Comunidade Cultura e Arte
No Result
View All Result
  • CINEMA
  • TV
  • MÚSICA
  • LIVROS
  • ARTES
  • SOCIEDADE
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
    • CRÍTICAS
    • CRÓNICAS
  • CINEMA
  • TV
  • MÚSICA
  • LIVROS
  • ARTES
  • SOCIEDADE
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
    • CRÍTICAS
    • CRÓNICAS
No Result
View All Result
Comunidade Cultura e Arte
No Result
View All Result

‘Addendum’ é o novo olhar de John Maus sobre nós

por João Horta
28 Junho, 2018
em Música
‘Addendum’ é o novo olhar de John Maus sobre nós

John Maus / Fotografia de Shawn Brackbill

Após seis anos de hiato para terminar o doutoramento em Filosofia Política, John Maus voltou em 2017, com Screen Memories, e foi preciso esperar menos de um ano para editar Addendum.

O doutor da synth-pop vanguardista, ex-colaborador de Ariel Pink, que é igualmente conhecedor da obra de Fernando Pessoa, particularmente de Alberto Caeiro (que diz ser o único autor/heterónimo capaz de explicar o Cristianismo) é um homem de poucas vaidades, admirador de inúmeros intelectuais, nomeadamente, filósofos e outros pensadores. No entanto, é na música que encontra o meio de expressão perfeito para a sua libertação física, romântica, política e social. Se We Must Become the Pitiless of Ourselves ou Screen Memories corriam sobre melodias ansiosas, Addendum não é diferente e até se pode considerar isso mesmo: um “addendum” a Screen Memories.

John Maus / Fotografia de Lilly Ball

Em Screen Memories, John Maus obrigou-nos a olhar para dentro, a reflectir sobre as nossas memórias, aquelas que estão longe dos ecrãs — o que por estes dias se torna numa tarefa cada vez mais difícil, devido à sociedade de ecrãs do século XXI. O compositor de Minneapolis regressou ao passado, ao tempo em que o único ecrã era a televisão. Apesar da componente temática do álbum anterior, Addendum segue a mesma linha de pensamento crítico, volta a questionar, sem muito espaço para acrescentar ou contextualizar: “My friends, my friends, there is no friend. We are all alone forever”, alerta Maus logo na faixa inaugural, “Outer Space”. É, portanto, um elemento de continuidade que mais do que um álbum, é um ensaio ou um exercício de ponderação, funcionando neste caso como segundo volume.

As estruturas harmoniosas mantêm-se inalteradas e praticamente semelhantes aos trabalhos anteriores do artista. Addendum não acrescenta elementos melódicos novos; drum machines marcam secções rítmicas esquizofrénicas, os teclados voltam a ser enigmáticos e estridentes. Se existe um instrumento destacável nas produções de John Maus é o baixo com as linhas bem vincadas e robustas, voltando a ser relevante neste disco — ora escute-se “Mind The Droves” ou “Running Man”.

Como é habitual na discografia de John Maus e este álbum não é excepção, a voz distancia-se, reverbs e delays no ponto, lembrando-nos até Ian Curtis ou outros ícones do pós-punk. As entoações longínquas encarregam-se das ironias, assim “Privacy” torna-se profética, mas sem nunca deixar cair a carga reivindicativa: “Happy Alone. No one I know or think that they know. What I’m all about.”

John Maus / Fotografia de Steve Mullenbach

O isolamento do Homem perante os gadgets digitais, a importância das relações humanas e as novas tecnologias (ou como os humanos se relacionam com elas), os vícios e os hábitos que foram criados pelo meio digital, voltam ao olhar crítico do autor. “Episode! Show me another one”, ironiza John Maus em “Episode”, sobre consumo alucinante de séries nas plataformas de streaming. No tema “Pets”, de Screen Memories, já fazia referência a esta dependência, onde brincava com uma fatídica possibilidade: “Your pets are gonna die!”

Se na fase de pré-doutoramento, We Must Become the Pitiless of Ourselves tinha mais de storytelling, apesar de colocar sempre o dedo nas feridas sociais e políticas. Após o doutoramento, John Maus abre outro capítulo, e Screen Memories surge como uma versão moderna [e sonora] de 1984, de George Orwell. Agora, Addendum não é refrescante, a produção peca pela falta de novidade, mas uma vez mais, destaca-se a coerência na obra de John Maus. A lógica de continuidade que é dada de Screen Memories para Addendum revela-se discreta, porém, genial. E a genialidade está nos detalhes mais sóbrios, numa obra que pode ser escutada em dois volumes, tornando John Maus numa peça singular da pop actual.

Se quiseres ajudar a Comunidade Cultura e Arte, para que seja um projecto profissional e de referência, podes apoiar aqui.


