Comunidade Cultura e Arte
No Result
View All Result
  • CINEMA
  • TV
  • MÚSICA
  • LIVROS
  • ARTES
  • SOCIEDADE
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
    • CRÍTICAS
    • CRÓNICAS
  • CINEMA
  • TV
  • MÚSICA
  • LIVROS
  • ARTES
  • SOCIEDADE
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
    • CRÍTICAS
    • CRÓNICAS
No Result
View All Result
Comunidade Cultura e Arte
No Result
View All Result

As virtudes de se crescer em comunidade

por Lucas Brandão
9 Dezembro, 2017
em Crónicas
As virtudes de se crescer em comunidade

Nascemos, crescemos e evoluímos no seio de comunidades. Na raiz, temos sempre aquela onde se estabiliza a nossa família, consanguínea ou não, mesclada com amigos, ou não. Vamos crescendo e privando com aquilo que o mundo tem para oferecer. Pelo meio, todo o traço cultural que acompanhou diferentes gerações permanece bem vivo como motivo de honra e de admiração pelo que foi feito e pelo que há a ser composto. No entanto, importa não esquecer que há tantas e tantas linhas nas quais se coze uma comunidade. É por isso que a diferença é uma benção no caminho que nos desperta para a diversidade e para o enriquecimento do planeta no sentido criativo e social.

O nosso rumo é ascendente. Conhecemos sempre mais do que na semana anterior e menos do que a semana ainda por vir. Vamos entrosando-nos mais com aquilo que é a realidade e a atualidade, por muito que sejamos nostálgicos. Aliás, fortalecem-se alguns laços com o que já se faz em tempos de desencanto pelo que se faz. Isto em certos casos nos quais a comunidade se perspetiva em vias de renovação e de inovação, mas que se prende pelas restrições já idas. A comunidade evolui em conformidade com aquilo que as pessoas são e que, unidas, querem ser. É bonita, esta ligação mútua e comunitária entre os seus elementos, mostrando o quão belo pode ser o esforço criativo e recreativo da humanidade. Na benevolência da comunidade, assiste-se à maravilha dos miúdos e graúdos a crescerem em conjunto. Uns, na sua natural progressão anatómica e mental, outros, na sua redescoberta e na deteção de novos desafios e de novas oportunidades nas quais lançar os dados do seu potencial.

O ser humano desde sempre se viu em comunidades. A entreajuda foi sempre um valor primordial para que as práticas fossem pensadas, descortinadas e usadas. Desde os usos e meios mais primitivos até aos mais complexos e até algorítmicos, a comunidade esteve sempre lá. Um ponto de convergência são os idiomas inventados e estruturados para um uso regular e intensivo, que permite essa aproximação dos membros de uma comunidade entre si. Consoante vivemos, vamos conhecendo mais e inserindo-nos em mais comunidades e, por sua vez, conhecendo novos dialetos e novas formas de expressão. Tanto no trabalho como no prazer, tanto na partilha de esforços como na de emoções e de experiências. Tudo isto reflete as qualidades e virtudes que uma comunidade possui quando os seus constituintes se revelam e se exprimem em conjunto, formando identidades consistentes e que cumprem com aquilo que cada um pretendia. Retirar o melhor de cada um começa desde cedo e não descarta uma educação sólida e esforçada, onde o bem prevalece sobre o mal. Pode parecer superheróico, mas não é por acaso que crescemos com filmes de animação ou demais livros nos quais o bem da comunidade é o valor a ser estabilizado e assegurado. Não nos vemos sem elas naquilo que é o nosso amadurecimento e a nossa estruturação mental e emocional. O outro deixou de ser o tal estranho alheio ao que somos e tornou-se parte integrante daquilo que vamos sendo.

