Comunidade Cultura e Arte
No Result
View All Result
  • CINEMA
  • TV
  • MÚSICA
  • LIVROS
  • ARTES
  • SOCIEDADE
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
    • CRÍTICAS
    • CRÓNICAS
  • CINEMA
  • TV
  • MÚSICA
  • LIVROS
  • ARTES
  • SOCIEDADE
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
    • CRÍTICAS
    • CRÓNICAS
No Result
View All Result
Comunidade Cultura e Arte
No Result
View All Result

Efeito Kuleshov e a importância do ser cinematográfico

por Sara Camilo
29 Março, 2017
em Artes, Cinema
Efeito Kuleshov e a importância do ser cinematográfico

As grandes ideias vêm sempre da observação de pequenos pormenores e foi assim que Lev Kuleshov transformou perpetuamente a linguagem do cinema.

Kuleshov nasceu em Moscovo, no século XIX, mas foi nos princípios do século XX que algo se alterou. Tudo sofreu uma mudança, principalmente na forma como ele via e compreendia a mecânica psicológica da montagem dos filmes.

É até hoje considerado um cineasta brilhante e, principalmente, um grande pensador e teórico da linguagem do cinema. Foi pioneiro nos estudos do cinema, tendo fundado e ensinado na primeira escola de cinema do mundo, a Moscow Film School.

Sempre com um fascínio completo pelo mundo das artes, começa a estudar pintura, arquitectura e escultura aos 15 anos, desenvolvendo um grande gosto e sensibilidade pela parte técnica e artística em torno da arte. Mas só quando Kuleshov entrou para o Exército Bolchevique – desempenhando a função de documentador, com uma pequena equipa de imagem que fazia cobertura da Guerra Civil Russa – é que o seu interesse pela imagem em movimento se foi aprofundando e ampliando.

Regressado da guerra, Kuleshov colocou os seus longos pensamentos, acerca das imagens em movimento, em prática, já que para um cineasta a experimentação torna-se quase mais importante do que a própria alimentação. O cinema soviético estava na vanguarda da experimentação, era o mais avançado dos anos 20, com ideias e experiências de Dziga Vertov, Eisenstein e Kuleshov.

O cinema era uma nova arte, algo que não era perceptível na altura, uma arte filha da industrialização e do avanço tecnológico, neta da ciência e mais tarde uma grande matéria filosófica.

Kuleshov ficou conhecido por uma experimentação fílmica chamada “Efeito Kuleshov”, que consiste numa sequência tripartida onde é apresentado um plano com uma expressão neutra de um actor, unido seguidamente com um plano de um prato de sopa, uma criança morta e uma atraente mulher.

Verificou que, apesar da expressão facial neutra do actor não se modificar, o espectador acrescenta inconscientemente as suas impressões às expressões do actor, sentindo fome, tristeza/dor e atração, respectivamente a cada plano. Também se apercebeu que o espectador lê os planos justapostos como uma sequência, criando assim uma narrativa.

Através da observação deste pequeno pormenor, Kuleshov repara que é aqui que a metáfora narrativa é verdadeiramente criada – através da interacção entre dois planos. O segundo plano cria sempre uma significância, um contexto, ambienta-nos e por vezes sugere-nos um tema. A interacção entre estes dois planos, como vimos através da experimentação de Kuleshov, envia ao espectador a mensagem de que os dois planos estão relacionados e que interagem no mesmo espaço e no mesmo tempo.

As diferentes emoções no rosto do actor, apesar de a sua expressão se manter neutra, não tem que ver com o plano em si, mas com a sequência de planos. Por exemplo, na sequência de abertura do filme “Shame” de Steve McQueen podemos ver este efeito a acontecer:

A conclusão desta experimentação dá grande valor e reconhece que a alma do cinema, segundo Kuleshov, está na montagem. Este chegava mesmo a dizer que a representação em si e o actor, pouco ou nada importava, o que importava era o corte e onde este era feito. O significado é criado na conexão entre dois planos, mais do que num plano isolado.

Hitchcock foi um dos cineastas que usou bastante este efeito para criar significados nos seus filmes, ajudando o espectador a entender o que queria transmitir, principalmente ao nível emocional e espacial, como no filme “Rear Window” de 1954.

Kuleshov fixava-se mais na ideia de como os filmes e as ideias dentro dos filmes funcionavam, mas também na psicologia mecânica da montagem, que como podemos ver, ganhou um grande valor que perdura até hoje. A montagem torna-se algo poderoso e complexo, podendo mudar contextos, emoções e temas, conforme a sequência e a relação entre planos.

A partir daqui, a montagem começou a ganhar um grande reconhecimento, alterando não só a construção narrativa entre planos, mas também a relação entre o meio e a realidade.

Este fenómeno da mudança emocional proposta inconscientemente pelo espectador, torna-se um dos efeitos mais primários do cinema, sendo o espectador capaz de criar significados emotivos e conexões reflexivas associadas a contextos que ligam o que está dentro do filme com o que está fora do filme.

70 anos após a morte de Kuleshov, este efeito continua actual e é ainda hoje usado constantemente no cinema. É um efeito que levou também o cinema a ser considerado arte, já que a arte é a simbiose entre o ser humano e as suas emoções. Torna-se uma base da linguagem cinematográfica, importante para o cineasta e para o seu espectador, transcende o seu espaço e o seu tempo e sustenta-se no ser, como qualquer outra arte.

Para quem quiser saber mais sobre a História da Montagem deixamos aqui mais um link:

Comunidade de Cultura e Arte

Março, 2017

Se quiseres ajudar a Comunidade Cultura e Arte, para que seja um projecto profissional e de referência, podes apoiar aqui.


Deixa o teu comentário, aqui:

Tags: artartecinemaefeito kuleshovfilmkuleshov effectteoria do cinema

Artigos Relacionados

David Cronenberg e a prevenção rodoviária

David Cronenberg e a prevenção rodoviária

por Rui Alves de Sousa
21 Janeiro, 2021
0

O cinema pode ser uma porta para todas as perversões possíveis e imagináveis. No grande ecrã, sem outras pessoas que...

Afrofuturismo: um movimento, uma expressão artística

Afrofuturismo: um movimento, uma expressão artística

por Lucas Brandão
10 Dezembro, 2020
0

Na herança dos discursos pós-coloniais e dos movimentos de defesa e de salvaguarda dos direitos das comunidades de etnia negra,...

Agora podes reservar uma sala dos cinemas NOS e ver um filme à escolha

Agora podes reservar uma sala dos cinemas NOS e ver um filme à escolha

por Redacção
27 Novembro, 2020
0

"Uma Sala Só Para Ti", o novo formato de ida ao cinema lançado recentemente pela NOS Cinemas, acaba de alargar...

Estudantes criam movimento para proteger o Cinema Português e organizam manifestação na próxima terça-feira

Vai ser possível reservar salas de cinema em Portugal para ver filmes em privado, com amigos ou família

por Redacção
5 Novembro, 2020
0

A partir de agora, os clientes poderão reservar uma sala exclusiva para um aniversário, uma reunião de família ou qualquer...

Os guerreiros e os burocratas de Akira Kurosawa

Os guerreiros e os burocratas de Akira Kurosawa

por Rui Alves de Sousa
29 Outubro, 2020
0

I Na espantosa e tenebrosa tragédia de “Trono de Sangue”, variação de "Macbeth" para a História do Japão, há espaço...

O futuro do cinema nas garras do Rato Mickey?

O futuro do cinema nas garras do Rato Mickey?

por Rui Alves de Sousa
15 Outubro, 2020
0

Talvez muitos de vós (ou até mesmo todos) identificar-se-ão com isto: a minha infância e juventude foi forrada a filmes...

