Crónicas que Elena Ferrante publicou no The Guardian vão ser editadas em livro em Portugal

por Comunidade Cultura e Arte,    17 Julho, 2019
Crónicas que Elena Ferrante publicou no The Guardian vão ser editadas em livro em Portugal
DR
PUB

A escritora, que se estreou na literatura na década de 1990, conquistou notoriedade internacional com a tetralogia napolitana “A Amiga Genial”. Nas raras entrevistas que concedeu, sempre por correio electrónico, Elena Ferrante afirmou que o anonimato era necessário para dar mais peso às personagens e ao enredo. Alguns críticos também viram neste anonimato uma estratégia comercial.

Agora, chega às livrarias portuguesas “A Invenção Ocasional”, de Elena Ferrante, com ilustrações de Andrea Ucini e tradução de Miguel Serras Pereira.

No Outono de 2017, o Guardian propôs-me que escrevesse para as suas páginas uma coluna semanal. Senti-me lisonjeada e, ao mesmo tempo, assustada. Nunca fizera uma experiência desse género e receava não ser capaz. Depois de muitas hesitações, fiz saber à redacção que aceitaria a proposta se me fosse enviada uma série de perguntas, a cada uma das quais, por sua vez, eu responderia respeitando os limites do espaço que me fosse fixado.”, pode ler-se na introdução do novo livro de Elena Ferrante.

Capa do livro

O resultado deste convite foi “A Invenção Ocasional”, uma colecção de cinquenta e um textos, uma polifonia de temas, composta nas variadas dimensões da vida.
O livro “começa por acaso no dia 20 de Janeiro de 2018 pela narração sempre incerta de uma primeira vez e termina por acaso no dia 12 de Janeiro de 2019 focando-se sobre uma última vez”, pode ler-se na sinopse do livro.
A obra fala-nos de acontecimentos que permaneceram na memória da autora ou que se desenvolvem no presente, episódios, imagens, gestos, intuições, relações e leituras, que no seu conjunto compõem um mosaico em movimento onde o imaginário das mulheres de hoje ocupa um importante lugar.

Esta e outras obras de Elena Ferrante estão disponíveis no site da editora Relógio D’Água.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados