As Canções do Punk ao vivo: Killimanjaro e Stone Dead revisitam 40 anos do movimento punk

por Joana de Sousa,    8 Dezembro, 2017
As Canções do Punk ao vivo: Killimanjaro e Stone Dead revisitam 40 anos do movimento punk
PUB

A Antena 3 recuperou, ao longo do ano de 2017, As Canções do Punk: uma compilação dos temas incontornáveis deste movimento, começando em Inglaterra com Sex Pistols e The Clash, passando pela América, com nomes como The Stooges ou Ramones, e terminando em Portugal com Peste e Sida e Censurados, numa colecção que reúne o melhor dos últimos 40 anos do movimento punk.

Para terminar o ano, a rádio alia-se à editora discográfica Lovers & Lollypops para levar a palco Killimanjaro e Stone Dead. As bandas portuguesas irão percorrer um alinhamento de luxo, desde os primórdios do punk em 1977 até aos dias mais recentes. Os locais escolhidos são Porto e Lisboa. A cidade invicta recebe o evento no dia 14 de Dezembro, no Hard Club, e no dia 21 de Dezembro, será a vez de Lisboa receber o punk no Musicbox.

Os Killimanjaro emergiram de Barcelos com Zé Roberto a cargo dos riffs e da voz, Masquete a cordenar o baixo e Joni na bateria. Estrearam-se em 2011, com o EP Killimanjaro, e em 2014 lançaram o seu primeiro álbum Hook, aclamado pela crítica como um dos melhores álbuns de rock portugueses da década. Em 2016 lançaram um segundo EP intitulado Shroud, mas é na estrada que os Killimanjaro têm vindo a solidificar o seu lugar no rock em Portugal. Com uma pujança única, a banda não deixa ninguém indiferente e os seus concertos são sempre aqueles que nos ficam para sempre na memória, despoletando aquela vontade de repetir vezes e vezes sem conta.

De Alcobaça, surgiram os Stone Dead: João na guitarra, a partilhar a voz da banda com Bruno, que se encarrega também da bateria, Leonardo no baixo e Jonas a cargo dos riffs. Em 2014, a banda lançou o seu EP The Stone John Experience, que conta a história do protagonista Stone John. Em 2017, lançam o primeiro álbum Good Boys, rapidamente considerado um clássico do rock português e também aclamado como um dos melhores da última década. Neste último álbum, as músicas contam também a história de uma personagem, desta feita Tony Blue – o neto de Stone John – desde o seu nascimento até à sua morte. A banda lançou recentemente um videoclipe do tema “Floating”, com imagens alusivas à infância da personagem sobre a qual escreveram o álbum.

Para aguçar o apetite para as duas noites que se avizinham, já foram lançadas duas covers de célebres temas. Os Killimanjaro avançaram com uma versão suada e arrojada de “Ace of Spades”, dos míticos Motörhead. Os Stone Dead atiraram-se a uma versão electrizante de “Born to Lose”, de Johnny Thunders.

Os bilhetes já se encontram à venda e têm o preço de 8€.

 

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados