Comunidade Cultura e Arte
No Result
View All Result
  • CINEMA
  • TV
  • MÚSICA
  • LIVROS
  • ARTES
  • SOCIEDADE
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
    • CRÍTICAS
    • CRÓNICAS
  • CINEMA
  • TV
  • MÚSICA
  • LIVROS
  • ARTES
  • SOCIEDADE
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
    • CRÍTICAS
    • CRÓNICAS
No Result
View All Result
Comunidade Cultura e Arte
No Result
View All Result

Daniel Sloss esgota quatro datas e abre outra. O humorista vem a Portugal apresentar novo espetáculo

por Gustavo Carvalho
24 Fevereiro, 2021
em Artes
Daniel Sloss esgota quatro datas e abre outra. O humorista vem a Portugal apresentar novo espetáculo

O humorista escocês vai apresentar “HUBRIS”, o seu novo espetáculo a solo, no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa. Depois de ter atuado no Palco Comédia do NOS Alive, em julho de 2017, volta a atuar em Portugal a 30 e 31 de agosto e 1 e 2 de setembro (sessões já esgotadas) e abre mais uma sessão extra para 29 de agosto de 2021. É a oportunidade para ver ao vivo um dos melhores stand-up comedians da atualidade, com bilhetes que variam entre os 25€ e os 40€.

“HUBRIS” é o décimo segundo espetáculo a solo do jovem humorista. Com 16 anos começou por escrever algum material para o comediante Frankie Boyle. Desde 2008 — na altura com 18 anos — que apresenta anualmente um espetáculo totalmente novo, com a exceção de 2019. Começou a ganhar relevância no Edinburgh Fringe Festival, o maior festival de artes do mundo, onde bateu todos os recordes de bilheteira.

O sucesso mundial veio através dos “Live Shows” – um conjunto de dois espetáculos a solo estreados na Netflix, em 2018. O primeiro, “DARK”, aborda o facto de o público achar que o seu estilo de humor é “negro”; o segundo, “Jigsaw”, é tido como “responsável por mais de 95 mil separações e citado em mais de 200 divórcios“, de acordo com o próprio, devido à forma como descontrói as relações humanas.

A estes dois sucessos mundiais seguiu-se “X”, lançado pela HBO em 2019, onde aborda temas como o abuso sexual – que de resto manteve o sucesso dos seus antecessores. Em 2020 começou a digressão de “HUBRIS”, que se prolonga até 2021. Este novo espetáculo a solo “não tem tema, nem nenhum volte-face, nem mesmo advertências parentais”, garantem as produtoras responsáveis “Setlist” e “A Comic Soul”.

Já cimentado como um dos mais brilhantes jovens comediantes da atualidade, Daniel Sloss traz “HUBRIS” ao Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, a 29, 30 e 31 de agosto e 1 e 2 de setembro de 2021. Os bilhetes para a sessão de dia 29 estão já à venda. O comediante não vai atuar em mais cidades portuguesas, por razões de calendário e logística

Daniel Sloss em Portugal, num espetáculo produzido pela Setlist e A Comic Soul

“Sloss Ness Monster”

Daniel Sloss é um dos humoristas mais talentosos da sua geração, mas isso não chega. Desde cedo percebeu que queria fazer da comédia a sua carreira. Conta numa entrevista ao podcast “Good One” que a sua mãe obrigava-o a passar as 8 horas de um dia de trabalho normal a escrever comédia, porque se queria ser profissional tinha de começar a encarar esta arte como um trabalho.

Para além da paixão que diz ter pela comédia, o trabalho que vem desenvolvendo ao longo dos anos mostra uma consistência incaracterística. Ter um espetáculo completamente novo todos os anos é difícil – implica que antes até de terminar uma digressão já se está a pensar e a preparar piadas novas, a programar ir testá-las e posteriormente a melhorá-las nos comedy clubs ao longo de meses. Ter um espetáculo novo todos os anos, sempre aclamado pelo público e pelo meio da comédia é extraordinariamente difícil, mas Daniel Sloss tem conseguido fazê-lo, especialmente nos últimos anos.

