Comunidade Cultura e Arte
No Result
View All Result
  • CINEMA
  • TV
  • MÚSICA
  • LIVROS
  • ARTES
  • SOCIEDADE
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
    • CRÍTICAS
    • CRÓNICAS
  • CINEMA
  • TV
  • MÚSICA
  • LIVROS
  • ARTES
  • SOCIEDADE
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
    • CRÍTICAS
    • CRÓNICAS
No Result
View All Result
Comunidade Cultura e Arte
No Result
View All Result

Entrevista. Dead Combo: “Somos uns tipos que não pensam no futuro, simplesmente deixamos a vida passar por nós”

por Sofia Matos Silva
27 Abril, 2019
em Entrevistas, Música
Entrevista. Dead Combo: “Somos uns tipos que não pensam no futuro, simplesmente deixamos a vida passar por nós”

Dead Combo

O Pedro Gonçalves e o Tó Trips conheceram-se em 2001. No fim de um concerto, Tó pediu a Pedro boleia, mas este não tinha carro. Foram os dois a pé e assim nasceu uma amizade.

O pedido de boleia teve pouco sucesso; no entanto, o oposto se passou com a banda que acabava de nascer. O ano passado, conhecemos “Odeon Hotel”, um trabalho um pouco diferente dos anteriores. Este sábado, os Dead Combo vão estar no Party Sleep Repeat. Em jeito de antecipação a este dia, falamos com Tó Trips, o mestre das guitarras.

Agora que já passou algum tempo desde o início de “Odeon Hotel”, talvez seja mais fácil refletir sobre o mesmo. Como foi a experiência de trabalhar com músicos de fora?
A experiência foi ótima, como sempre. Os músicos que participaram neste disco já tinham participado em álbuns anteriores dos Dead Combo: Alexandre Frazão, João Cabrita, Bruno Silva e Mick Trovoada. O Alain Johannes foi nosso produtor e gravou algumas vozes e guitarras.

Que diferenças notam entre a criação a dois e a criação como banda? Da mesma forma, como caraterizam a experiência de passar este disco do estúdio para o palco?
A criação deste álbum foi feita pelo Pedro Gonçalves e por mim, ou seja, os Dead Combo são os autores das músicas de “Odeon Hotel”. Os outros músicos participaram como convidados, com toda a liberdade como sempre.

A forma é natural. A diferença neste disco é que agora somos uma banda “ao vivo” com mais elementos, em vez de sermos só os dois. Foi uma maneira de passarmos o que é o som do disco para “ao vivo”, enquanto nos álbuns anteriores normalmente éramos só os dois. Agora os concertos são mais fortes em termos sonoros, não tão intimistas como eram com dois gajos em cima do palco.

Qual a história por trás deste sexto trabalho? Qual é a origem deste título, as inspirações para estas músicas?
Os nossos discos estão sempre em sintonia com a cidade de Lisboa. Este álbum, “Odeon Hotel”, tem a ver com a gentrificação da cidade. Por isso, aparecem várias pessoas de diferentes culturas e etnias na capa do disco, connosco no meio delas (ideia original do Pedro Gonçalves e da Ainhoa Vidal, a sua mulher) – também somos cidadãos desta cidade. É um disco mais eclético, mais rock, talvez o disco menos português dos Dead Combo. Somos nós numa outra Lisboa. Uma Lisboa do final da segunda década do século XXI.

Sobre trabalhar com Alain Johannes e com Mark Lanegan: o que trouxeram este produtor e este músico a Dead Combo?
O Alain foi o primeiro produtor que tivemos; normalmente, eram o Pedro Gonçalves e o Hélder Nelson – nosso amigo e técnico de som – que produziam os nossos discos. Ele foi fundamentalmente responsável pela mudança no som deste disco, que é muito mais forte no sentido de ritmo e baterias. Ele resolveu gravar as estruturas das músicas logo de início com o Alexandre Frazão e nós a tocarmos ao mesmo tempo. Isso deu muito mais força à nossa música.

O Mark! Foi o Pedro que se lembrou de o convidar, deu-lhe um toque e ele aceitou o convite. Foi uma honra para nós, já que somos fãs do Mark. E ele já conhecia o Fernando Pessoa! Tem livros dele!

Conseguem contar histórias unicamente com instrumentos (tirando as poucas exceções com vocais) e, ao mesmo tempo, representar tão bem a essência do que é ser português. Pegar em notas musicais e atribuir-lhe significado, uma mensagem, é algo que requer esforço e tempo, ou já sai naturalmente?
Isso tem a ver com tipos que sabem onde vivem. Neste caso, somos de Lisboa, temos vantagens em viver aqui e aproveitamos essas vantagens, que são únicas e que existem no sítio onde vivemos, não em mais parte alguma do mundo. É-nos natural passar isso nas coisas que fazemos. Neste caso, na música.

Pensando no futuro de Dead Combo: têm ideias, planos que possam partilhar?
Os Dead Combo são uns tipos que não pensam no futuro, simplesmente deixam a vida passar por eles. O futuro, para nós, não vem embalado nem “selfie-marketingzzzzado”! Esta nossa maneira de estar (uma maneira estranha aos olhos de muitos, rara nos dias de hoje, principalmente no meio artístico) traz-nos tanto coisas boas como coisas más. Isso é da “Rua”, de onde viemos e nos encontrámos numa noite de março em 2003, há 16 anos atrás. Mas isso é a vida também. E nós gostamos de viver a nossa com tudo aquilo que ela nos traz pelo caminho.

O que esperam da atuação no Party Sleep Repeat?
Esperamos que as pessoas gostem! Porque nós gostamos do que fazemos e fazemos com alma. Portanto, vai ser muito fixe! Damos sempre o litro quando estamos em palco e não brincamos em serviço.

Se quiseres ajudar a Comunidade Cultura e Arte, para que seja um projecto profissional e de referência, podes apoiar aqui.


Deixa o teu comentário, aqui:

Tags: Dead ComboOdeon HotelParty Sleep Repeat

Artigos Relacionados

Entrevista. Tó Trips: “Não gostaria de voltar aos sítios onde já estive, prefiro ficar com a ideia do que vivi”

Entrevista. Tó Trips: “Não gostaria de voltar aos sítios onde já estive, prefiro ficar com a ideia do que vivi”

por João Miguel Fernandes
17 Julho, 2020
0

A história da música portuguesa dos últimos 30 anos tem vários nomes imprescindíveis e um deles é Tó Trips. O...

Dead Combo com Orquestra, pelas mãos de Wilson Capitão

Dead Combo com Orquestra, pelas mãos de Wilson Capitão

por Redacção
5 Maio, 2020
0

Depois de ter feito uma orquestração para o tema "Wanna Be Basquiat" de Surma, Wilson Capitão lançará a música de...

Obrigado, Dead Combo

Obrigado, Dead Combo

por João Miguel Fernandes
7 Março, 2020
0

Foram anos e anos de carreira, de concertos, de colaborações, de momentos especiais. Os Dead Combo despedem-se este ano dos...

Dead Combo põem fim à banda com uma última tour

Dead Combo põem fim à banda com uma última tour

por Redacção
1 Outubro, 2019
0

Tó Trips (guitarras) e Pedro V. Gonçalves (contrabaixo, kazoo, melódica e guitarras) conheceram-se em 2001, quando no final de um...

Glockenwise: “Vivemos num mundo estranho, não vivemos? Parece tudo uma caricatura do que se pretendia ser”

Glockenwise: “Vivemos num mundo estranho, não vivemos? Parece tudo uma caricatura do que se pretendia ser”

por Ana Isabel Fernandes
26 Abril, 2019
0

Os barcelenses Glockenwise lançaram, em Dezembro passado, o álbum Plástico, caracterizado por um lado estético, visual e sinestésico bastante vincado....

Dead Combo, Glockenwise, Conjunto Corona ou The Parkinsons vão estar no Party Sleep Repeat 2019

Dead Combo, Glockenwise, Conjunto Corona ou The Parkinsons vão estar no Party Sleep Repeat 2019

por Conteúdo Patrocinado
4 Abril, 2019
0

A 27 de abril, a 7.ª edição do Party Sleep Repeat volta à Oliva Creative Factory, em S. João da...

