Debate. Maria do Carmo Bica: “Viver no interior rural é mais caro que no centro da cidade”

por Fumaça,    21 Agosto, 2019
Debate. Maria do Carmo Bica: “Viver no interior rural é mais caro que no centro da cidade”
Fumaça
PUB

O que vais ouvir, ler ou ver foi produzido pela equipa do Fumaça, um projecto de media independente, progressista e dissidente e foi originalmente publicado em www.fumaca.pt.

Em Cem Soldos, uma aldeia no concelho de Tomar, organizámos um debate ao vivo, com perguntas do público, sobre território e interioridade. Foi a primeira das “Conversas Fumaça” no Festival Bons Sons, que este ano celebrou a sua décima edição. Convidámos duas pessoas que há décadas dedicam a sua vida profissional dinamizando projetos de desenvolvimento local e de economia social com base nos mundos periféricos, rurais e marginalizados de Portugal ou do estrangeiro.

Maria do Carmo Bica é engenheira agrícola e técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural. Preside à Cooperativa 3 Serras de Lafões, em Vouzela e, durante 18 anos esteve, também, à frente da Associação de Desenvolvimento Rural de Lafões. Integra, desde 2012, o Grupo de Trabalho de Agricultura do Partido da Esquerda Europeia e o Grupo de Trabalho de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Bloco de Esquerda. Há 15 anos que dirige o jornal local Gazeta das Beiras. É natural de Paços de Vilharigues, Vouzela, Viseu.

Ao seu lado, sentou-se Rogério Roque Amaro, economista, professor no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Tem sido consultor e formador em inúmero projectos de desenvolvimento local e de luta contra a pobreza e a exclusão social em Portugal e nos PALOP. É fundador da ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local e também da Rede Portuguesa de Economia Solidária(RedPES). Tem raízes em Vargos, Torres Novas, Santarém.

Do fecho de serviços públicos à necessidade de transportes, da globalização à regionalização, dos fogos à agricultura, discutiram-se alguns dos principais temas que hão-de marcar as eleições do próximo outubro.

Até ao dia 6 de outubro, vamos estar focados no escrutínio de alguns dos assuntos que consideramos mais importantes à medida que se aproxima a votação que definirá a composição da próxima Assembleia da República e do próximo Governo. Vê toda a nossa cobertura das Eleições Legislativas 2019 aqui.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados