Bússola na internacionalização do sector do circo contemporâneo e artes de rua

por Conteúdo Patrocinado,    12 Junho, 2019
Bússola na internacionalização do sector do circo contemporâneo e artes de rua
PUB

Consultora estratégica para a cultura aposta na internacionalização de um sector que tem ganho lugar nos apoios à criação e nas agendas culturais.

Com o sector em plena expansão, a Bússola, desenvolveu um projecto com a principal missão de internacionalizar os agentes artísticos e culturais nacionais nos domínios do circo contemporâneo e artes de rua. Outdoor Arts Portugal surge num contexto em que se reconhece a necessidade de apoio estruturado, a estes domínios artísticos, com um conjunto de ferramentas que passam pela co-criação, apoio a perspectivas de financiamento e acções que apoiam a qualificação e posicionamento de artistas, estruturas, escolas, festivais e outros profissionais.Com o objectivo de facilitar o intercâmbio internacional, proporcionando às estruturas artísticas um leque de acções que promovem o debate, formação, troca de ideias e opiniões e também desenhar perspectivas e caminhos para o futuro, com base na situação em que se encontra o sector em Portugal.

Em 2019, a Bússola volta a dinamizar um programa de acções internacionais com vista à promoção externa do sector do circo contemporâneo e artes de rua, considerando a participação de artistas portugueses em workshops e o contacto com programadores, criadores e festivais do sector, numa escala internacional. Neste contexto amplo e vanguardista, Outdoor Arts Portugal foca profissionais multidisciplinares para a geração de conteúdos contemporâneos, posicionando Portugal no roteiro internacional, como um país inovador e colaborativo na definição das novas tendências. Em paralelo, encarando o espaço público como ferramenta activa de democratização das artes, promovem-se contextos vanguardistas de caracterização da cidade e das suas vivencias.

Observando novas perspectivas no leste europeu, em Junho, participa no Sibiu Performing Arts Market, o principal mercado de artes performativas da Roménia e um dos mais activos do leste europeu, com cerca de 100 promotores internacionais registados. O stand Outdoor Arts Portugal representará o sector nacional, promovendo um domínio criativo em plena expansão, com objectivo de perspectivar novas oportunidades para a criação e difusão de projectos artísticos.

A Bússola promove, ainda, a participação de artistas portugueses no workshop OLE – Outdoor Lab Experience (Alès, França) que foca a novas dramaturgias na criação artística para o espaço público, e uma nova presença na FiraTàrrega (Espanha) um dos maiores pontos de encontro do setor das artes de rua na Europa. No contexto do circo contemporâneo, a realização do seminário internacional FRESH CIRCUS#5 (Auch, França), em Outubro 2019, revela-se um momento-chave para o debate sobre a inovação neste setor.

O mapeamento do setor, disponível em www.outdoorarts.pt, servirá de base para estas campanhas de promoção internacional. As atividades da plataforma Outdoor Arts Portugal agendadas para o ano 2019 têm o apoio da Direcção-Geral das Artes.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Tags:

Artigos Relacionados