A diversidade nem sempre foi vista com total unanimidade. O mesmo se prende com as comunidades e com a sua variedade. O fundamento da formação e formulação de algumas desperta desconfianças desnecessárias, estas que se baseiam em juízos de valor. Claro que muito varia daquilo que é a estrutura ética e a valorística de cada um, levando alguns a recriminar e a lamentar o teor e as tendências de determinada comunidade. São questões delicadas, assim como tudo aquilo que ameaça e que perturba a aparente transparência moral. No entanto, aquelas nas quais se sustenta a criação, educação e construção de uma identidade e de um ser humano são muitas vezes olhadas pela intolerância umbiguista. Ou porque a religião é estranha, ou porque se vestem de forma incomum, ou porque a língua é impercetível, ou porque possuem mau aspeto, ou porque as pernas não cabem nas calças. São todos os argumentos e mais alguns que emergem nesta avaliação. Toda e qualquer comunidade tem o direito de existir e de se congregar em prol do bem comum e individual, seja composto por um grupo restrito ou numeroso de pessoas e tendo crenças ou ideais mais ou menos discrepantes daqueles que a comunidade que o observa tem.

No fundo, a comunidade é parte de nós, assim como nós somos parte da comunidade. É uma premissa mútua e que se cumpre consoante cada um se dá a conhecer e se valoriza em conjunto com os demais. Tanto seja num compromisso profissional, como numa consagração artística, como num vínculo emocional, essa união é fundamental para que o sucesso e a realização pessoal sejam parte da realidade. A comunidade proporciona-nos as condições para tudo isso, mostrando cada vez mais que, sozinhos, pouco mais conseguimos realizar e concretizar. Aliás, nem dá gosto andarmos tanto e irmos tão longe desacompanhados. Se temos uma comunidade que nos oferece tanto e que nos possibilita tanto, desde inspiração até ao processo de criação, que tal aproveitar? Que tal usufruir deste potencial virtuoso e glorioso? Sonharmos juntos, cantarmos juntos, lermos juntos, refletirmos juntos, conversarmos (ainda mais) juntos, sentirmos juntos aquilo que é nosso no expoente da partilha e da simetria comunitária. Às comunidades que existem, somam-se as que nascem hoje, amanhã, depois e assim sucessivamente…

Se quiseres ajudar a Comunidade Cultura e Arte, para que seja um projecto profissional e de referência, podes apoiar aqui.

Tags: ComunidadeculturaIdentidadeSociedade

Artigos Relacionados

Ensaio. A dor, o tempo e o cuidado do(s) outro(s)

Ensaio. A dor, o tempo e o cuidado do(s) outro(s)

por Diogo Senra Rodeiro
10 Fevereiro, 2021
0

Mais importante do que provavelmente a ideia de cuidado-de-si ou da escrita como cura pela palavra inscrita, exemplificado pelo wahlsprunch...

Eurodeputados debatem o presente e futuro das indústrias culturais e criativas

Eurodeputados debatem o presente e futuro das indústrias culturais e criativas

por Redacção
4 Fevereiro, 2021
0

Eurodeputados do Partido Popular Europeu (PPE) nas comissões ITRE e CULT reuniram-se esta quarta-feira com representantes das indústrias culturais e criativas, numa audição...

70 mil euros para projectos culturais de carácter não profissional

70 mil euros para projectos culturais de carácter não profissional

por Redacção
2 Fevereiro, 2021
0

A 3ª edição do Programa de Apoio à Ação Cultural na Região Centro foi adaptada às atuais condições de produção...

Resgatar o colectivo

Resgatar o colectivo

por Sara Rathenau
15 Novembro, 2020
0

Só existo porque tu existes.É daqui que nasce o Eu,E é também daqui que nasce o Nós.O Singular e o...

Ministra da Cultura pede para que continuem a ir aos espectáculos

Ministra da Cultura pede para que continuem a ir aos espectáculos

por Redacção
10 Novembro, 2020
0

Portugal é um dos poucos países da Europa que mantém, neste segunda vaga da pandemia da covid-19, as salas culturais...