Assina a nossa Newsletter

Recebe em primeira mão, todas as novidades da Comunidade Cultura e Arte

Os mais Populares

“Deus Cérebro”. RTP1 estreia série documental sobre o cérebro humano

“Deus Cérebro”. RTP1 estreia série documental sobre o cérebro humano

7 Janeiro, 2021
Presidenciais 2021

Presidenciais 2021

15 Janeiro, 2021
Nick Cave: “São os artistas que vão para lá das fronteiras socialmente aceites e que nos trarão novas ideias sobre o que significa estar vivo”

RTP2 exibe concerto de Nick Cave & The Bad Seeds na Royal Arena de Copenhaga

21 Janeiro, 2021
Dino D’Santiago, Sara Tavares e Mayra Andrade assinam petição para que seja feita nova versão portuguesa de “Soul”

Dino D’Santiago, Sara Tavares e Mayra Andrade assinam petição para que seja feita nova versão portuguesa de “Soul”

2 Janeiro, 2021

Sobre a Comunidade Cultura e Arte

A Comunidade Cultura e Arte tem como principal missão popularizar e homenagear a Cultura e a Arte em todas as suas vertentes.

A Comunidade Cultura e Arte procura informação actual, rigorosa, isenta, independente de poderes políticos ou particulares, e com orientação criativa para os leitores.

ver mais

Segue-nos no Facebook

Segue-nos no Instagram

Seguir

  • 253
    Apoia-nos pelo Patreon  Segue pelo link das nossas stories ou da nossa bio  Se tiveres du  vidas envia-nos uma mensagem
  • 2.5k
    A Billie Eilish e a Rosal  a juntaram-se num novo single   Lo Vas A Olvidar   J   ouviram
  • 1.4k
    Ontem foi o dia mundial do abrac  o  Este dia foi criado por Kevin Zaborney e foi comemorado pela primeira vez em 1986  nos EUA   Sa  o dias complicados para abrac  os mas quem os puder dar que os de   e que os valorize ainda mais    Filme     L ami de mon amie     1987  Realizado por  Eric Rohmer
  • 3.6k
    Filme     Pr  nom Carmen     1983  Realizado por  Jean-Luc Godard
  • 569
    Um pensamento poli  tico         Antes de tudo  Eu vou votar  Considero o voto seguro  e considero a democracia a maior conquista da nossa civilizac  a  o  Com ma  scara  dista  ncia e lavagem de ma  os  sinto que me estou a proteger e a respeitar os demais          Cro  nica do me  dico Gustavo Carona      Le   o texto completo no nosso site
  • 560
    Um partido    anti-sistema    com 22    portugueses de bem    que s  o alguns dos piores que temos no sistema         Recentemente  fiquei a saber que o Andr   Ventura    de longe o candidato   s presidenciais mais categoricamente rejeitado pelos portugueses inquiridos numa sondagem do Jornal de Not  cias  Nenhum outro candidato    encarado com tamanha rejei    o  65    Sinceramente  n  o estou admirado  H   dois dias falava com uma senhora de 76 anos que o descrevia como    um trafulha     Nas conversas que tenho tido com outros populares  incluindo os menos politizados  fiquei com a sensa    o de que  regra geral  as pessoas desconfiam que ele    um charlat  o  algu  m que n  o    de confian  a          Cr  nica de Jo  o Pedro Martins      L   o texto completo no nosso site      Matthew Ansley   Unsplash
  • 645
    Esta  s na linha da frente no combate a   pandemia  Envia-nos o teu testemunho        Ilustrac  a  o de Vanessa Santos   vanessa s illustration
  • 606
    Sobre a actual transpare  ncia da tolice ou do politicamente imbecil     Longe va  o os tempos em que o senso comum significava um conhecimento que ainda possui  a uma candura inge  nua  A necessidade de consta  ncia de uma cade  ncia vital cuja vida pra  tica  desde sempre  perpetuou  fez com que homens e mulheres anexassem ao suor do seu labor  a necessidade de um dispositivo psicolo  gico autopacificador          Cro  nica de Cla  udio Azevedo  professor de filosofia     Le   o texto completo no nosso site
  • Sobre a CCA
  • Privacidade & Cookies
  • Apoiantes
  • Parceiros
  • Fala Connosco Aqui

CCA 2019 © Todos os direitos são reservados.

No Result
View All Result
  • CINEMA
  • TV
  • MÚSICA
  • LIVROS
  • ARTES
  • SOCIEDADE
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
    • CRÍTICAS
    • CRÓNICAS

CCA 2019 © Todos os direitos são reservados.