Deixa o teu comentário, aqui:

Tags: AddendumJohn MausScreen Memories

Artigos Relacionados

Sem conteúdos disponíveis

Assina a nossa Newsletter

Recebe em primeira mão, todas as novidades da Comunidade Cultura e Arte

Os mais Populares

“Deus Cérebro”. RTP1 estreia série documental sobre o cérebro humano

“Deus Cérebro”. RTP1 estreia série documental sobre o cérebro humano

7 Janeiro, 2021
Nick Cave: “São os artistas que vão para lá das fronteiras socialmente aceites e que nos trarão novas ideias sobre o que significa estar vivo”

RTP2 exibe concerto de Nick Cave & The Bad Seeds na Royal Arena de Copenhaga

21 Janeiro, 2021
Presidenciais 2021

Presidenciais 2021

15 Janeiro, 2021
Dino D’Santiago, Sara Tavares e Mayra Andrade assinam petição para que seja feita nova versão portuguesa de “Soul”

Dino D’Santiago, Sara Tavares e Mayra Andrade assinam petição para que seja feita nova versão portuguesa de “Soul”

2 Janeiro, 2021

Sobre a Comunidade Cultura e Arte

A Comunidade Cultura e Arte tem como principal missão popularizar e homenagear a Cultura e a Arte em todas as suas vertentes.

A Comunidade Cultura e Arte procura informação actual, rigorosa, isenta, independente de poderes políticos ou particulares, e com orientação criativa para os leitores.

ver mais

Segue-nos no Facebook

Segue-nos no Instagram

Seguir

  • 253
    Apoia-nos pelo Patreon  Segue pelo link das nossas stories ou da nossa bio  Se tiveres du  vidas envia-nos uma mensagem
  • 2.5k
    A Billie Eilish e a Rosal  a juntaram-se num novo single   Lo Vas A Olvidar   J   ouviram
  • 1.4k
    Ontem foi o dia mundial do abrac  o  Este dia foi criado por Kevin Zaborney e foi comemorado pela primeira vez em 1986  nos EUA   Sa  o dias complicados para abrac  os mas quem os puder dar que os de   e que os valorize ainda mais    Filme     L ami de mon amie     1987  Realizado por  Eric Rohmer
  • 3.6k
    Filme     Pr  nom Carmen     1983  Realizado por  Jean-Luc Godard
  • 569
    Um pensamento poli  tico         Antes de tudo  Eu vou votar  Considero o voto seguro  e considero a democracia a maior conquista da nossa civilizac  a  o  Com ma  scara  dista  ncia e lavagem de ma  os  sinto que me estou a proteger e a respeitar os demais          Cro  nica do me  dico Gustavo Carona      Le   o texto completo no nosso site
  • 560
    Um partido    anti-sistema    com 22    portugueses de bem    que s  o alguns dos piores que temos no sistema         Recentemente  fiquei a saber que o Andr   Ventura    de longe o candidato   s presidenciais mais categoricamente rejeitado pelos portugueses inquiridos numa sondagem do Jornal de Not  cias  Nenhum outro candidato    encarado com tamanha rejei    o  65    Sinceramente  n  o estou admirado  H   dois dias falava com uma senhora de 76 anos que o descrevia como    um trafulha     Nas conversas que tenho tido com outros populares  incluindo os menos politizados  fiquei com a sensa    o de que  regra geral  as pessoas desconfiam que ele    um charlat  o  algu  m que n  o    de confian  a          Cr  nica de Jo  o Pedro Martins      L   o texto completo no nosso site      Matthew Ansley   Unsplash
  • 645
    Esta  s na linha da frente no combate a   pandemia  Envia-nos o teu testemunho        Ilustrac  a  o de Vanessa Santos   vanessa s illustration
  • 606
    Sobre a actual transpare  ncia da tolice ou do politicamente imbecil     Longe va  o os tempos em que o senso comum significava um conhecimento que ainda possui  a uma candura inge  nua  A necessidade de consta  ncia de uma cade  ncia vital cuja vida pra  tica  desde sempre  perpetuou  fez com que homens e mulheres anexassem ao suor do seu labor  a necessidade de um dispositivo psicolo  gico autopacificador          Cro  nica de Cla  udio Azevedo  professor de filosofia     Le   o texto completo no nosso site
  • Sobre a CCA
  • Privacidade & Cookies
  • Apoiantes
  • Parceiros
  • Fala Connosco Aqui

CCA 2019 © Todos os direitos são reservados.

No Result
View All Result
  • CINEMA
  • TV
  • MÚSICA
  • LIVROS
  • ARTES
  • SOCIEDADE
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
    • CRÍTICAS
    • CRÓNICAS

CCA 2019 © Todos os direitos são reservados.