Será proibido circular entre concelhos mas há excepções. Um evento cultural pode ser uma delas

Será proibido circular entre concelhos mas há excepções. Um evento cultural pode ser uma delas

por Redacção
28 Outubro, 2020
0

Governo decreta a proibição entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro. A Circulação entre concelhos do continente...

Assina a nossa Newsletter

Recebe em primeira mão, todas as novidades da Comunidade Cultura e Arte

Os mais Populares

17 filmes e uma série para veres na RTP nos próximos dias

17 filmes e uma série para veres na RTP nos próximos dias

4 Fevereiro, 2021
Já se conhecem todos os vencedores dos Globos de Ouro 2020

Já se conhecem os vencedores dos Globos de Ouro 2021

1 Março, 2021
“Culto”. A série portuguesa que vai dar poesia às redes sociais e RTP

“Culto”. A série portuguesa que vai dar poesia às redes sociais e RTP

9 Fevereiro, 2021
Já se conhecem todos os nomeados para os Globos de Ouro 2021

Já se conhecem todos os nomeados para os Globos de Ouro 2021

3 Fevereiro, 2021

Sobre a Comunidade Cultura e Arte

A Comunidade Cultura e Arte tem como principal missão popularizar e homenagear a Cultura e a Arte em todas as suas vertentes.

A Comunidade Cultura e Arte procura informação actual, rigorosa, isenta, independente de poderes políticos ou particulares, e com orientação criativa para os leitores.

ver mais

Segue-nos no Facebook

Segue-nos no Instagram

Seguir

  • Vem aí o primeiro filme biográfico autorizado sobre a vida e obra de Jeff Buckley

O filme será produzido por Orian Williams, o mesmo que produziu “Control”, sobre Ian Curtis dos Joy Division, ou ainda “England Is Mine”, uma biografia não autorizada sobre Morrissey.

• Sabe mais no nosso site
  • Fez ontem ontem 25 anos que morreu Vergílio Ferreira, escritor e professor português
  • “Branca de Neve”, de João César Monteiro: o filme que indignou Portugal

“Branca de Neve”, de João César Monteiro: o filme que indignou Portugal. Fica a conhecer a história por trás da famosa reacção: "Queriam telenovela? Era? Eu quero que as más línguas se f*dam! E que o público português se f*da". 

• Lê o artigo e vê o vídeo explicativo no nosso site
  • NOS Primavera Sound no Porto é adiado para 2022
  • Os nossos sentimentos aos familiares, amigos e até aos desconhecidos que seguiam e gostavam do trabalho do André Miguel, o Lisboeta Italiano. O André tinha 26 anos e era um dos fotógrafos mais promissores da nossa praça. 

📷André Miguel / Lisboeta Italiano
  • A partir de inúmeras entrevistas feitas em Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe, a jornalista Joana Gorjão Henriques desconstrói o tema tabu do racismo no colonialismo português. 

• Recordamos este livro + DVD
  • A fé e o existencialismo em Soren Kierkegaard

“Sorien Kierkegaard tornou-se um dos filósofos de maior reconhecimento no Ocidente, nomeadamente por se tornar o primeiro grande filósofo existencialista. Debruçou-se sobre aspetos da ética e da teoria cristã, o que foi o fundamento do seu percurso filosófico, para além da realidade humana pura e dura.”

• Artigo de Lucas Brandão, lê no nosso site
  • “I
  • Sobre a CCA
  • Privacidade & Cookies
  • Apoiantes
  • Parceiros
  • Fala Connosco Aqui

CCA 2019 © Todos os direitos são reservados.

No Result
View All Result
  • CINEMA
  • TV
  • MÚSICA
  • LIVROS
  • ARTES
  • SOCIEDADE
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
    • CRÍTICAS
    • CRÓNICAS

CCA 2019 © Todos os direitos são reservados.

Go to mobile version