O seu estilo de humor conjuga premissas brilhantes e punchlines muito bem definidas e limadas. Tem muita segurança no palco, como começou muito novo diz que era “demasiado estúpido para ter medo”, e sente-se confortável com momentos de acting. Ao mesmo tempo mostra uma inteligência nas abordagens temáticas que tem feito a cada espetáculo, conseguindo também passar uma mensagem — como é evidente no seu espetáculo “X”. É um monstro do stand-up. Antes de avançarmos, atenção para um pormaior: a qualidade de um espetáculo de stand-up não deve nunca ser medida pelo facto de um comediante conseguir ou não passar uma mensagem importante, mas sempre pelo facto de conseguir fazer rir e de que forma o faz. No entanto, é de notar que Daniel Sloss consegue fazer ambos de forma exímia.

Mas é exatamente pela forma como se exprime que Daniel Sloss nos cativa. Com a sua postura de “estou-me cagandismo” em palco e aproveitando-se da qualidade do seu storytelling e da construção de piadas através de ideias claras e irreverentes, é, na minha opinião, um dos melhores stand-up comedians da atualidade. Para além de várias aparições brilhantes em programas de “Late Night”, como o Conan, abriu espetáculos para o “almighty” Dave Chappelle, atuou em mais de 50 países, chegou a 190 países através dos seus espetáculos na Netflix, enfim… pisou palcos por todo o mundo e provou, em cada um deles, que é claramente um dos grandes nomes da comédia internacional. Além disso, está em pico de forma, com três claros sucessos nos últimos anos. É a oportunidade perfeita para vermos um dos melhores da sua área ao vivo. Não se fiem por mim, confirmem por vocês mesmos (e não se assustem pelo sotaque).

Próxima paragem: Portugal

Nos últimos anos têm vindo a Portugal cada vez mais stand-up comedians reconhecidos internacionalmente. Vou pintar o cenário. Em 2017, Eddie Izzard subiu ao Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa. Em 2019, Judah Friedlander foi recebido no mesmo palco; Jimmy Carr esgotou o Cinema São Jorge em várias sessões, foi ainda a Braga e ao Porto; Louis CK esgotou num ápice várias sessões no Maxime Comedy Club; e por fim Jim Gaffigan esgotou duas sessões no Capitólio. A média em 2019 foi de 1 comediante internacional de alto nível a cada 3 meses. Três dos quatro comediantes esgotaram sessões.

E falta ainda referir espetáculos de alguns comediantes brasileros que já passaram por cá, mas também os de John Cleese e de Bill Bailey (adiados devido à situação pandémica) e provavelmente um ou outro de que me terei esquecido entretanto. Mas voltemos a 2019. Esse parece ter sido o ano consolidação. “Garantiu-se que alguns projetos conseguiam vir a Portugal”, afirma Henrique Mota Lourenço, responsável de Marketing e Relações Públicas na “A Comic Soul” e um dos fundadores da recém-criada “Setlist”, ambas produtoras do espetáculo de Daniel Sloss em Portugal.

Para Henrique Mota Lourenço ainda não se pode afirmar que Portugal já faz parte do circuito europeu de comédia: “Há uma expressão que normalmente se utiliza quando se está a fazer uma contagem de votos que é: ‘too early to tell’. Contamos pelos das duas mãos os espetáculos internacionais de comédia, ainda não é certo que o circuito já está firmado, mas é obvio que a ‘Setlist’ e ‘A Comic Soul’ estão a fazer por isso e a investir em stand-up e artistas internacionais, para que Portugal fique cada vez mais delineado no mapa”, afirma.

Se 2019 foi um ano de consolidação, em 2021 o objetivo é assegurar que “há X nomes por ano que passam sempre por Portugal. Essa é a nossa aposta”, revela Henrique Mota Lourenço.

Quanto à aposta em Daniel Sloss, Henrique Mota Lourenço diz acreditar que “é um artista que faz a diferença e vale pena sair de casa por causa dele”. Sem conseguir confirmar, deixa em aberto a possibilidade de existirem mais datas: vai depender do “interesse do público e da evolução da pandemia”.

Nota: Artigo atualizado às 14:01 de dia 24/02/2021 com novas informações sobre a data extra de dia 29 de agosto.

