Comicalate: o colectivo audiovisual que está a revolucionar a ficção nacional

por João Miguel Fernandes,    5 Janeiro, 2020
Comicalate: o colectivo audiovisual que está a revolucionar a ficção nacional
“Frágil”
PUB

A produtora Comicalate é um dos projectos mais criativos e interessantes dos últimos anos, produzindo conteúdo de grande qualidade, com enorme liberdade criativa e com um ambiente bastante próprio. Para fora, fica a imagem de que são um grande grupo de amigos que se uniu em redor dos seus gostos, música, representação, realização, imagem, etc. São, no fundo, o exemplo do que muitas companhias deveriam ser, um local para se aproveitar a vida com as pessoas que queremos e criarmos conteúdo que nos interessa, mas sem nunca esquecer o público e o mercado.

Fundada em 2015 e 2018, a Comicalate começou a criar produções em video sem orçamento, motivados apenas pela criação de conteúdo novo e exclusivo. Este é, basicamente, um dos processos essenciais para a criação de conteúdo desafiante e inovador, com liberdade criativa. Ao contrário da maioria das produtoras de vídeo, que se centram em publicidade e nos seus clientes, a Comicalate (que é, no fundo, um colectivo artístico e não só uma produtora de vídeo) centra-se na criação de conteúdo original. A comédia é um dos pontos centrais das suas produções, mas não só.

Em 2019, conseguiram um grande salto e reconhecimento graças à RTP Play e à exibição da série “Frágil” nesta plataforma do canal público, algo que já tinha sido atingido em 2018. “Frágil” foi um sucesso do público e para a crítica, demonstrando a capacidade incrível do colectivo em criar obras de qualidade, com excelentes interpretações por parte de Catarina Secca Cruz, Rita Rocha Silva, Matilde Jalles, Mauro Hermínio, entre outros. A tudo isto, alia-se a grande qualidade técnica, realização, fotografia e montagem ao nível de grandes produções. Este feito demonstra, não só que há grande talento no núcleo da Comicalate, mas também que há muita dedicação e uma clara noção de que sabem atingir qualidade, mesmo num clima de grande liberdade.

A Comicalate é, não só um exemplo incrível para todos aqueles que querem produzir as suas ideias, mas também para todos aqueles que sonham em conseguir vingar. É raro vermos projectos que aliem liberdade criativa a grande talento e sucesso. Como referido, além de produtora, a Comicalate é, também, um colectivo de artistas e, como tal, todas as segundas feiras realizam as “Monday Special” aka “Keeping Up”, que são incríveis festas no bar Tokyo no Cais do Sodré em Lisboa. Nestes eventos, as pessoas poderão conhecer mais de perto os actores, realizadores, directores de arte, músicos e outros membros do colectivo, assim como ficar a par das últimas novidades, participar no seu “reality show” e ver alguns espetáculos desenvolvidos pelo grupo.

O melhor mesmo é seguirem o canal de Youtube, assim como o Instagram do colectivo.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados