novembro, no jornal Público.

Se quiseres ajudar a Comunidade Cultura e Arte, para que seja um projecto profissional e de referência, podes apoiar aqui.


Deixa o teu comentário, aqui:

Tags: AçoresFumaçaPolíticaRaquel Vaz-Pinto

Artigos Relacionados

Um partido “anti-sistema” com 22 “portugueses de bem” que são alguns dos piores que temos no sistema

Um partido “anti-sistema” com 22 “portugueses de bem” que são alguns dos piores que temos no sistema

por João Pedro Martins
21 Janeiro, 2021
0

A extensão da encrenca é algo caricata, para um partido tão recente que, por bandeira, se diz "anti-sistema", "anti-corrupção", que...

Episódio 1: “Boinas”, da série documental “Exército de Precários”, do Fumaça

Episódio 1: “Boinas”, da série documental “Exército de Precários”, do Fumaça

por Fumaça
14 Janeiro, 2021
0

O que vais ouvir, ler ou ver foi produzido pela equipa do Fumaça, um projecto de media independente, progressista e...

“Exército de Precários”: série documental revela a precariedade e abusos sistémicos na segurança privada em Portugal

“Exército de Precários”: série documental revela a precariedade e abusos sistémicos na segurança privada em Portugal

por Redacção
13 Janeiro, 2021
0

“Exército de Precários” é o resultado de uma investigação de dois anos no interior da segurança privada em Portugal. A...

Fumaça ganha bolsa de apoio ao jornalismo de 84 mil euros

Fumaça ganha bolsa de apoio ao jornalismo de 84 mil euros

por Fumaça
19 Novembro, 2020
0

O Fumaça (ler entrevista) ganhou uma nova bolsa da Open Society Foundations de 84 mil euros com o objetivo de...

Festival Tremor regressa em 2021, mas em Setembro

Festival Tremor regressa em 2021, mas em Setembro

por Redacção
19 Novembro, 2020
0

O Tremor já tem data marcada. Entre os dias 7 e 11 de setembro, a ilha de São Miguel, nos...

Entrevista. Arlindo Oliveira: “A Inteligência Artificial não é uma tecnologia que se possa controlar”

Entrevista. Rui Tavares: “Esquerda e direita faz cada vez mais sentido. É a grande divisão política no mundo”

por Luís Grilo
13 Novembro, 2020
0

Nota prévia: Entrevistámos o historiador e político Rui Tavares no passado dia 22 de outubro, em Lisboa. A História e...

Assina a nossa Newsletter

Recebe em primeira mão, todas as novidades da Comunidade Cultura e Arte

Os mais Populares

“Deus Cérebro”. RTP1 estreia série documental sobre o cérebro humano

“Deus Cérebro”. RTP1 estreia série documental sobre o cérebro humano

7 Janeiro, 2021
Nick Cave: “São os artistas que vão para lá das fronteiras socialmente aceites e que nos trarão novas ideias sobre o que significa estar vivo”

RTP2 exibe concerto de Nick Cave & The Bad Seeds na Royal Arena de Copenhaga

21 Janeiro, 2021
Presidenciais 2021

Presidenciais 2021

15 Janeiro, 2021
Quarentena cinéfila. Cinco filmes para veres de forma gratuita

Quarentena cinéfila. Cinco filmes para veres de forma gratuita

21 Janeiro, 2021

Sobre a Comunidade Cultura e Arte

A Comunidade Cultura e Arte tem como principal missão popularizar e homenagear a Cultura e a Arte em todas as suas vertentes.

A Comunidade Cultura e Arte procura informação actual, rigorosa, isenta, independente de poderes políticos ou particulares, e com orientação criativa para os leitores.

ver mais

Segue-nos no Facebook

Segue-nos no Instagram

Seguir

  • 10.5k
    BY ORDER   Marcelo Rebelo de Sousa em modo    Peaky Blinders         Joa  o Porfi  rio   joaoporfirio    Observador   observador
  • 962
    A bossa nova  e o sentimento brasileiro  nas composic  o  es de Tom Jobim         Para internacionalizar a mu  sica brasileira no estrangeiro  a presenc  a e as notas de Anto  nio Carlos Jobim  conhecido de perto como Tom Jobim  foram fundamentais  Conheceram o mundo enquanto se foram procurando pelos outros pai  ses  de onde vinham as grandes influe  ncias do jazz e da pro  pria mu  sica erudita           Le   o artigo no nosso site     Otto Stupakoff
  • 1.7k
    Isaac Asimov  um dos mestres da ficc  a  o cienti  fica         Isaac Asimov foi um dos nomes primordiais na fusa  o da literatura e da arte com a cie  ncia e com a investigac  a  o cienti  fica  Nesse sentido  e ao lado de nomes como Robert A  Heinlein e Arthur C  Clarke  este autor nascido na Ru  ssia conseguiu a proeza de aplicar a sua formac  a  o acade  mica e a sua experie  ncia profissional ao servic  o da fantasia e da ficc  a  o          Le   o artigo no nosso site
  • 2.8k
    Filme     Seven Years in Tibet    Realizado por  Jean-Jacques Annaud
  • 599
    Isaac Asimov  um dos mestres da ficc  a  o cienti  fica         Isaac Asimov foi um dos nomes primordiais na fusa  o da literatura e da arte com a cie  ncia e com a investigac  a  o cienti  fica  Nesse sentido  e ao lado de nomes como Robert A  Heinlein e Arthur C  Clarke  este autor nascido na Ru  ssia conseguiu a proeza de aplicar a sua formac  a  o acade  mica e a sua experie  ncia profissional ao servic  o da fantasia e da ficc  a  o          Le   o artigo no nosso site
  • 311
     8 patronos  em 5 dias  Obrigado  Apoia-nos pelo Patreon  Segue pelo link das nossas stories ou da nossa bio  Se tiveres du  vidas envia-nos uma mensagem
  • 2.3k
    Filme     Cenas da Vida Conjugal     1974  Realizado e Escrito por  Ingmar Bergman
  • 3.1k
    Filme     A Com  dia de Deus     1995  Realizado e Escrito por  Joa  o Ce  sar Monteiro
  • Sobre a CCA
  • Privacidade & Cookies
  • Apoiantes
  • Parceiros
  • Fala Connosco Aqui

CCA 2019 © Todos os direitos são reservados.

No Result
View All Result
  • CINEMA
  • TV
  • MÚSICA
  • LIVROS
  • ARTES
  • SOCIEDADE
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
    • CRÍTICAS
    • CRÓNICAS

CCA 2019 © Todos os direitos são reservados.