Se quiseres ajudar a Comunidade Cultura e Arte, para que seja um projecto profissional e de referência, podes apoiar aqui.

Tags: comédiaDaniel Slosshumorista

Artigos Relacionados

Jimmy Carr regressa a Portugal, em 2022, com novo espetáculo de stand-up comedy

Jimmy Carr regressa a Portugal, em 2022, com novo espetáculo de stand-up comedy

por Gustavo Carvalho
6 Abril, 2021
0

Após estrear-se nos palcos portugueses em 2019, o humorista britânico está de volta a Portugal. Há dois anos passou por...

Iliza Shlesinger estreia digressão europeia em Portugal

Iliza Shlesinger estreia digressão europeia em Portugal

por Gustavo Carvalho
17 Março, 2021
0

A humorista americana Iliza Shlesinger vem à Europa com a Iliza! - Back in Action Tour e Lisboa é a...

Lisboa Comedy Club: Portugal volta a ter um espaço dedicado à comédia

Lisboa Comedy Club: Portugal volta a ter um espaço dedicado à comédia

por Gustavo Carvalho
9 Março, 2021
0

Cerca de cinco anos após o fecho do primeiro comedy club português, a capital do país tem novamente um bar...

Diogo Batáguas a fazer stand-up comedy, no LAPO (Foto: Guilherme Martins/KILT)

LAPO Comedy Sessions: as noites de stand-up comedy em Lisboa que surgiram com a pandemia

por Gustavo Carvalho
16 Novembro, 2020
0

A cada quarta-feira, não muito longe do Largo de Camões, em Lisboa, enche-se a sala Provador do LAPO. Enche-se, claro,...

Entrevista. Paulo Almeida: “Um solo é um processo de evolução”

Entrevista. Paulo Almeida: “Um solo é um processo de evolução”

por João Estróia Vieira
24 Agosto, 2020
0

A pandemia veio colocar uma pausa forçada a uma primeira temporada de espectáculos de stand up que são resultado de...

Entrevista. Guilherme Duarte: “Se calhar passei ao lado de uma carreira como escritor de lamechices para fazer senhoras de meia idade chorar”

Entrevista. Guilherme Duarte: “Se calhar passei ao lado de uma carreira como escritor de lamechices para fazer senhoras de meia idade chorar”

por Martim Mariano
20 Julho, 2020
0

O Guilherme é engraçado. É mesmo. E não digo isto apenas por dizer. Digo-o porque já o vi em palco,...

Assina a nossa Newsletter

Recebe em primeira mão, todas as novidades da Comunidade Cultura e Arte

Os mais Populares

Óscares 2021: onde ver os filmes nomeados, em streaming ou de forma gratuita

Óscares 2021: onde ver os filmes nomeados, em streaming ou de forma gratuita

22 Março, 2021
RTP2 exibe concerto de Harry Styles em Manchester

RTP2 exibe concerto de Harry Styles em Manchester

30 Março, 2021
Comissão Europeia propõe manter “fim do roaming” durante mais 10 anos e quer preço e velocidade iguais em toda a UE

Comissão Europeia lança plataforma de acesso aberto para a publicação de artigos científicos

24 Março, 2021
Há quatro categorias que vão desaparecer da transmissão televisiva dos Óscares

Já se conhecem os nomeados para os Óscares 2021

15 Março, 2021

Sobre a Comunidade Cultura e Arte

A Comunidade Cultura e Arte tem como principal missão popularizar e homenagear a Cultura e a Arte em todas as suas vertentes.

A Comunidade Cultura e Arte procura informação actual, rigorosa, isenta, independente de poderes políticos ou particulares, e com orientação criativa para os leitores.

ver mais

Segue-nos no Facebook

Segue-nos no Instagram

Seguir

  • Sobre a CCA
  • Privacidade & Cookies
  • Apoiantes
  • Parceiros
  • Fala Connosco Aqui

CCA 2019 © Todos os direitos são reservados.

No Result
View All Result
  • CINEMA
  • TV
  • MÚSICA
  • LIVROS
  • ARTES
  • SOCIEDADE
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
    • CRÍTICAS
    • CRÓNICAS

CCA 2019 © Todos os direitos são reservados.

Go to mobile version