Assina a nossa Newsletter

Recebe em primeira mão, todas as novidades da Comunidade Cultura e Arte

Os mais Populares

17 filmes e uma série para veres na RTP nos próximos dias

17 filmes e uma série para veres na RTP nos próximos dias

2 Fevereiro, 2021
“Culto”. A série portuguesa que vai dar poesia às redes sociais e RTP

“Culto”. A série portuguesa que vai dar poesia às redes sociais e RTP

8 Fevereiro, 2021
Já se conhecem todos os vencedores dos Globos de Ouro 2020

Já se conhecem os vencedores dos Globos de Ouro 2021

1 Março, 2021
Já se conhecem todos os nomeados para os Globos de Ouro 2021

Já se conhecem todos os nomeados para os Globos de Ouro 2021

3 Fevereiro, 2021

Sobre a Comunidade Cultura e Arte

A Comunidade Cultura e Arte tem como principal missão popularizar e homenagear a Cultura e a Arte em todas as suas vertentes.

A Comunidade Cultura e Arte procura informação actual, rigorosa, isenta, independente de poderes políticos ou particulares, e com orientação criativa para os leitores.

ver mais

Segue-nos no Facebook

Segue-nos no Instagram

Seguir

  • 2.5k
    Circula um documento falso com um suposto plano de desconfinamento do Governo Portugue  s     Pela desinformac  a  o e falsas expectativas que pode gerar  com o inerente risco para a sau  de pu  blica  esta falsificac  a  o sera   objecto de comunicac  a  o ao Ministe  rio Pu  blico      pode ler-se no site oficial do Governo
  • 269
    Vamos aprender ou melhorar o nosso italiano   As inscric  o  es para os pro  ximos cursos do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa esta  o a terminar  E ha   soluc  o  es para todos os ni  veis de conhecimento        Inscric  o  es ate   26 2 - aqui  https   iiclisbona esteri it iic lisbona pt imparare italiano i corsi di lingua come e quando iscriversi   iiclisbona  institutoitalianocca
  • 381
    Estreia exclusiva   PAPERCUTZ anunciam novo EP e lanc  am dois singles  Para 2021  os  PAPERCUTZ prepararam um novo EP  de nome    So Far So Fading     que alude ao estado impermanente e efe  mero de dias decorridos  O EP reu  ne novos arranjos de canc  o  es das diversas edic  o  es do projeto e composic  o  es originais com convidados     como o orquestrador Bruno Pinto Ferreira e um quarteto de cordas  Maree Lawn  mema   Sofia Marques   Evaya  Beatriz Bronze  e Meta  Mariana Bragada        Ouve no nosso site      Pedro MKK
  • 3k
    Aleato  rias memo  rias de acesso imediato  Os Daft Punk anunciaram o seu fim ha   dois dias  Agora  o Miguel de Almeida Santos revisita as suas memo  rias com o duo com numa curta cro  nica  Quais sa  o as vossas memo  rias com os Daft Punk       Le   no nosso site     David Black
  • 4.5k
    Document  rio    Liv   Ingmar     2012   do realizador Dheeraj Akolkar
  • 357
    1    encontro   LGBTQIA  Guia de Boas Pra  ticas Jornali  sticas        Se tiveres interesse disponibilidade inscreve-te pelo link das nossas stories
  • 1.2k
    Liliana Tome    investigadora da NOVA  distinguida com Medalha de Honra L   Ore  al Portugal para Mulheres na Cie  ncia  A investigadora foi distinguida com um pre  mio de 15 mil euros que visa apoia  -la na sua investigac  a  o na a  rea do ambiente       Sabe mais no nosso site
  • 2k
       Luca     novo filme da Pixar  estreia no ver  o de 2021      Sabe mais no nosso site
  • Sobre a CCA
  • Privacidade & Cookies
  • Apoiantes
  • Parceiros
  • Fala Connosco Aqui

CCA 2019 © Todos os direitos são reservados.

No Result
View All Result
  • CINEMA
  • TV
  • MÚSICA
  • LIVROS
  • ARTES
  • SOCIEDADE
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
    • CRÍTICAS
    • CRÓNICAS

CCA 2019 © Todos os direitos são reservados.