B Fachada, Vasco Gato, Pedro Lamares e Wandson Lisboa nos 40 anos do GrETUA, em Aveiro

por David Calão,    3 Abril, 2019
B Fachada, Vasco Gato, Pedro Lamares e Wandson Lisboa nos 40 anos do GrETUA, em Aveiro
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A mão que ilustrou a primeira peça do Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro – “Um nó Para Cada Mão” -, encenada em 1979 por António Sampaio da Nóvoa, é ainda o símbolo de uma ideia que vive há já quarenta anos.

O GrETUA dinamiza actualmente uma sala de espectáculos de referência na cidade de Aveiro e constitui-se como um valor incontornável no teatro em Portugal. Ao longo de 40 anos, cerca de 60 peças de teatro, 30 encenadores e mais de um milhar de seres humanos envolvidos no trabalho de manter aquele espaço vivo, entre actores, formadores, formandos e colaboradores, são o lastro de uma história rica em criação, romantismo e dedicação.

Só no último destes 40, o GrETUA estreou duas peças originais, recebeu dezenas de artistas e bandas, entre os quais nomes de grande expressão, como Conan Osíris ou Allen Halloween, e formou mais de vinte jovens actores. Tudo isto alicerçado nos braços de cerca de 30 voluntários que coordenam, programam e produzem com excelência e brio de profissionais.

Para celebrar esta história, surge o festival GrETUA 40, depois do GrETUA 39 em 2018: um festival multidisciplinar, com uma intensa programação dedicada a várias áreas da expressão artística como, obrigatoriamente, o Teatro, mas também a Música, o Cinema, a Literatura, a Fotografia, as Artes Plásticas e a Dança.

O festival culminará num concerto de B Fachada no GrETUA e, até lá, acolherá nomes como Pedro Lamares e Vasco Gato, na sessão de poesia Um Leopardo Há Sempre no Avenida Café-Concerto, Wandson Lisboa numa sessão de cinema Cine Qua Non em que apresentará o filme “Que Horas Ela Volta”, na VIC, ou o espectáculo Pulmões da Ao Cabo Teatro, no Teatro Aveirense. Na sua programação, o GrETUA 40 conta também com a inauguração de exposições de arte e fotografia, uma oferta formativa com workshops dedicados às áreas da dramaturgia e da direcção de actores e momentos de discussão e reflexão, com a realização de mesas-redondas em torno dos temas da cultura e da arte na contemporaneidade.

Além da multidisciplinariedade, o festival leva também o GrETUA a outros espaços da cidade e da Universidade de Aveiro, como o Teatro Aveirense, o Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro ou a VIC Arts House, com o intuito de se mostrar a novos públicos e também de mostrar novos espaços ao seu público habitual. Este posicionamento geográfico espelha a posição do GrETUA enquanto ponte entre a cidade e a Universidade.

Todos os anos chegam ao GrETUA jovens universitários que ali descobrem um lugar de crescimento e transformação, não só enquanto iniciantes nas artes da interpretação, nas áreas técnicas ou da produção, mas também enquanto criativos nas áreas da imagem e comunicação. São estes jovens que mantêm este projecto e que se lançam agora à produção de um festival de grande envergadura e intensidade programática. Mas, mais do que isso, são também algumas das pessoas que fizeram ou fazem parte desta história que apresentam o resultado do seu trabalho no GrETUA 40. São os casos das exposições de Pedro Andrade e Pedro Sottomayor ou do monólogo Tiros nas Didascálias, escrito por Bruno Dos Reis e interpretado por João Tarrafa, apresentado no Mercado Negro.

O GrETUA celebra, assim, uma história rica em criação e trabalho árduo em prol da arte e da cultura, mas também o seu momento actual, particularmente feliz, com uma intensidade de programação inédita na sua história, com um projecto pedagógico robusto e profissional que envolve anualmente dezenas de jovens actores e um projecto artístico e de criação singular na região, que começa a levar regularmente espectáculos originais à cena no palco do municipal Teatro Aveirense. Mas celebra, acima de tudo, um espírito de colectivo, de vontade e de um forte amor a uma ideia que é a desse espaço de acção, de crescimento, conhecimento e de construção de valências que é o GrETUA. E celebra isto tudo da melhor forma que sabe, que é a sua favorita: demonstrando-o em todo o seu esplendor, neste GrETUA 40. O resto é História.

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