Comunidade Cultura e Arte
No Result
View All Result
  • CINEMA
  • TV
  • MÚSICA
  • LIVROS
  • ARTES
  • SOCIEDADE
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
    • CRÍTICAS
    • CRÓNICAS
  • CINEMA
  • TV
  • MÚSICA
  • LIVROS
  • ARTES
  • SOCIEDADE
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
    • CRÍTICAS
    • CRÓNICAS
No Result
View All Result
Comunidade Cultura e Arte
No Result
View All Result

Entrevista. Pixies: “Dantes, éramos só mais uma banda a tocar em festivais, agora há mais formas de sermos vistos e ouvidos”

por Linda Formiga
20 Agosto, 2019
em Entrevistas, Música
Entrevista. Pixies: “Dantes, éramos só mais uma banda a tocar em festivais, agora há mais formas de sermos vistos e ouvidos”

L-R: Joey Santiago, Paz Lenchantin, David Lovering, Black Francis

‘Surfer Rosa’, LP de estreia dos Pixies, foi lançado em 1988, consolidando o que o EP ‘Come on Pilgrim’ havia prometido e assinalando o início do rock alternativo. Com temas intemporais como ‘Gigantic’ ou ‘Where’s my mind’, os Pixies foram influências para algumas das grandes bandas de rock alternativo dos anos 90, desde os Nirvana – Kurt Cobain assumiu a importância de ‘Surfer Rosa’ na composição do ‘Nevermind’ – a PJ Harvey, passando pelos Smashing Pumpkins ou Sonic Youth. Mesmo com alguns conflitos no seio da banda, especialmente entre a icónica Kim Deal, baixista e voz, e Black Francis (ou Frank Black), guitarrista e voz, os Pixies lançaram ainda ‘Doolittle’ em 1989 (onde se pode ouvir ‘Here comes your man’), ‘Bossanova’ e ‘Trompe de Monde’ antes de porem um ponto final à carreira, em 1992.

Os elementos originais da banda voltaram a reunir-se em 2004, tendo passado por Portugal nesse mesmo ano, para gáudio dos fãs portugueses. Em conversa com David Lovering, baterista da banda, a emoção que se fez sentir naquela noite de 2004 no Super Bock Super Rock foi intensa, mas não ultrapassou os primeiros concertos da banda em Portugal em 1991, em que, de acordo com Lovering, “os fãs começaram a correr atrás da carrinha, o que nunca tinha acontecido antes e que, na verdade, não voltou a acontecer desde então”.

L-R: Paz Lenchantin, Black Francis, Joey Santiago, David Lovering

Na segunda vida dos Pixies, a banda disse definitivamente adeus a Kim Deal, deu as boas vindas a Paz Lenchantin (A Perfect Circle, Zwan) e lançou ‘Indie Cindy’ 23 anos depois do último álbum. Nestes 23 anos muito mudou no mundo da música e no mundo em si, mas para Lovering a evolução tecnológica não surtiu alterações, de grosso modo, na forma de criação ou de actuação da banda, com excepção feita “aos festivais, dantes, éramos só mais uma banda a tocar, agora temos ecrãs gigantes e todos estão atentos ao que estamos a fazer. A diferença passa também pela forma como somos ouvidos, agora há muito mais formas, como o YouTube ou as redes sociais, dantes tínhamos de entregar uma cassete à rádio local, agora há muito mais formas de sermos vistos e ouvidos.”

As influências musicais dos Pixies passam pelos Beatles, Iggy Pop, Captain Beefheart, David Bowie ou Talking Heads, e poderíamos questionar se essas referências não mudaram substancialmente desde então, mas para David Lovering, as bandas que porventura terão como influência os Pixies têm servido como “estímulos para criar e novas formas de criar” e não tanto como influências musicais, que acredita estarem bem assentes na sonoridade da banda desde o princípio.

Impulsionados pelas antigas referências e pelas novas formas de criar que as bandas mais recentes ensinaram, pela forma mais rápida de gravar e pelo produtor Tom Dalgety, os Pixies preparam-se para lançar o 7.º álbum de estúdio ‘Beneath the Eyrie” a 13 de Setembro. Pelos singles de avanço, “On Graveyard Hill” e “Catfish Kate”, podemos adivinhar que o imaginário de Black Francis, que outrora escreveu “If the Devil is Six, then God is Seven” (‘Monkey gone to heaven’), volta a estar presente com “Call me devil, call me friend, but call me Black Jack Hooligan” (‘Catfish Kate’). Para David Lovering, que não consegue abstrair-se da melodia, as letras de Black Francis não lhe trazem as emoções que imprimem a milhões de fãs em todo o mundo, mas reconhece que a “melodia e a forma como as músicas são tocadas, num ritmo mais rápido ou com uma bateria mais pesada, são complementares e reflexo de muitas das próprias vivências, estados de vida ou de humor. Mesmo nos concertos, quando se toca ao vivo, o próprio estado de espírito tem impacto na forma como se toca o instrumento.”

E o legado, o peso da História? Para Lovering, o facto de os Pixies terem um punhado de músicas icónicas, presentes em todas as playlists obrigatórias do rock alternativo, não representa qualquer limitação, qualquer peso nem qualquer pressão para lançarem temas igualmente icónicos. Para o baterista, “a música dos Pixies e a sua composição continua a ser relevante para cada um dos elementos da banda, independentemente do que já foi feito”.

Capa do álbum ‘Beneath the Eyrie’ que sairá a 13 de Setembro

Para promoção de ‘Beneath the Eyrie’, os Pixies farão uma digressão europeia que passará por Portugal para um concerto único no Campo Pequeno, a 25 de Outubro. David Lovering refere que “se nunca viste os Pixies, o que podes esperar são 90 minutos de música, sem grandes diálogos com o público”, mas isso não quer dizer que os Pixies sejam uma banda anti-social, mas sim uma banda que quer mostrar “o que faz e o que faz bem, com temas novos e antigos”.

‘Beneath the Eyrie’ sai a 13 de Setembro e os Pixies actuam no Campo Pequeno a 25 de Outubro. Bilhetes disponíveis aqui.

Se quiseres ajudar a Comunidade Cultura e Arte, para que seja um projecto profissional e de referência, podes apoiar aqui.


Deixa o teu comentário, aqui:

Tags: Pixies

Artigos Relacionados

Pixies confirmam concerto em Portugal

Pixies confirmam concerto em Portugal

por Redacção
3 Abril, 2019
0

Os norte-americanos Pixies, aclamados como a banda pioneira, e a mais influente do movimento rock dos anos 80, anunciam digressão...

Cinco sugestões para o NOS Alive

Cinco sugestões para o NOS Alive

por João Horta
5 Julho, 2016
0

Chegou mais um verão e com ele os festivais de música de norte a sul do país, por isso, decidimos...

Assina a nossa Newsletter

Recebe em primeira mão, todas as novidades da Comunidade Cultura e Arte

Os mais Populares

“Deus Cérebro”. RTP1 estreia série documental sobre o cérebro humano

“Deus Cérebro”. RTP1 estreia série documental sobre o cérebro humano

7 Janeiro, 2021
Nick Cave: “São os artistas que vão para lá das fronteiras socialmente aceites e que nos trarão novas ideias sobre o que significa estar vivo”

RTP2 exibe concerto de Nick Cave & The Bad Seeds na Royal Arena de Copenhaga

21 Janeiro, 2021
Presidenciais 2021

Presidenciais 2021

15 Janeiro, 2021
Dino D’Santiago, Sara Tavares e Mayra Andrade assinam petição para que seja feita nova versão portuguesa de “Soul”

Dino D’Santiago, Sara Tavares e Mayra Andrade assinam petição para que seja feita nova versão portuguesa de “Soul”

2 Janeiro, 2021

Sobre a Comunidade Cultura e Arte

A Comunidade Cultura e Arte tem como principal missão popularizar e homenagear a Cultura e a Arte em todas as suas vertentes.

A Comunidade Cultura e Arte procura informação actual, rigorosa, isenta, independente de poderes políticos ou particulares, e com orientação criativa para os leitores.

ver mais

Segue-nos no Facebook

Segue-nos no Instagram

Seguir

  • 253
    Apoia-nos pelo Patreon  Segue pelo link das nossas stories ou da nossa bio  Se tiveres du  vidas envia-nos uma mensagem
  • 2.5k
    A Billie Eilish e a Rosal  a juntaram-se num novo single   Lo Vas A Olvidar   J   ouviram
  • 1.4k
    Ontem foi o dia mundial do abrac  o  Este dia foi criado por Kevin Zaborney e foi comemorado pela primeira vez em 1986  nos EUA   Sa  o dias complicados para abrac  os mas quem os puder dar que os de   e que os valorize ainda mais    Filme     L ami de mon amie     1987  Realizado por  Eric Rohmer
  • 3.6k
    Filme     Pr  nom Carmen     1983  Realizado por  Jean-Luc Godard
  • 569
    Um pensamento poli  tico         Antes de tudo  Eu vou votar  Considero o voto seguro  e considero a democracia a maior conquista da nossa civilizac  a  o  Com ma  scara  dista  ncia e lavagem de ma  os  sinto que me estou a proteger e a respeitar os demais          Cro  nica do me  dico Gustavo Carona      Le   o texto completo no nosso site
  • 560
    Um partido    anti-sistema    com 22    portugueses de bem    que s  o alguns dos piores que temos no sistema         Recentemente  fiquei a saber que o Andr   Ventura    de longe o candidato   s presidenciais mais categoricamente rejeitado pelos portugueses inquiridos numa sondagem do Jornal de Not  cias  Nenhum outro candidato    encarado com tamanha rejei    o  65    Sinceramente  n  o estou admirado  H   dois dias falava com uma senhora de 76 anos que o descrevia como    um trafulha     Nas conversas que tenho tido com outros populares  incluindo os menos politizados  fiquei com a sensa    o de que  regra geral  as pessoas desconfiam que ele    um charlat  o  algu  m que n  o    de confian  a          Cr  nica de Jo  o Pedro Martins      L   o texto completo no nosso site      Matthew Ansley   Unsplash
  • 645
    Esta  s na linha da frente no combate a   pandemia  Envia-nos o teu testemunho        Ilustrac  a  o de Vanessa Santos   vanessa s illustration
  • 606
    Sobre a actual transpare  ncia da tolice ou do politicamente imbecil     Longe va  o os tempos em que o senso comum significava um conhecimento que ainda possui  a uma candura inge  nua  A necessidade de consta  ncia de uma cade  ncia vital cuja vida pra  tica  desde sempre  perpetuou  fez com que homens e mulheres anexassem ao suor do seu labor  a necessidade de um dispositivo psicolo  gico autopacificador          Cro  nica de Cla  udio Azevedo  professor de filosofia     Le   o texto completo no nosso site
  • Sobre a CCA
  • Privacidade & Cookies
  • Apoiantes
  • Parceiros
  • Fala Connosco Aqui

CCA 2019 © Todos os direitos são reservados.

No Result
View All Result
  • CINEMA
  • TV
  • MÚSICA
  • LIVROS
  • ARTES
  • SOCIEDADE
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
    • CRÍTICAS
    • CRÓNICAS

CCA 2019 © Todos os direitos são reservados.